Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Sindicatos se reúnem com Vereadores e formam Comissão Especial

Sindicatos se reúnem com Vereadores e formam Comissão Especial

por dircom — publicado 27/02/2018 15h19, última modificação 27/02/2018 15h19
Vereadores e servidores vão compor a comissão para acompanhar os planejamentos do Executivo.
Sindicatos se reúnem com Vereadores e formam Comissão Especial

Reunião Sintran e Sintemmd 26-02-2018

Os representantes dos sindicatos Sintram e Sintemmd estiveram na manhã desta segunda-feira (26) na Câmara Municipal de Divinópolis para pontuar algumas reivindicações dos servidores municipais que podem ser acompanhadas pelos Vereadores junto do Poder Executivo.

A professora Aparecida Oliveira acompanhada de Sueli Meireles, ambas representando o Sintemmd, deu início a sua fala dizendo ao Presidente da Câmara Adair Otaviano sobre um ofício enviado à Casa em 2017 solicitando que os Vereadores fiscalizassem a destinação do dinheiro enviado ao Fundo Municipal da Educação. Outro assunto abordado por Aparecida foi a respeito dos servidores e professores que ainda não estão recebendo pagamento em dia. De acordo com Aparecida esta situação precisa se normalizar considerando que os servidores tem contas à pagar, e para que isso não seja recorrente a servidora sugeriu que fosse formada uma Comissão.

Já a Presidente do Sintram Luciana Santos, disse ter vindo buscar o apoio dos Vereadores também com relação ao atraso nos salários dos servidores, uma vez que desde o mês de setembro de 2017 que a classe está sofrendo com a inconstância nas datas de pagamento. “Nós gostaríamos que esta Comissão seja composta por parlamentares e também por servidores para que seja possível os dois lados acompanharem os planejamentos da Prefeitura com relação aos salários dos servidores para que não ocorra como no ano passado, que a partir do mês de setembro houve um descontrole e o município começou a atrasar os pagamentos. Se for feito um planejamento desde agora o risco é menor” avaliou Luciana Santos.

Na mesma vertente o servidor Eduardo Barreira do Sintram levantou a questão da recomposição salarial que já deveria ser concedida a partir de março, e as negociações também é um ponto que já deve ser considerado pela Comissão. A Vereadora Janete Aparecida (PSD) concordou com os servidores em elaborar um documento que deverá ser entregue na Prefeitura com as solicitações dos dois sindicatos.

Crédito: Helena Cristino

O Presidente da Casa, Adair Otaviano (MDB), relembrou sobre a votação da extinção do piso salarial dos servidores que foi votado em 2015 contra sua vontade, e avaliou que agora as dificuldades poderão ser ainda maiores considerando a atual situação financeira do município. “Eu já estive dos dois lados, já fui servidor, tenho familiares e muitos amigos que são servidores, e sempre defendi a classe. Porém a informação que temos é que a Prefeitura optou por pagar as dívidas da gestão anterior e por isto, está correndo o risco de fechar o ano com deficit nas contas. Nós vamos instituir esta Comissão Especial e vamos lutar para que o prefeito arque pelo menos com o salário dos servidores”, frisou Adair.

A Comissão Especial será composta pelos Vereadores Renato, Ademir, Eduardo Print, Luciana Santos e mais um membro do Sintemmd.

Texto: Liziane Ricardo                                   Fotos: Helena Cristina