Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo 31ª Reunião Ordinária 05 de junho de 2018

Resumo 31ª Reunião Ordinária 05 de junho de 2018

por Marcio Vilas Boas publicado 07/06/2018 14h55, última modificação 07/06/2018 15h14

Durante a 31ª Reunião da Câmara de Divinópolis, fez uso da Tribuna Livre o Pastor Wilson Botelho que falou sobre o projeto “Quero Viver” que trabalha com a recuperação de dependentes químicos.

Projeto aprovado:

PLEM 42/2017 - Projeto de Lei Ordinária do Executivo Municipal - ATRIBUI ZONEAMENTO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO AO PARCELAMENTO DE SOLO URBANO DENOMINADO CHÁCARAS VALE DAS FLORES, ZONA CADASTRAL Nº 59, NESTE MUNICÍPIO.

Autor: Prefeito Galileu Machado

Denúncia rejeitada:

DENUN 1/2018 - Denúncia de Infração Político Administrativa - RECEBIMENTO DE DENÚNCIA DE INFRAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA COM PEDIDO DE CASSAÇÃO DE MANDATO DO PREFEITO GALILEU TEIXEIRA MACHADO.

Autor: Iniciativa Popular

Assista a reunião na íntegra:

Confira o resumo dos pronunciamentos:

Adair Otaviano

Vereador Adair (MDB) - Presidente

Parabenizou o Pastor Wilson Botelho pelo seu trabalho frente ao Projeto Quero Viver e destacou que recebeu duas Bíblias no mesmo dia, uma de um membro do projeto e outra de um vizinho. Afirmou porém que não adianta ter a Bíblia e não praticar seus ensinamentos. Disse que os Vereadores estão na Câmara para servir ao povo e não serem servidos. Informou que no último dia 30 acompanhou a Prestação de Contas da Prefeitura e que vem acompanhando estes dados desde que foi anunciado risco de no fim de 2018 o município virar o ano com mais de 40 milhões em restos a pagar. Ficou satisfeito ao ver que a equipe da administração vem se esforçando e está conseguindo minimizar este impacto ao máximo. Afirmou que foi até os caminhoneiros para parabenizá-los pelas manifestações porque se trata de uma briga da população brasileira e que foi uma pena muitos terem corrido para fazer filas nos postos o que enfraqueceu o movimento que é legítimo e que agora o desconto recebido no diesel, vai incidir sobre outros combustíveis. Disse que o superintendente da Usina de Projetos esteve em Belo Horizonte onde trabalhou de programa habitacional que deverá ser viabilizado em Divinópolis, atendendo a mais de 700 famílias. Falou também sobre o PAC 1, o PAC Saneamento que em breve serão retomadas atendendo a diversos bairros. As mesmas sofreram atraso porque em gestões anteriores foram encontrados indícios de irregularidades.

Janete

Vereadora Janete (PSD) - 1ª Secretária

Parabenizou o Pastor Wilson pelo projeto Quero Viver. Disse que visitou o Centro de Artes e Ofício e que o Secretário de Desenvolvimento Social Juliano Prado não cumpriu o que prometeu já que as crianças permanecem no Danilo Passos e tem dias que não há combustível para levá-las ao projeto. Destacou a importância do Dia Mundial do Meio-Ambiente e criticou a situação do lixão de Divinópolis que está ecologicamente todo incorreto, sendo que a cidade não tem tratamento adequado de seus dejetos. Falou de sua dor diante da notícia de que um bebê foi assassinado e abandonado o lixo em Divinópolis e que criança nasceu para ser amada e protegida. Afirmou que alguém deve saber o que aconteceu porque uma mulher grávida apareceu sem bebê, ou uma mãe perdeu seu bebê e que quem não denuncia é tão vagabundo quanto a pessoa que matou a criança. Disse que votou de acordo com sua consciência e que passou dias estudando a denúncia e que seus critérios foram técnicos ao votar a denúncia contra Galileu e que não tem amizade com nenhum dos advogados que apresentaram o documento. Afirmou que quem não deve não teme e que apenas autorizou a investigação. Disse que não foi possível e pediu que respeitem a democracia. Afirmou que se as portas da prefeitura se fecharem para ela que não se importa porque foi eleita para representar quem deu o voto ao seu mandato.

