Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo dos trabalhos da 8ª Reunião Ordinária de 01-03-2018

Resumo dos trabalhos da 8ª Reunião Ordinária de 01-03-2018

por dircom — publicado 01/03/2018 17h13, última modificação 01/03/2018 17h13

A 8ª Reunião da Câmara de Divinópolis, realizada no dia 01 de março de 2018 não contou com projetos em pauta. Foram votadas duas propostas de inclusão na pauta, ambas de Projetos do Executivo que tratam do Orçamento, as matérioas EM 003 e EM 007 de 2017, sendo que o primeiro autoriza o Executivo a abrir créditos suplementares até o limite de 20%.

  Fez uso da Tribuna Livre Fabiano Gomes, que falou sobre a necessidade de uma ponte ligando os bairros Maria Helena e Nações. Ao término da reunião, o Vereador Kaboja confirmou que está assumindo novamente as funções de Líder do Executivo na Câmara.

 

Confiram o resumo dos pronunciamentos:

 

JosafáVereador Josafá (PPS) – Informou que esteve com a equipe da SETTRANS no bairro Afono Pena, onde pode explicar as dificuldades que a mudança no ponto de ônibus tem provocado. Uma das opções é retirar o ponto que foi colocado em frente ao Jardim das Acácias, na Rua Eldorado e mostraram que o ponto da Rua Tiradentes, o que gerou mais reclamações, está gerando dificuldades para os motoristas. Na oportunidade os técnicos concordaram em reavaliar a situação. O Vereador pediu também que seja retocada a pintura da sinalização de trânsito do bairro que está bastante desgastada. Relatou que participou de reunião no setor de compras da Prefeitura e que saiu mais triste do que entrou porque a burocracia está impedindo melhorias no serviço prestado ao cidadão. Disse que este ano não será colocado nenhum braço de energia por causa da morosidade do serviço que pede um monte de procedimento antes de finalmente atender o cidadão. Disse que quer saber o valor real dos postes que a Prefeitura instala. Tranquilizou usuários do Posto de Saúde do bairro Afonso Pena, informando que a partir do dia 15 a unidade deve ter repostos os médicos que não estão mais prestando serviço no local. Agradeceu a todos que participaram do mutirão de limpeza para combata a dengue realizado no bairro Serra Verde. Informou que em breve será atendida a região do bairro Candelária.

 

RenatoVereador Renato Ferreira (PSDB) – Informou que foi aprovada a criação do Conselho Regional dos Técnicos Industriais e Agrícola que deverá ter como presidente Geraldo Magela. Destacou o apoio do Deputado Federal Domingos Sávio ao conselho. Lamentou a pouca presença nas prestações de contas, entre elas da SEMUSA, onde participaram apenas os técnicos da Secretaria. Disse que apedido do Ministério Público as reuniões foram passadas para o período noturno e que o comparecimento continuou muito baixo por parte da população. Informou que na próxima semana estará em Brasília com o Deputado Domingos para buscar recursos para o Hospital São João de Deus e confirmar a vinda de seis consultórios odontológicos para a rede de saúde do município. Relatou que o novo Secretário de Saúde informou que pretende atuar na atenção primária para desafogar a UPA. Elogiou André da VLI por seu trabalho em Divinópolis e informou que o mesmo está indo trabalhar na CEMIG em Belo Horizonte.

 

SargentoSargento Elton (PEN) – Destacou que continua, ao lado do contabilista Sérgio Bebiano, trabalhando para conscientizar sobre a destinação do Imposto de Renda para o Fundo Municipal da Infância e do Adolescente que mantêm em Divinópolis recursos que iriam para o Governo Federal e ficando na cidade podem ser investido na rede de atenção a esta parcela da população. Os recursos podem ser aplicados em programas sociais que atendam as crianças da cidade. Destacou que como os programas são gerenciados pelo Conselho Municipal, não há risco de corrupção e falcatrua e que está ocupando espaços nos meios de comunicação para mobilizar a população para esta causa. Pediu apoio dos vereadores na divulgação da campanha. Falou de sua nomeação para a Comissão de Segurança Pública informando que trabalhará ativamente para justificar cada voto que recebeu. Falou dos projetos para implantação da Guarda Municipal e que quer buscar recursos e projetos junto ao Ministério da Segurança e outros órgãos de Segurança Pública. Questionou porque o município não está apoiando e sim dificultando as parcerias com a iniciativa privada, viabilizadas pelos vereadores, com diversas melhorias para a cidade.

