Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Lançamento do Parlamento Jovem 2018 - Assista!

Lançamento do Parlamento Jovem 2018 - Assista!

por dircom — publicado 20/03/2018 14h55, última modificação 28/03/2018 17h13

Em 2018, o Parlamento Jovem de Minas completa 15 anos. Esse programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política. É uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.

Em Divinópolis a coordenação é da Escola do Legislativo Dr. Deusdedith Afono Carrilho que realizou o lançamento desta edição, em cerimônia especial na tarde da segunda-feira, 19 de março. Na oportunidade, estiveram presentes os estudantes da E.E. Joaquim Nabuco que farão parte das ações do projeto.  Eles puderam ouvir um pouco sobre o tema através das falas dos vereadores que estiveram presentes: o Presidente da Câmara, Adair Otaviano; a Primeira Secretária, Janete Aparecida;  o Nonato, representando a Comissão de Educação e ainda os Vereadores José Luiz da Farmácia e Nêgo do Buritis.

O Diretor da Escola do Legislativo, Dr Roberto Franklin e o Coordenador Pedagógico, Samuel Marques, na ocasião também se pronunciaram explicando as ações e objetivos da edição 2018 do Parlamento Jovem.

Os subtemas que vão orientar os estudos e debates são "violência doméstica e familiar", "violência nos espaços institucionais de poder" e "violência e assédio sexual".

Assista a cerimônia na íntegra:

ENTENDA O TEMA:

O Brasil ocupa a 5ª posição nos índices de feminicídio, atrás apenas de El Salvador, Colômbia, Guatemala e Federação Russa. Meninas e mulheres negras são as mais vitimadas. E a maioria das agressões vem de um familiar direto, parceiro ou ex-parceiro. A violência contra a mulher tem também outras formas. Uma delas é a pouca representação nos espaços de decisão e de poder, inclusive na política.

Uma conquista importante para o enfrentamento da violência contra a mulher foi a promulgação da Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340, de 2006), que cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar e estabelece medidas de assistência e proteção. Apesar desse avanço, os dados continuam alarmantes.

Um outro aspecto dessa temática é a persistente situação da desigualdade entre os gêneros, nos diversos aspectos da vida social, apesar da relevância das muitas conquistas dos movimentos feministas: a sub-representação feminina nos espaços decisórios e de poder; a ausência das mulheres nas esferas institucional e política; o fato de as mulheres historicamente serem relegadas ao ambiente doméstico em relações marcadas pela subordinação a pais, maridos e filhos.

Todas essas questões são ponto de partida para as atividades do Parlamento Jovem em 2018. Como acontece em todos os anos, o tema foi dividido em três sub-temas, a fim de orientar os estudos e o debate:

• Violência doméstica e familiar
  • Violência nos espaços institucionais de poder
  • Violência e assédio sexual