Vereador Nonato - 2º Secretário

Disse que esteve no bairro Santo André na companhia do Prefeito Galileu e Secretariado para a assinatura do contrato de comodato para que o bairro tenha em breve uma sede do Programa de Saúde da Família – PSF. Agradeceu p SAMU e as escolas municipais que receberam o Projeto SAMU sem trote que na sexta estará no bairro Padre Matias Lobato e terá encerramento na segunda, no plenário da casa. Disse que faz parte da CPI que investiga as denúncias contra Galileu e que a mesma irá trabalhar. Disse que o plenário deve estar cheio todos os dias, que se assim ocorresse, várias coisas que aconteceram no passado não aconteceriam.

DelanoVereador Dr Delano (MDB) – Explicou que não foi votado o impeachment ou cassação de Galileu e sim o recebimento de denúncia contra o mesmo. Disse que votou contra porque o autor da denúncia esteve em seu consultório, à noite, lhe ameaçando, apresentando gravações que dizia ter contra o prefeito e que a partir daquele momento ele também era cúmplice. Disse que o denunciante “deu com os burros na água” porque a fita nem foi deixada com ele e que as imagens estão disponíveis se a Polícia Civil quiser. Disse que o denunciante não tem responsabilidade, lhe ameaçou e que quando pediu informações ele disse que apenas não sabia mais o que faria. Que o mesmo lhe pediu conselho e que na frente do denunciante e de testemunha disse que era para o mesmo agir conforme sua consciência. Apresentou documento da Polícia Civil onde se afirma que o denunciante tinha montado pedaços de fita (gravação) , para produzir um único áudio e que o mesmo é um criminoso e questionou sua moral. Disse que respeita os senhores advogados e pergunta como os mesmos conseguem fazer uma denúncia baseada no que esse senhor disse. Disse que não dá para aceitar uma denúncia feita após um crime ser cometido, na edição de uma fala. Disse que não tem nada com Galileu mas que não pode aceitar uma denúncia desta forma, ou então poderá ser vítima disso no futuro. Afirmou que o mesmo já o desrespeitou com palavras de baixa calão, chamando-o de vereador viadinho.

CleitinhoVereador Cleitinho (PPS) – Disse que deveríamos estar comemorando o aniversário da cidade e estamos discutindo cassação de prefeito, que as coisas chegaram ao limite na cidade. Afirma que tá todo mundo errado e que tinha que ter investigação em todo lugar porque quem não deve não teme. Disse que sua função é fiscalizar e cuidar do dinheiro público e que diante da denúncia apresentada é seu papel mandar investigar. Disse que ninguém acha ruim de ficar um ano sem desfile não, que adiar para sete de setembro é bobagem, que o que faz falta é medicamento na Farmácia Municipal e que Divinópolis não tem nada para comemorar. Afirma que político não tem que andar bem vestido e falar bonito não e sim trabalhar para o povo. Disse que quando vota contra o prefeito, este não atende mais suas indicações políticas. Disse que quer a UPA funcionando direito, mais três UPAS, enxugamento da máquina e que o presidente da Câmara também tem que fazer isso e por isso quem quiser o seu voto para o cargo deverá fazer esse compromisso. Disse que ainda não definiu seu apoio a candidato para presidente. Afirmou que só vota em Bolsonaro se ele publicamente afirmar que vai cortar gastos. Defende redução do número de mandatários em todo o país.