 

AdemirVereador Ademir (PSD) – Disse que muitas vezes a iniciativa privada tem vontade de ajudar a cidade mas que as pessoas de braços cruzados terminam por não viabilizar estas ações e citou como exemplo o Tribuno Fabiano Gomes que está pedindo apoio da FCA para construir a ponte ligando os bairro Nações e Maria Helena. Agradeceu ao Edinho da SEMOP que hoje está fazendo a limpeza no bairro São Roque, Escola Padre Guaritá e CEMEI Oficina da criança. Disse que recebeu informações de que o “Raio X” da UPA não está funcionando e que estariam mandando os pacientes para a policlínica. Informou que o gerente Geraldinho da Saúde disse que o conserto já foi providenciado e que amanhã a máquina estará funcionando novamente. Relatou que neste final de semana a Operação Tapa Buracos estará na região dos bairros Tietê, Serra Verde e imediações. Relatou que o Gabinete Itinerante esteve no bairro Nilda Barros . Disse que neste final de semana a escolinha de futebol do bairro Campina Verde volta a atender. Disse que a construtora do condomínio Altaville vai ceder máquinas para a limpeza do campo. Elogiou André da VLI por seu trabalho na cidade e desejou boa sorte no novo trabalho, junto à CEMIG, em Belo Horizonte.

 

RogerVereador Roger Viegas (PROS) – Criticou a cobrança de taxa da Associação de Basquete de Divinópolis para uso do Poliesportivo já que a associação ajudou a reformar o ginásio e realiza trabalho social no município. Destacou que os próprios atletas é que instalaram as novas cestas no local. Disse que se reuniu com o Secretário de Esportes e o mesmo não quer voltar atrás. Concorda que tem que ser cobrado pelo uso do ginásio, exceto quando se trata de trabalho social. Disse que hoje tem gente paga na Secretaria de Esportes, como Thiago Amaral, que está sendo pago para falar não para os funcionários e chegaram a dizer que a secretaria não ajuda os atletas por culpa da Câmara Municipal. Tem testemunhas que ele disse isso e pediu que seja feita uma Moção de Repúdio contra esse servidor. Disse que se Thiago quer guerra vai ter guerra porque o trabalho da Câmara hoje é bem mais sério do que o da Secretaria de Esportes. Relatou que vem realizando mais eventos do que a Secretaria e citou o festival de pipas, campeonato de skate, campeonatos de futebol e diversos outros. Falou ainda do seu envolvimento na restauração de quadras e outras atividades.

 

Ze LuizVereador Zé Luiz da Farmácia (PMN) - Informou que foi realizada a reunião para definir o funcionamento da CPI que irá investigar a situação da UPA Padre Roberto. Após a reunião ficou definido que o Presidente será o presidente, tendo como vice Renato Ferreira e relatora a Vereadora Janete. A Comissão se completa com os Vereadores Nonato e Nêgo do Buritis. Destacou que a comissão não terá interferência de partidos e que quer um trabalho mais objetivo, com oitivas de resultados. Destacou que as reuniões não serão abertas para a imprensa para evitar especulações já que se trata de um trabalho investigativo mas que as informações serão divulgadas na medida do possível. Disse que espera que a CPI possa melhorar o atendimento regional da UPA. Informou que na segunda-feira acontece às 19h30 mais uma reunião do Conselho Comunitário do bairro São José e que na oportunidade estará presente a Secretaria de Assunto Comunitários Patrícia Coelho. Agradeceu pela realização da Operação Tapa buracos nos bairros Jardinópolis e Padre Eustáquio. Disse que a CPI da UPA realizou mais uma reunião no dia de hoje e definiu quem deverão ser os convocados.

 

NonatoVereador Nonato (PDT) – Disse que iria apresentar ao Prefeito um anteprojeto para garantir mais qualidade nas obras de calçamento da cidade mas que encontrou um Decreto que já define critérios para que isto acontece. O decreto é o 12.282 de 2016 e está um pouco defasado e por isso sugere ao Prefeito que faça mudanças para que ele seja mais eficiente. Um dos pontos do decreto por exemplo, define que não se pode saltar casas nas obras de pavimentação, fazendo com que as ruas tenham uma parte calçada e outra não. Disse que a população merece obras de qualidade. Afirmou que a Comissão de Segurança Publica deve sim buscar recursos junto aos deputados mas pediu que os deputados tenham palavra porque o Sargento Rodrigues por exemplo, buscou 1400 votos na cidade e não cumpriu nada do que prometeu para a cidade. O mesmo havia prometido uma emenda pequena para segurança da cidade e não a enviou. Disse que tem certeza que ele voltará a cidade para buscar votos. Falou sobre o Encontro do PDT que acontecerá em 24 de março em Belo Horizonte com a presença do pré candidato a presidente, Ciro Gomes. Falou também do PDT Mulher que realiza no dia 08 de março no anexo da Câmara uma série de palestras sobre a mulher na sociedade. Parabenizou São Sebastião do Oeste pelo aniversário da cidade.

