Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projetos oficializam datas comemorativas em Divinópolis

Projetos oficializam datas comemorativas em Divinópolis

por Diretoria de Comunicação — publicado 09/08/2017 17h40, última modificação 04/12/2017 17h02

Dois Projetos de Lei aprovados na tarde de terça (08), pela Câmara de Divinópolis, oficializam duas datas comemorativas no município de Divinópolis. Em um deles, de autoria da Vereadora Janete, o Reinado e o Reinadeiros ganham datas importantes e em outro, de autoria do Vereador Kaboja, os catadores de materiais recicláveis, é que são agraciados. As duas categorias possuem um grande número de representantes no município de Divinópolis.

O Projeto 097 de 2017, da Vereadora Janete Aparecida determina que fica oficializado em todo Município o dia 15 de Agosto como o Dia Municipal do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito e estabelece ainda o Dia do Reinadeiro, a ser comemorado nesta mesma data. A matéria define ainda que no terceiro domingo do mês de maio, acontecerá a abertura oficial do Reinado, com a realização da tradicional Missa Conga e apresentações culturais na Praça Governador Benedito Valadares, a Praça do Santuário e que as festividades serão encerradas no terceiro final de semana do mês de Outubro.

Já o Projeto 089 de 2017, de autoria do Vereador Kaboja, cria o dia dos Catadores de Materiais Reciclável que fica definido com o 05 de junho, que é também o Dia Mundial do Meio-Ambiente. Para comemorar a data o município deverá desenvolver ações que valorizem a categoria.

Os dois projetos são de alcance social, um na área cultural e outro na de meio-ambiente, ao reconhecer a importância de pessoas que fazem parte da vida ativa de Divinópolis. Assim como a cidade possui inúmeras guardas de reinado e uma das maiores festas da região, também possui várias associações de catadores que tiram o sustento de sua família desta atividade.

registrado em: ,