EdsonVereador Edson Sousa (MDB) – Disse que este é um dia histórico quando se decidiu sobre o impeachment do Prefeito Galileu. Destacou o trabalho desenvolvido pelo Projeto Quero Viver que recupera dependentes químicos. Disse que não está entendendo mais nada porque um cidadão de Divinópolis fez uma denúncia e que agora parece que querem prender, esquartejar esta pessoa. Disse que outras pessoas que não estão no jogo irão aparecer agora e que tem várias perguntas para fazer a todos os citados e envolvidos nas denúncias e que vereadores, secretários, prefeito e até delegados deverão ser ouvidos. Perguntou o que está por trás de tudo. Disse que a Comissão Parlamentar é de inquérito e o plenário terá que votar um relatório e pergunta se tentarão camuflá-lo, que a CPI é pública e que todos os citados terão que prestar esclarecimentos. Disse que quer ser convidado para depor na CPI. Disse que o dia entrou para a história com o primeiro pedido de impeachment votado na Câmara e que agora a CPI vai a fundo e que CPI é uma espingarda de cano torto. Afirmou que quatro senhoras terão que ir até a Câmara. Disse que é aniversário de Divinópolis mas que infelizmente não temos nada a comemorar.

 

SargentoVereador Sargento Elton (PEN) – Concordou com o Pastor Wilson que disse que no Brasil o certo é o errado e o errado é o certo. Afirmou que viu em jornais políticos dando parabéns para a cidade e que não fez isso porque tem vergonha na cara e respeito pela população de Divinópolis que não tem nada a comemorar e que a cidade precisa de alguém que vá além disso. Afirmou que precisamos trocar os coronéis da política, mandatários da cidade que insistem em impedir o crescimento e o progresso da cidade. Afirmou que a precisa de desenvolvimento social sustentável para ser atendida em suas necessidades e que só assim o divinopolitano vai voltar a sorrir. Citou a situação de vários bairros como Grajaú, São Simão e Copacabana que precisam de infraestrutura e que governo que olha apenas suas necessidades e de seu grupo, é retrocesso. Afirma que políticos assim não querem dar educação a população para que ela seja mais fácil de enganar. Disse que a conversa onde Galileu afirma que iria dar um emprego para homem sem que ele precise trabalhar é motivo para no mínimo uma investigação. Disse que o laudo da Polícia Civil não foi encaminhado mas que enviou a degravação e deixou claro que a análise será feita. Afirmou que a cidade não pode continuar sendo mal gerida e que os erros devem ser punidos e que nomear para cargo para calar a boca não pode existir. Citou projetos que apresentou para moralizar o Poder Público onde pede concurso para contratação de terceirizados e curso superior para Secretários Municipais. Informou que militares divinopolitanos participam nesta quarta de protesto em BH, contra o governador Fernando Pimentel.

RogerVereador Roger Viegas (PROS) – Disse que a voz de Deus é a voz do povo e que isso foi usado por Galileu em sua campanha. Afirmou que fez pesquisa através do seu instagram e que 89% das pessoas afirmaram que eram favoráveis a investigação ser feita pela Câmara e que é uma pena todos não terem pensado desta forma. Afirmou que é um representante do povo e que não vê problema em investigar. Disse que a falta de transparência gera desconfiança. Afirmou que sentiu ofendido por vereador que o chamou de populista e perguntou o que seria isso hoje. Disse que foi eleito para ser um fiscalizador do município e representar o povo e fazer o que o povo quer.

RenatoVereador Renato Ferreira (PSDB) – Disse que precisamos olhar para a frente para a cidade se desenvolver e parar de olhar no retrovisor. Que hoje existe um excesso de denúncias que prejudicam Divinópolis. Informou que na próxima sexta-feira, às 14h, a CPI que vai investigar as denúncias contra a Prefeitura fará sua primeira reunião. Afirmou que o Presidente da AACO tinha um convênio com a Prefeitura e que o mesmo foi cortado. Que as coisas não são bonitas como a entidade faz parecer. Disse que os bairros Terra Azul, Grajau, São Simão e outros que aguardam obras, ainda não foram atendidos por causa das denúncias apresentadas. Disse que a cassação não foi barrada porque a CPI está na casa para trabalhar. Disse que não dá pra aceitar que uma pessoa não consiga convênio com a prefeitura e faça uma denúncia, que isso acaba com a credibilidade da entidade. Disse que não é barulho que faz as coisas acontecerem. Afirmou que as pessoas que se sentem desagradas fazem denúncias, muitas vezes sem fundamento e que em momento de crise não devemo procurar mais crise.