 

JaneteVereadora Janete (PSD) – Iniciou sua fala pedindo doações de sangue para o Frei Marco Túlio de Oliveira que está internado. Informou que o Encontro de Reinadeiros realizado na sede da Biblioteca Ataliba Lago foi muito positivo e destacou os técnicos enviados pelo Prefeito Têko de Itapecerica que apresentou ferramentas para fomentar o reinado. Destacou a presença do Frei Leonardo durante o encontro. Falou da importância das associações terem documentação em dia para receberem recursos públicos sem precisar ficar implorando junto à sociedade e empresários. Convidou população para visitar no Espaço Cultural GTO, a partir da próxima semana para conhecer a exposição de artesanato de mulheres do Choro e outra com artistas locais, tendo sempre a mulher como tema. Informou que participou da Reunião do Conselho Muncipal de Educação, como fez durante todo o ano de 2017 e que continuará trabalhando com os mesmos em 2018. Disse que recebeu três denúncias sérias na área da educação e que estará repassando as mesmas pelo presidente da comissão que atua na área, o Vereador Roger Viegas. Relatou que esteve fiscalizando o PSF do bairro Primavera e imediações e ficou impressionada com o número de pessoas que fazem exames e não buscam o resultado par apresentar aos médicos gerando custo para o município e tirando a vaga ou atrasando procedimentos para outras pessoas. Falou da dificuldade de vacinar a população da região porque o carro que atendia a comunidade foi retirado. Reclamou da dificuldade de transporte para a unidade de saúde em Córrego Falso porque retiraram o ônibus. Afirmou que os contratos estão vencendo e a prefeitura não repões os convênios. Disse que está trabalhando muito na CPI da UPA e já está reunindo documentos.

 

NegoVereador Nêgo do Buritis (PEN) – Disse que espera que dê certo a construção da ponte que liga os bairros Maria Helena e Nações, conforme reivindicação do Tribuno Fabiano Gomes. Destacou a grande quantidade de buracos que tomam as ruas de Divinópolis. Afirmou que enquanto não usarem massa asfáltica de qualidade o problema não será resolvido. Sugeriu que seja invalidade a lei que acabou com o CGO, tributo que era pago pelas empresas do transporte para justamente garantir a manutenção das vias e foi extinto em 2015. Disse que as comunidades rurais estão pedindo patrolamento e que a prefeitura mente quando diz que não tem máquina para efetuar o serviço. Afirmou que a população da zona rural está indignada. Disse que manilhas de escoamento de água também estão entupidas provocando uma série de transtornos para os moradores.

 

CleitinhoVereador Cleitinho (PPS) - Elogiou o Prefeito Galileu, por não repassar verba para Divino Expô, neste ano, haja vista a realidade de crise que atravessamos. Indagou sobre o funcionamento da Secretarias de Indústria e de Esportes, frisando que, como função da segunda, ele reformou quadras de esportes, com apoio da iniciativa privada. Disse que não compareceu à reunião ontem, de prestação de contas da Semusa, porque estava tratando da reforma do PS do Choro, com apoio da iniciativa privada, para parceria com a prefeitura. Reclamou do mal funcionamento da Crevisa, aviltando a possibilidade de acionar o MP, para este caso. Informou que está revitalizando uma clinica de recuperação, na região do Buritis, também com apoio da iniciativa privada, para adequá-la às normas sanitárias.

 

César TarzanVereador César Tarzan (PP) - Cumprimentou seu irmão, cuja esposa estava no hospital para dar ter uma criança. Cumprimentou lideranças do Bairro Jardinópolis, as quais, sua equipe de gabinete está dando apoio para melhorias para a localidade. Disse que também está trabalhando em busca de melhorias no posto de saúde, no Bairro Maria Helena. Falou da demanda de seu amigo Fábio, líder comunitário do Bairro Nações, sobre problema em obra de asfaltamento na Rua Jesus J, que segundo denúncia, não estava sendo feita com a metragem prevista em contrato, de 15 metros, em certos cruzamentos de rua. Informou que será refeita a pintura estratigráfica da Rua Dolores de Aguiar Rabelo. Informou que a seu pedido, serão instalados mão única, nas Ruas Bom Sucesso e Jesus J, do Bairro Interlagos, até a saída do Nações. Disse que visitou os Bairros Costa Azul, Vale do Sol e adjacências, onde se encontrou com moradores, que lhe reportaram problemas estruturais de vias e falta de limpeza das mesmas. Assegurou que aqueles moradores estão com fé no Prefeito Galileu, de seus pedidos serão acatados. Defendeu a construção da ponte ligando os bairros Terra Azul e Belvedere, que um sonho dos moradores. Solicitou do Executivo a ligação Vale do Sol com Santa Lúcia. Agradeceu ao Executivo, em nome do Pastor Adriano, pela limpeza da fossa do bairro Copacabana. 

