Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Visita técnica na ETE e nas obras do Pró-Transporte

Visita técnica na ETE e nas obras do Pró-Transporte

por dircom — publicado 11/06/2018 16h51, última modificação 11/06/2018 16h51

O Presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, Adair Otaviano (MDB) participou junto do Prefeito Galileu Teixeira Machado (MDB) da visita técnica nas obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE- Itapecerica) no bairro Candelária na tarde desta quarta-feira, 6 de junho de 2018. Junto do Prefeito e Vice Rinaldo Valério, o secretariado da Prefeitura de Divinópolis também participou da visita para tomar conhecimento do cronograma das obras na ETE-Itapecerica que irá tratar o esgoto de cerca de 90% da população divinopolitana.

ETE-Itapecerica 001

A estação de tratamento passou por um avanço em seu estágio de construção, considerando que há profissionais empenhados 24 horas com dois turnos de trabalho à frente da construção da ETE instalada no bairro Candelária. De acordo com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) após o atraso no início das obras devido à morosidade na concessão dos licenciamentos ambientais, fez-se necessário acelerar os trabalhos para que fosse possível entregar a obra em tempo hábil.

O Superintendente de Operações Centro e Oeste da Copasa, João Martins ao receber todas as autoridades no escritório da ETE- Itapecerica, aproveitou para mostrar a planta de toda a obra e explicar como será o funcionamento dos interceptores e elevatórias que deverão conduzir grande parte do esgoto de Divinópolis até a estação de tratamento.ETE-Itapecerica 002

Durante a explicação o Prefeito Galileu junto do Presidente Adair lembrou das dificuldades que encontraram no início do mandato em 2017, até que a obra fosse iniciada. “Nós percebemos que as coisas estavam muito travadas, então nos juntamos com o Poder Legislativo para cobrar dos órgãos responsáveis mais agilidade no processo de liberação para que a obra tivesse início”, destacou Galileu Machado.

Segundo o Superintendente de Operações Centro e Oeste da Copasa, hoje há aproximadamente 400 trabalhadores empenhados nas diversas frentes de trabalho ligadas à ETE para dar agilidade ao processo. “Estes profissionais estão, não apenas aqui na obra do Candelária, mas também realizando os trabalhos nos bairros da cidade com a implantação dos interceptores. E o melhor é que podemos garantir emprego para muitos divinopolitanos, pois cerca de 80% dos contratados são daqui da cidade”, frisou João Martins.

ETE-Itapecerica 003Satisfeito com o andamento da obra, o Presidente Adair comentou sobre a importância do Poder Legislativo estar sempre fiscalizando as obras no município, a exemplo da ETE que estava com início da obras emperrado. “Nós fiscalizamos, foi aberta uma CPI na Casa para investigar a demora no processo e demais reclamações sobre o cronograma e serviços prestados pela empresa Copasa, porém agora estamos colhendo os frutos dessa cobrança, pois a obra está a todo vapor conforme vimos durante a visita técnica. Nossa próxima batalha será a questão da suspensão da taxa cobrada pela Copasa aos munícipes, antes da entrega total dos serviços”, pontuou Adair Otaviano.

Pró-Transporte 001-Candelária

Pró-Transporte

A comitiva de Secretários, Prefeito, Vice e Presidente do Legislativo aproveitou o ensejo e também fizeram uma visitá técnica nas obras de calçamento do bairro Candelária do Programa Pró-Transporte. Ao todo 43 Ruas dos bairros Jardim das Oliveiras e Candelária receberam drenagem pluvial e calçamento simultaneamente.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, nesta segunda etapa do Pró-Transporte o município executou 65% das obras e o Candelária foi um dos 10 bairros beneficiados com o programa. O investimento total foi de R$ 8,8 milhões para contemplar 314 ruas da cidade. Os recursos para as obras foram enviados pelo Governo Federal e contam com a contrapartida da Prefeitura de Divinópolis.

Estiveram presente nas duas visitas técnicas desta tarde, os secretários: Cláudia Machado (Secretária de Obras), Waldo Martinho (Secretário de Trânsito e Transportes), Suzana Xavier (Secretária de Fazenda), Roberto Chaves (Secretário de Governo), Vera Prado (Secretária de Educação), Raquel Freitas (Secretária de Administração), Wendel Santos (Procurador do Município) e Ewerton Dutra (Secretário de Esportes).

Texto e Fotos: Liziane Ricardo