Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo da 30ª Reunião Ordinária de 24-05-2018

Resumo da 30ª Reunião Ordinária de 24-05-2018

por dircom — publicado 24/05/2018 16h50, última modificação 24/05/2018 16h50

A 30ª Reunião da Câmara de Divinópolis não contou com inscrito para uso da Tribuna Livre.

  

Confiram os projetos que foram aprovados

 

PELOC 1/2018 - Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Legislativo - ACRESCENTA OS §§ 1º, 2º E 3º AO ARTIGO 70 DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO, A FIM DE QUE OS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS PRESTEM CONTAS DE SUAS GESTÕES, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Autor: Vereador Nonato er outros

 

PLEM 12/2018 - Projeto de Lei Ordinária do Executivo Municipal - ATRIBUI ZONEAMENTO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO À GLEBA Nº 003, ZONA CADASTRAL Nº 45, EM LUGAR DENOMINADO “FAZENDA CATALÃO”, NESTE MUNICÍPIO.

Autor: Prefeito Galileu Machado

  

Assista a Reunião na Íntegra

 

Confiram o resumo dos pronunciamentos:

 

                                                                                      Adair Otaviano

Presidente – Vereador Adair (MDB)

Manifestou seu apoio a manifestações dos caminhoneiros que buscam um preço mais justo para os combustíveis, em especial o óleo diesel. Disse que os valores atuais são inadmissíveis e que o transporte de alimentos é feito por caminhões o que faz com que a alta dos combustíveis afete o valor final, atingindo todos os brasileiros. Afirma que o Governo não pode mais jogar nas costas do cidadão, do trabalhador como o caminhoneiro, uma carga de impostos tão elevada. Relatou que visitou postos de concentração da categoria para dar o seu apoio e constatou que estão se manifestando de forma ordeira. Criticou estes impostos e também o pedágio altíssimo que muitas vezes é pago pela categoria. Afirmou que da carga que transportam, 70% é para custeio e apenas 30% sobra para o ganho. Destacou que também atuou como caminhoneiro e motorista tendo passado por várias estradas do país. Disse que em todos os partidos tem políticos bons e ruins e denunciou medida provisória do Governo Federal que deixou de cobrar um trilhão de reais das empresas estrangeiras petrolíferas que vierem operar no país. São recursos oriundos de isenção der impostos. Denunciou que estão tirando dos pobres para dar aos ricos. Informou que participou da campanha SAMU sem trote, na E.E. Antônio Gonçalves de Matos e falou da importância de se conscientizar também pelo fim dos trotes, na PM, bombeiros e outras instituições. 

 

                                                                                       Josafá

Vice-Presidente - Vereador Josafá (PPS)

Destacou o pedido do Ex-Vereador Nilmar Eustáquio que reclama do excesso de buracos na Rua Petrópolis e informou que a prefeitura estará resolvendo o problema nesta sexta, bem como a sinalização dos bairros Bom Pastor e Afonso Pena que deverá ocorrer em 30 dias. Destacou que 70% das obras do Pro Transporte foram concluídas mas que impasses na Caixa estão atrasando o restante e que vai levar estas demandas populares para a instituição. Destacou seu homenageado Cleiton “Formiga” que irá receber Moção Congratulatória nesta tarde e também a Igreja Maranata que irá receber a Medalha Candidés.

 

                                                                                      Janete

1ª Secretária - Vereadora Janete (PSD)

Parabenizou o Presidente da Câmara, vereador Adair Otaviano, por seu aniversário, cumprimentou também os aniversariantes Ana Paula do Quintino e Celinho do Coral, seu assessor. Cumprimentou também o Bispo Dom José Carlos que aniversaria amanhã. Parabenizou o Vereador Eduardo Print Jr pelo projeto que criou o dia municipal da costureira. Destacou a homenagem que será ofertada, em nível estadual para Tia Elza e Ana Paula da Rádio. Destacou sua homenagem com a Medalha Candidés, para Roberta Vivas Pereira, a Beta do Sacramento de Amor, que doa sua vida pelo próximo. Destacou o Fórum Lixo e Cidadania que apresentou a nova Lei das Caçambas. Manifestou seu apoio aos caminhoneiros e destacou que é casada com um e irmã de outro e que tem vários primos e amigos que exercem esta profissão. Disse que o Governo Temer tem que receber pressão internacional ou não haverá mudança. Destacou a caminhada e as campanhas de incentivo a adoção.