 

EdsonVereador Edson Sousa (PMDB) – Disse que tem um grande respeito pela imprensa que a sociedade divinopolitana não pode viver sem a mesma. Disse que sempre teve um convívio harmônio com os veículos de comunicação mas que desde dezembro do ano passado está sendo vítima de calúnia e difamação e que isso seria em razão de ter sido contra o projeto que aumentava impostos para a população. Afirma que em dezembro estava em viagem de Natal com a família quando foi surpreendido por uma ocorrência onde a jornalista Pollyana o acusava de ter lhe ameaçado e que foi denunciado pela Lei Maria da Penha. Disse que tem gravações que comprovam que haviam dito que iriam armar para ele. Pollyana teria dito que Edson jogou o carro contra ela e nas gravações a fala era um aviso de que iriam armar essa situação. Disse que é crime falsificar ocorrência e que vai entrar na justiça contra os que armaram contra sua pessoa. Disse que um blogueiro também estaria armando contra ele e que vai processar em várias ações. Informou que levantou os gastos do legislativo com a imprensa e que não aceita ser perseguido e que vai denunciar a jornalista no Conselho de Ética. Disse que está escutando conversas ameaçadoras e intimidadoras mas que os envolvidos terão que se explicar.

 

MarcosVereador Marcos Vinícius (PROS) – Elogiou o Tribuno Fabiano Gomes por sua luta em favor do bairro Maria Helena. Falou da preocupação dos servidores com o futuro da Previdência Municipal que após trabalho de Comissão decidiu apresentar projeto ao Prefeito Galileu Machado para evitar o colapso da mesma. Entre as medidas estaria a extinção do chamado “pé na cova” e que será criada regra de transição para novos funcionários. Disse que sobre o vídeo produzido no interior da COPASA onde o senhor Fernando fez denúncia sobre suposta presença de fezes na água da COPASA , esteve reunido com a diretoria da empresa para falar de sua preocupação com o fato de qualquer cidadão ter acesso aos reservatórios, podendo colocar em risco a população. A empresa que constatou ser falsa a denúncia, teria pedido uma notificação extrajudicial contra o mesmo e que poderá ocorrer até mesmo um processo por parte da COPASA, alegando danos morais. A empresa quer uma retratação e que o mesmo retire o vídeo da internet por considerá-lo irresponsável e mentiroso. Fez alerta para que a população tome cuidado com os vídeos que divulga para não compartilhar material inverídico e sem credibilidade. Disse que a Controladoria da casa apresentou denúncia encaminhada a ele, sobre a redução da carga horária na Prefeitura, questionando se ocorreu redução de gastos, já que o número de comissionados continuaria alto. Afirmou que pelo que apurou a redução não surtiu efeito e que a partir de maio a Prefeitura voltará ao seu horário normal de trabalho.

 

Adair OtavianoVereador Adair (PMDB) – Parabenizou o Tribuno Fabiano Gomes por seu envolvimento com o movimento comunitário e pela luta pela ponte que ligará os bairros Maria Helena e Nações. Afirmou que sabe da necessidade de fazer uma ligação entre os bairros já que é difícil até mesmo o acesso a UPA Padre Roberto. Disse que ficou sabendo através de algumas pessoas ligadas a Prefeitura, que a Secretaria de Fazenda pagou toda a dívida deixada pelo Vereador Vladimir Azevedo sem se preocupar em deixar recursos para Galileu trabalhar o que pode fazer com que o prefeito entre o 2019 já com um débito superior a 40 milhões de reais. Entende que a Secretária devia ter renegociado a dívida para não inviabilizar o governo e pediu que o Prefeito tome iniciativas para que isto não ocorra porque fazer com que ao término do mandato ele não consiga fechar as contas do Governo. Afirmou que participou da Prestação de Contas da SEMUSA, na qual esteve presente o Secretário Amarildo e lamentou a ausência de vereadores que sempre pedem que eles compareçam á Câmara. Informou que durante a prestação, questionou sobre o valor da dívida do estado para como município e que esta também já estaria na casa dos 40 milhões de reais. Mostrou em foto dois acidentes que ocorreram na região do Interlagos depois das mudanças feitas pela SETTRANS. Citou comerciantes e populares da região que não concordam com as mudanças e estão preocupados com a segurança já que num prazo curto foram registrados dois acidentes. Informou que levou o problema para o Prefeito Galileu e ao Secretário de Trânsito e que em breve terá soluções para o que ocorreu.