Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Polêmicos trabalhos escolares no Espaço GTO

Polêmicos trabalhos escolares no Espaço GTO

por dircom — publicado 08/06/2018 14h50, última modificação 08/06/2018 17h09
Pesquisa, discussão e trabalhos experimentais causam polêmica nas redes sociais e repúdio de católicos
Polêmicos trabalhos escolares no Espaço GTO

Pinturas dos alunos da E. E. Manoel Corrêa Filho

O Espaço Cultural GTO inaugurou nova exposição de arte, que permanecerá aberta à visitação até o próximo dia 22, de 8h às 18h. Explorando duas formas de expressão, as educadoras Bruna Diniz e Dorinha Barreto orientaram pesquisas escolares junto dos alunos do Ensino Médio, da Escola Estadual Manoel Corrêa Filho, no bairro Planalto.

Como metodologia de estudo das fases da história da arte, a educadora Bruna seguiu pelos caminhos da pintura, desenvolvendo com os secundaristas uma bela coleção de trabalhos, inspirados nas pinturas rupestres e em obras famosas da coleção mundial.

A proposta era experimentar técnicas de pintura e representar obras de importantes épocas da história da arte”, explica a professora Bruna Diniz, que selecionou 30 trabalhos em tela para esta mostra.

Interpretação polêmica

A professora Dorinha Barreto optou pela releitura teatral de cenas cotidianas semelhantes às tratadas por pintores famosos, compondo um painel de 24 montagens comparativas entre o passado e o presente.

O painel orientado por ela, desde o primeiro dia da exposição, vem causando forte reação nas redes sociais e manifestação de repúdio de vários vereadores e setores católicos, especificamente contra algumas montagens consideradas “afronta à fé cristã” por interpretar a iconografia católica com elementos mundanos.

A proposta era reproduzir em fotos obras que marcaram a história da arte e acrescentar a elas um elemento contemporâneo”, explica a professora Dorinha Barreto.

Texto e foto: Flávio Flora

registrado em: ,