Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Exemplar manifestação de cidadania no Parlamento Jovem

Exemplar manifestação de cidadania no Parlamento Jovem

por dircom — publicado 18/08/2018 16h39, última modificação 18/08/2018 16h39
Jovens do Oeste acreditam na força do conhecimento para reduzir comportamentos agressivos contra a mulher – é o que mostra Plenária Regional do Parlamento Jovem da ALMG.
Exemplar manifestação de cidadania no Parlamento Jovem

Perfil da juventude do Oeste de Minas 2018

A etapa regional Oeste do 15o Parlamento Jovem, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)/ PUC Minas, foi concluída na última sexta 17 à tarde, em movimentadas reuniões no Plenário Zózimo Ramos Couto, da Câmara Municipal de Divinópolis.

Na abertura das atividades da sessão plenária, realizada pela equipe da Escola do Legislativo Deusdedith Carrilho – advogado Roberto Franklin de Sousa (diretor) e professor Samuel Marques (coordenador) – a vereadora Janete Aparecida (primeira-secretária) e seu colega Raimundo Nonato (segundo-secretário) apresentaram as boas vindas da Mesa Diretora da Câmara aos visitantes e elogiou a persistência dos alunos, educadores e colaboradores, cumprimentando todos pela “exemplar manifestação de cidadania propositiva”.

Os vereadores Roger Viegas (presidente da Comissão Permanente de Educação) e Sgt. Elton Tavares (presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Social) também prestigiaram a solenidade e parabenizaram os estudantes pelo trabalho realizado.

Lideranças estudantis de nível médio de Arcos, Bom Despacho, Divinópolis, Nova Serrana, Pains e Pará de Minas (foto) passaram por um processo de aprendizagem legislativa, nos últimos meses, produziram um documento com as propostas a serem apresentadas na sessão plenária final da ALMG, nos dias 19,20,21 de setembro próximo.

Educar para não violentar

O Documento Base para a Plenária Regional – Polo Oeste, apreciado nesta sexta 17, trata do tema da Violência contra a mulher, desdobrando-a em três modalidades: violência doméstica ou familiar; violência nos espaços institucionais de poder; e assédio sexual.

No âmbito da violência familiar, os adolescentes defendem funcionamento integral de Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher, que possam contar com atendimento psicológico, e o desenvolvimento de programas educativos e motivacionais para vítimas e praticantes.

Nos espaços institucionais, argumentam em favor de maior proteção da mulher nos desvios éticos devido à condição feminina, nas empresas e órgãos públicos; defendem o direto de gestante ter acompanhante durante o parto e sugere a instituição da Semana Interna de Valorização da Mulher, nas empresas e órgãos públicos.

Contra o assédio sexual, além do atendimento imediato à vítima em instituição apropriada com assistência psicológica, a prevenção pela educação social desde o do Ensino Fundamental, é outra proposta que reforça a importância do conhecimento para mudança de comportamento.

Temas para o próximo ano

No espaço destinado a propor temas-chaves para o próximo ano, os adolescentes do Polo Oeste enumeraram os seguintes problemas que inquietam a mocidade consciente do Oeste: bullying nas escolas e saúde mental do jovem; corrupção no Brasil; etnocentrismo, igualdade de gêneros e ‘LGBTfobia’ e maus tratos a animais.

Texto: Flávio Flora                 Foto: Cristina Gontijo