Estudantes do Parlamento Jovem participam de duas oficinas

Oficina Parlamento Jovem 2017Os estudantes da edição de 2017 do Parlamento Jovem de Minas participaram na tarde desta segunda-feira, 13 de março, das duas primeiras oficinas de formação política do programa. A primeira delas foi uma palestra interativa ministrada pelo Diretor da Escola do Legislativo, Dr. Roberto Franklin, intitulada Política e Cidadania. Os estudantes puderam conhecer quais atos competem ao Poder Executivo e quais competem ao Legislativo, além de entenderem de maneira simples o conceito de política.
 
Temas como ética e decoro parlamentar também foram trabalhados, mostrando quais atitudes do representante público são condenáveis perante a sociedade. Para ilustrar essa ideia, foram apresentados vídeos diversos demonstrando atitudes totalmente inadequadas de parlamentares. Tudo isso, para deixar claro que, na política, podem existir divergências de ideias, mas tais diferenças não podem se transformar em ataques pessoais.
 
A segunda oficina da tarde foi uma roda de conversa mediada pelo Coordenador Municipal do Parlamento Jovem, Samuel Marques, com o tema O jovem pode mudar a cara da política?. Seguindo essa temática, os estudantes se nortearam por reportagens que trazem uma pesquisa reveladora: 33% do eleitorado brasileiro é composto por jovens. Assim, tentaram buscar respostas para perguntas instigantes, como: Qual é a cara da política atualmente? Como o jovem pode mudar a cara da política? Qual a influência dos partidos na política? O jovem se interessa pelo debate político?Oficina Parlamento Jovem 2017
 
Uma das opiniões marcantes foi do estudante João Victor Resende, que afirmou que muitas vezes o jovem não se interessa pela política e diz não gostar desse tema simplesmente por não conhecer a política. Já a estudante Rafaela Sousa ressaltou que um dos fatores que interfere na relação entre o jovem e a política é a própria escola, pois muitas vezes o desinteresse do estudante já começa no ambiente escolar, principalmente quando se trata da escola pública. Sobre isso, o mediador do debate acrescentou que muitos estudantes de escola pública não dão valor à educação e não cobram melhorias porque não percebem que o dinheiro que movimenta a educação sai do bolso de cada cidadão.
 
 
Ao final, os estudantes foram convidados a criarem um vídeo sobre a visão deles acerca da política. O vídeo será exibido na próxima oficina, realizada no dia 22 de março, e ficará disponível no canal da Escola do Legislativo no YouTube. Trata-se de uma iniciativa intitulada #EuProtagonista, a qual pretende que o participante do Parlamento Jovem apresente sempre a sua visão sobre o que está acontecendo no projeto.
 
 
A atividade desta segunda-feira foi acompanhada pela equipe do Poder Legislativo de Arcos, cidade que já participou do Parlamento Jovem e que pretende retornar ao projeto. Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Arcos, Vereador Marcelo Estevam, o Vereador Rodrigo Carvalho e o secretário de Promoção Humana, Fernando Gonçalves. Outras Câmaras Municipais interessadas em conhecer o projeto podem comparecer a quaisquer das atividades do cronograma de 2017 do PJ de Divinópolis.




Texto: Samuel Marques | Fotos: Arthur Barcelos

 
 
 


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