 

                                                                                       Nonato 

2º Secretário - Vereador Nonato (PDT)

Manifestou seu apoio a greve dos caminhoneiros e disse que o Brasil precisa reconhecer a força da categoria. Destacou seu apoio a caminhada da Adoção. Elogio Sandra Amaral por seu trabalho. Destacou o seu projeto que se tornou lei, criando a campanha “Samu, Sem Trote” que trabalhou nas escolas a conscientização das crianças e adolescentes. Destacou o apoio da Escola do Legislativo e a parceria com as escolas e CIS URG. Convidou para o encerramento da campanha, na próxima segunda-feira, ás 13h. Informou que apresentou proposta de emenda à Lei Orgânica, criando a exigência de prestação de contas por parte dos Secretários Municipais e que espera contar com o voto dos demais vereadores já que o projeto está em pauta Destacou seu homenageado com a Medalha Candidés, o CESEC Fábio Botelho Notini.

 

DelanoVereador Dr Delano (MDB) – Disse que o povo mostrou quem manda no país e que queria ver o Líder do Governo Michel Temer fazendo dancinha como fez em outras ocasiões. Afirmou que o Brasil foi entregue aos brasileiros e que é uma pena que o movimento deve durar pouco. Disse que Temer afirmar que não é mais candidato é uma piada e perguntou que chance ele teria. Destacou que devemos apoiar a greve dos caminhoneiros. Mostrou foto da professora Eliane Pêra que faleceu aos 70 anos de idade, vítima de AVC. Informou que vai entregar a Medalha Candidés nesta sexta ao Coronel Marcelo Augusto e apresentou o impecável currículo do mesmo. Destacou que tira o chapéu também para o Coronel Laércio e Coronel Carvalhaes. Disse que o o Coronel segue ordens e com o pouco que tem para atuar não reclama, mas trabalha ativamente. Destacou que seu companheiro Maurício hoje faz parte da Polícia Militar.

 

Eduardo Print JuniorVereador Eduardo Print Jr (SD) – Convidou a todos participar da Caminhada da Adoção que vai acontecer no aniversário da cidade. Falou do seu respeito e admiração pelos caminhoneiros porque todos dependem deles. Destacou quer a categoria, trabalha muito e longe da família e está vendo seus ganhos diminuir em razão da alta dos combustíveis. Apresentou os índices aplicados nos últimos meses para atestar este aumento. Parabenizou a todos os proprietários de postos que estão apoiando o movimento, alguns dando almoço e banho. Destacou o Restaurante Primavera. Contou que deu carona a dois caminhoneiros que deixaram o carro na estrada na manifestação e retornaram para casa. Informou que o pedágio pago por eles é muito alto e que em uma viagem de ida e volta para o Mato Grosso chegam a gastar 2 mil reais. Pediu que seja feita uma moção de apoio dos vereadores, ao movimento dos caminhoneiros, a ser entregue ao sindicato dos motoristas. Destacou que o aumento do combustível provoca aumento no preço dos alimentos. Destacou as comemorações do Dia Muncipal da Costureira.

 

RogerVereador Roger (PROS) – Questionou se o município tem um plano de contingência para manter em funcionamento serviços essenciais como o SAMU, Bombeiros e Polícia Militar já que os veículos podem ficar sem combustível. Afirmou que só se fala da reunião em que Michel Temer vai tratar do assunto mas que vão reduzir o combustível mas devem aumentar o preço de tudo, como os 25% na conta de energia elétrica. Destacou o poder que os caminhoneiros tem de parar o país. Disse que desde que Pedro Parente assumiu a Petrobrás sua política tem sido a de agradar investidores internacionais. Afirmou que o Brasil processos apenas 70% de sua capacidade de combustível. Disse que PT, PSDB e MDB são o câncer do país, governos que roubam do cidadão.

 

EdsonVereador Edson Sousa (MDB) – Disse que não está passando bem e trocou ordem de de fala para poder ir ao médico. Agradeceu o Vereador Renato pela inversão. Se Dirigiu ao ex-Procurador Dr Bruno e ao Presidente da Câmara Adair para dizer da situação do SAMU que vem recebendo grande quantidade de trotes, prejudicando o trabalho que é de salvar vidas. Disse que fez projeto estabelecendo suspensão da linha de quem fizer trote para polícia, SAMU ou bombeiros e que o projeto foi considerado inconstitucional pelo ex-procurador e disse que esse parecer tinha que ser dado pela Comissão de Justiça. Defendeu a constitucionalidade do projeto. Disse que o consórcio TransOeste agora é seu alvo e descobriu que 47% dos decretos para aumento de passagem foram feitos na sexta, sábado ou domingo. Disse que o Prefeito que mais aumentou a tarifa do transporte foi Aristides Salgado, em segundo Galileu. Falou que tem saudades de Demétrios, o prefeito que menos aumentou a passagem e questionou se Galileu vai reduzir a tarifa também caso o Diesel sofra redução.

