Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / GTO é homenageado na Festa Literária de Divinópolis de 2017

GTO é homenageado na Festa Literária de Divinópolis de 2017

por Diretoria de Comunicação — publicado 14/08/2017 16h15, última modificação 04/12/2017 17h04
GTO é homenageado na Festa Literária de Divinópolis de 2017

Escultura Geraldo Teles de Oliveira

O escultor Geraldo Teles de Oliveira, o GTO, que fonte de inspiração para muitos artistas locais e que conta com um espaço para exposições artísticas na sede da Câmara Municipal de Divinópolis, será o homenageado deste ano da Festa Literária de Divinópolis (Flid) que será realizada nos dias 25, 26, 27 de agosto. Nos dois primeiros dias da Flid serão exibidos documentários sobre GTO e também a leitura do texto Curatorial e vídeo de homenagem ao artista divinopolitano, e no último dia da festa ocorrerá a partir das 16 horas o lançamento do Livro ‘Geraldinho – o menino que ouvia as árvores’ com os autores Eduardo Maia e Faber Barbosa, e artista convidado: Alex Teles. O encerramento da Flid contará com apresentação de Gê Lara e Uirapuru Canto Livre.

HISTÓRICO:
2017 - Escultor Geraldo Teles de OliveiraGTO, que morreu aos 77 anos em 1990, é reconhecido mundialmente pelas esculturas em madeira de representação da cultura popular. Com riqueza de detalhes, o artista repete em suas obras a figura humana, aliada aos símbolos geométricos do círculo e do retângulo. Festas religiosas e danças típicas do interior de Minas são temáticas recorrentes desses trabalhos em que o sagrado e o profano se misturam. Os trabalhos do escultor inspiram as obras do filho e do neto, Mário e Alex Teles, que chegaram a ter peças expostas neste ano em episódio da novela "A Lei do Amor", da Rede Globo.

Além da homenagem a GTO, a festa literária deve contar este ano com personalidades como o escritor e contador de casos Olavo Romano, o escritor e psiquiatra Ronaldo Simões Coelho o humorista, cartunista, músico e escritor carioca Reinaldo Figueiredo, o escritor e jornalista Carlos Herculano Lopes e o professor, ilustrador chargista e roteirista da Turma da Mônica, João Marcos.

Fonte de informações: site do G1                     Fotos: Divulgação

registrado em: ,