Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Semana do Diabetes reune doutores em Saúde

Semana do Diabetes reune doutores em Saúde

por dircom — publicado 29/06/2018 16h05, última modificação 29/06/2018 21h24
Cuidado centrado no paciente e não na doença, controle do sobrepeso e mais conhecimento sobre o diabetes movimentaram a semana
Semana do Diabetes reune doutores em Saúde

Desembargadora TJMG, Dra. Alice de Souza Birchal, prestigiou a Semana

A IV Semana Regional para Educação e Combate ao Diabetes, encerrou-se nesta sexta 29, como evento da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Diabetes instituída pela Lei Municipal 7.938/2015.

A jornada educativa foi organizada pelo comitê coordenado pelo médico Anderson Gariglio Rocha, diretor do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Itapacerica (CISVI), e pelo advogado Marco Aurélio, secretário executivo do Samu Oeste, com a colaboração de várias entidades e voluntários, médicos, professores da UFSJ e UNA, farmacêutica da Semusa e enfermeiro(a)s.

Cuidado centrado no paciente e não na doença

Nas segunda e terça, as palestras foram sobre comportamento suicida, com dados epidemiológicos e recomendações importantes; explicações sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente; o cuidado centrado no paciente e não apenas na doença; os protocolos de comunicação e de medicação segura; os meios de prevenção de quedas e úlceras; e o controle do estresse.

Cuidado com a pele e a obesidade infantil

Na quarta-feira, os temas foram os cuidados com a pele dos diabéticos, a qualidade dos alimentos e as relações entre o estresse e o diabetes.

Na quinta, a manhã foi dedicada às pesquisas científicas, que mostraram: - franco crescimento da obesidade infantil (com forte influência na hipertensão e diabetes); - a efetividade do modelo de atendimento às condições crônicas de Santo Antônio do Monte, enfatizando o autocuidado orientado ao diabéticos e hipertensos; - estratégias para promover a adesão ao tratamento.

Implicações da judicialização da saúde

Na sexta, de encerramento, os temas foram orientados para o gerenciamento de crises e o contexto e implicações da judicialização da saúde, financiamento dos serviços do SUS e situação no Oeste.

A Desembargadora TJMG, Dra. Alice de Souza Birchal, foi uma das autoridades estaduais que prestigiaram o evento, marcando sua presença com o temaContexto e implicações para os serviços públicos”.

Recomendações da semana

Pessoas acima de 45 anos de idade, com familiares diabéticos próximos; pessoas com sobrepeso ou obesidade, sedentárias, com pressão alta, colesterol elevado ou que façam uso de medicações que aumentem a glicose no sangue – são as pessoas preferidas do diabetes.

Trata-se de doença crônica, sem cura (ainda), mas que pode ser controlada quando não evitada, permitindo uma vida perfeitamente normal e saudável.

A prevenção e o controle do diabetes envolvem alguns pontos importantes, que nesta semana foram enfatizados:

- conhecer bem a doença;

- adotar uma alimentação saudável e equilibrada;

- praticar exercício físico regularmente;

- controlar periodicamente os níveis de glicemia no sangue;

- tomar a medicação prescrita pelo médico.

Texto: Flávio Flora | Foto: Helena Cristino