 

SargentoVereador Sargento Elton (PEN) – Falou da atitude heróica e patriótica que os caminhoneiros estão adotando com esta manifestação. Disse que o Governo quer que paguemos a conta da roubalheira. Afirmou que o desconto que estão oferecendo no combustível é apenas para acalmar os ânimos até a eleição. Disse que visitou os pontos de concentração para dar apoio e que esta luta é de todo os brasileiros que não podem mais tolerar pagar imposto da maneira que paga. Disse que a mesma Petrobrás que vende combustível a pouco mais de 2 reais na Argentina e Paraguai, cobra o triplo no país. Falou que todos devemos apoiar e que devemos ajudar levando mantimentos e o que puder. É uma guerra contra os vagabundos que roubaram dos brasileiros e por causa destes desvios vários brasileiros morreram. Criticou o Governador Fernando Pimentel e disse que duas categorias podem parar o país. Os caminhoneiros e a Polícia. Destacou que Tiradentes se revoltou por causa do imposto de 20% e que hoje a carga é maior e o brasileiro está se reerguendo contra os vagabundos que roubaram o país. Denunciou a existência de irregularidades no programa de habitação em Divinópolis, com pessoas ganhando casa e alugando o imóvel depois. Disse que até em casa popular tem corrupção. Informou que será feita sindicância na cidade.

 

Ze LuizVereador Zé Luis da Farmácia (PMN) – Parabenizou os caminhoneiros pela sua mobilização e destaco que tudo passa pelos combustíveis. Registrou que em sua farmácia há três dias já não recebe medicamentos. Falou sobre Antônio Beirigo, seu homenageado com a Medalha Candidés que é uma grande liderança da região do bairro Ipiranga. Informou que estará entregando duas moções congratulatórias para crianças, uma de Pará de Minas, Davi Gabriel Francisco Dutra e também para Miguel Matos Campos, ambos por atuarem na conscientização ambiental.

 

 

NegoVereador Nêgo do Buritis (PEN) – Fez homenagem aos caminhoneiros por sua greve já que os combustíveis no país hoje estão com preços muito altos, inviabilizando o trabalho da categoria. Afirmou que o Governo está um desgoverno e que o povo está sofrendo. Falou do projeto que está tramitando de sua autoria que receberá substitutivo e visa dar mais respeito ao cidadão divinopolitano. Afirmou que hoje a cidade tem uma Câmara atuante e cumprimentou seus familiares.

 

 

 

CleitinhoVereador Cleitinho (PPS) – Destacou Sandra Amaral como sua homenageada com a Medalha Candidés e destacou a Caminhada da Adoção e convidou a população a participar. Falou sobre o Projeto que está pronto, precisando de assinatura dos vereadores e que extingue a cobrança da taxa de esgoto no município de Divinópolis. Disse que a taxa foi criada em legislaturas passadas. Manifestou seu apoio a greve dos caminhoneiros e criticou a falta de posicionamento das lideranças do país que ainda não se pronunciaram. Disse que é a favor da reforma política ou o país não terá saúde, educação e segurança. Pediu que a população esqueça um pouco a copa e foque nas eleições. Disse que está no seu partido porque é obrigado e que quer que o seu partido se exploda 

 

MarcosVereador Marcos Vinícius (PROS) – Parabenizou o Vereador Josafá pela condução da reunião. Mostrou a camisa da Caminhada em favor da Adoção e falou da importância deste trabalho. Registrou a importância da Medalha Candidés e registrou que estará concedendo a honraria a Associação Aimee Semple McPherson que realiza importante trabalho social no município de Divinópolis, buscando a reintegração de moradores de rua. Registrou o aniversário da cidade que se aproxima e falou do amor dos cidadãos por Divinópolis. Lamentou a falta de um programa de aniversário com obras, ações e serviços para marcar a data como ocorria no passado e já não acontece mais.

 

 

RenatoVereador Renato Ferreira (PSDB) – Destacou o seu homenageado com a Medalha Candidés, Augusto Fidélis. Manifesto apoio a greve dos caminhoneiros e registrou que a economia do país depende deles. Disse que a alta dos combustíveis está prejudicando a categoria que muitas vezes não consegue dar manutenção em seus veículos. Disse que as vans estão se organizando para uma carreata e talvez terão de mudar para caminhada e que a população deve entender que a greve é para o bem do país. Falou da necessidade de nos organizarmos para por exemplo, ter uma cidade mais limpa. Disse que todas as categorias tem que ser valorizadas.