Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores se reúnem com Secretário de Desenvolvimento Econômico Ciências e Tecnologia de Minas Gerais

por Diretoria de Comunicação — publicado 05/10/2017 16h15, última modificação 05/12/2017 12h56

Janete Aparecida (PSD) e Eduardo Print Jr (SDD) com Miguel Corrêa - Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect/MG).

Os parlamentares Janete Aparecida (PSD) e Eduardo Print Jr (SDD), aproveitaram a viagem à Cidade Administrativa em Belo Horizonte nesta quarta-feira (4) para se reunir com o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais – Miguel Corrêa Júnior. Durante a reunião foi apresentado aos Vereadores toda a estrutura e ramificações que a Secretaria abrange no Estado promovendo métodos de inovação ao ensino superior de forma articulada nos setores da ciência e tecnologia.

2017 - Miguel Corrêa, Janete Aparecida e Eduardo Print JrDe acordo com a Vereadora Janete Aparecida a ida à Sedectes foi muito produtiva, considerando a informação do Secretário Miguel Corrêa Júnior de que há recursos na pasta para contemplar o município com novos projetos.

“O Secretário se dispôs em ir a Divinópolis para que seja realizado na Câmara Municipal em parceria com as Faculdades instaladas no município para que seja feito um Seminário com alunos, diretores, professores e população em geral para esclarecer melhor sobre os trabalhos da pasta que tem potencial de trazer novas parcerias para se adequar nessa área de ciências e tecnologia”, frisou a Vereadora Janete Aparecida.

O Vereador Eduardo Print Jr ressaltou também que é necessário que Divinópolis se adéque para ser contemplada destes recursos disponíveis na pasta estadual. “Acredito que se nós conseguíssemos trazer recursos desta Secretaria para Divinópolis, daremos um grande passo para fomentar a área de geração de emprego em nossa cidade”, acrescentou Print Jr.

SAIBA MAIS
A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect/MG) foi criada pela Lei 6.953, de 16 de dezembro de 1976, ocasião em que também foi instituído o Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcet). Já em 26 de novembro de 2006, através da Lei 14.797, a então Sect/MG recebeu nova denominação, passando a se chamar Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). E em 12 de dezembro de 2006, foi publicado o Decreto 44.418 que instituiu o Sistema Mineiro de Inovação – SIMI, cuja finalidade é promover convergência de ações governamentais, empresariais, acadêmicas de pesquisa e tecnologia para o desenvolvimento da inovação no Estado de Minas Gerais.

As competências legais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, são em formular e implementar políticas públicas que assegurem o desenvolvimento científico e tecnológico, a inovação e o ensino superior. A pasta também é responsável por todas as ações setoriais a cargo do Estado, relativas ao desenvolvimento e ao fomento da pesquisa e à geração e aplicação de conhecimento científico e tecnológico.

2017 - Miguel Corrêa - Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia e Ensino Superior de Minas GeraisCompete à Sedectes:

• Formular e coordenar a política estadual de ciência e tecnologia, supervisionando sua execução nas instituições estaduais de ensino superior, bem como o impacto dessas políticas;

• Elaborar planos e programas em articulação com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e acompanhar a execução de projetos desenvolvidos por órgãos e entidades do Poder Executivo na área de ciência e tecnologia;

• Estimular a execução de pesquisas básicas e aplicadas por meio do aperfeiçoamento da infra-estrutura de prestação de serviços técnico-científicos no Estado;

• Articular-se com organizações de pesquisa científica e tecnológica e de prestação de serviços técnico-científicos, públicas ou privadas, objetivando a compatibilização e a racionalização de políticas e programas na área de ciência e tecnologia e a promoção da inovação tecnológica, tendo em vista a transferência de tecnologia para o setor produtivo no Estado e o aumento da competitividade;

• Promover o levantamento sistemático de oferta e demanda de ciência e tecnologia e difundir informações para órgãos e entidades;

• Manter intercâmbio com entidades nacionais e estrangeiras para o desenvolvimento de planos, programas e projetos de interesse da área de ciência e tecnologia;

• Participar do Sistema Nacional de Normalização, Metrologia e Qualidade Industrial - INMETRO;
    Incentivar o conhecimento científico e tecnológico mediante a pesquisa, a extensão e a formação de recursos humanos em nível universitário e técnico-profissionalizante;

• Regular, supervisionar e avaliar o ensino superior estadual em regime de colaboração com o Conselho Estadual de Educação, observada a legislação pertinente.

Texto e Fotos: Liziane Ricardo