MarcosVereador Marcos Vinícius (PROS) – Parabenizou o Pastor Wilson Botelho pelo projeto “Quero Viver” que recupera dependentes químicos, destacando resultados positivos obtidos. Ressaltou o importante trabalho que também é desenvolvido por outras casas e projetos de recuperação. Sobre as denúncias de Marcelo Marreco, afirma que em entrevista a Sílvio França, o mesmo assumiu que foram várias chamadas gravadas e que não tem dúvida sobre a autenticidade mas que alguns pontos necessitam de uma perícia técnica e que portanto há uma necessidade imperiosa de que a CPI peça esta análise. Apresentou documento assinado pelo Delegado Dr Leonardo Pio onde o mesmo afirma que não foi feita a perícia dos áudios e que quer agora verificar se não houve manipulação já que Marreco assumiu que são três conversas diferentes na gravação o que permite a edição do diálogo. Disse que sem esse laudo não há como acatar a denúncia porque ela não pode ser frágil, requerendo técnica e zêlo, como deve ser feito com tudo que envolve a “coisa pública”.

AdemirVereador Ademir (PSD) – Parabenizou o Pastor Wilson Botelho pelo seu trabalho frente ao Projeto “Quero Viver”. Disse que não adianta apenas ler a Bíblia se os seus ensinamentos não forem colocados em prática. Justificou seu voto contra a formação da Comissão Processual. Disse que entende a importância das denúncias apresentadas pelos advogados, mas que existe na Câmara uma CPI, da qual faz parte como Presidente, que tem por finalidade apurar as mesmas. Disse que todo o resultado da apuração será encaminhado ao Ministério Público. Disse que sabe da complexidade das denúncias que são graves e que a CPI tem compromisso com a cidade. Afirmou que todas as oitivas serão abertas a população e que já pediu que as mesmas sejam televisionadas. Informou que todos os envolvidos serão chamados e que deseja esclarecimentos urgentes. Explicou as etapas da CPI e afirmou que abomina qualquer tipo de corrupção e que ninguém está acima da lei.

EduardoVereador Eduardo Print Jr (SD) – Disse que é uma pena não poder usar da fala para explicar para a população o que estava acontecendo no momento da votação da denúncia e que apenas quem acompanha os trabalhos legislativos entendeu. Disse que muitas pessoas que estavam em plenário não sabia nem da pauta nem do assunto e que seria melhor que os vereadores tivessem o direito de entender ou se expressar. Afirmou que foi um dos que assinou o pedido de CPI para investigação dos fatos denunciados por Marreco e que votou contrário a aceitação da denúncia dos advogados, que eram as mesmas de Marreco e explicou afirmando que foram vários os motivos que levaram ao seu voto. Disse que os advogados não procuraram nenhum vereador para informar que estavam protocolando a denúncia e pedir apoio, apenas protocolou o documento e chamou a imprensa, não tendo respeito com a Câmara. Disse que na rádio se manifestaram afirmando que tinham uma prova que a CPI nunca iria ter, e que descobriu que seria um documento da Polícia Civil que a entidade afirmava ser a perícia do áudio. O Delegado informou porém que cedeu apenas a transcrição do áudio porque não tinham feito ainda esta perícia. Portanto, não existia novidade legal para acatar as denúncias, sendo que a CPI então estaria apta a cumprir seu papel e cobrou da mesma que mantenha a credibilidade da Câmara.

César TarzanVereador César Tarzan (PP) – Citou atropelamento da Dona Etelvina, que está internada, após ser atropelada na Rua Jésus Jota. Disse que vem trabalhando para resolver o problema da implantação da mão única no local mas que vem enfrentando muita dificuldade, que a prefeitura iniciou as obras há mais de um ano e não termina porque tem pessoas dentro do governo dificultando tudo. Que tem pessoas impedindo prefeito de trabalhar. Afirmou que o trânsito da região aumenta a cada dia e por isso requer intervenções urgentes. Disse que a entrevista no Programa Sílvio França deu mais segurança para não acatar as denúncias feitas pela Associação dos advogados e que alguns profissionais da área chegaram a dizer que as mesmas deveriam ser recusadas.