Você está aqui: Página Inicial / Sobre Divinópolis / Geografia

Geografia

por Marcio Vilas Boas publicado 13/09/2017 23h50, última modificação 20/07/2018 15h15
Bem localizada no Oeste de Minas, Divinópolis, cidade-polo, situa-se em terra altas, possui clima subtropical e apresenta uma população altamente motorizada e baixo índice de analfabetismo

DIVINÓPOLIS é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua sede está entre os principais polos regionais de Minas, ostentando a posição de maior cidade da mesorregião do Oeste de Minas e principal da microrregião de Divinópolis.

Segundo estimativas do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população é de 234.937 habitantes em 2017, sendo o mais populoso município do Oeste de Minas e o 12ª mais populoso do estado de Minas Gerais, ocupando uma área de pouco mais de 708 quilômetro quadrados.

A cidade é reconhecida como "pólo da moda" do estado de Minas Gerais, devido à alta concentração de indústrias do ramo confeccionista e têxtil. Está localizada próxima à região metropolitana de Belo Horizonte e distante cerca de 110 quilômetros da Capital.

Terras Altas

O Município de Divinópolis está localizado na zona metalúrgica, micro-região (186) do Vale do Itapecerica: -20,13889 (latitude Sul) -44,88389 (longitude Oeste); macrorregião do Alto São Francisco (margem direita).

Seus limites são: ao Norte, com Nova Serrana; a Noroeste, com Perdigão; a Oeste, com Santo Antônio do Monte; a Sudoeste, com São Sebastião do Oeste; ao Sul, com Cláudio; a Leste, com Carmo do Cajuru e São Gonçalo do Pará.

Divinópolis situa-se numa região de terras altas, principalmente a Oeste/Noroeste, onde se concentram 8% dos 15% de terrenos montanhosos que formam o território municipal, composto de campos (53%) e de áreas planas (32%).

A Serra dos Caetanos é a mais alta com 1.106 metros. Do seu alto rochoso podem ser vistas as principais elevações e inclusive parte da cidade e do bairro Santo Antônio dos Campos.

O ponto mais elevado urbano está no Jardim das Acácias, a 829,7 metros. O ponto mais baixo, 670 metros, está localizado na foz do córrego do Morro Grande, no rio Itapecerica, bairro Danilo Passos/Vila Romana.

A maior parte das terras é formada de latossolos vermelho e alaranjado argilosos: profundos, porosos, meteorizados, pouco resistentes, pouco férteis e de reação ácida. É um complexo geológico pré-cambriano arqueozóico, com alguma quantidade de minerais como a pedra granito e quartzos.

Clima Ameno

O clima é subtropical (de altitude), quente e semi-úmido, com ventos dominando de Sudeste e Nordeste, fracos e moderados: umidade relativa do ar, em média, nos 66%; temperatura média entre 18°C e 26°C e amplitude térmica anual entre 7°C e 9°C.

O Índice pluviométrico varia de 1.200 mm a 1.400 mm anuais. Temperatura média de inverno: 18,5ºC, no verão: 29ºC, e nas outras estações 23,8ºC.

Dois Rios

O território é banhado por dois rios, ambos afluente e tributário do Rio São Francisco: o rio Pará, que nasce em Entre Rios de Minas e banha toda costa leste de Divinópolis, e o rio Itapecerica, que nasce na região com águas dos ribeirões Boa Vista e Tamanduá, cortando a cidade transversalmente nos seus 18 Km de extensão. Deságua no rio Pará.

Os dois rios têm importância vital para Divinópolis, proporcionando regularidade no abastecimento de água. Atualmente, o rio Itapacerica está com sua capacidade de captação no limite e altamente poluído, abaixo da estaço de tratamento, no perímetro urbano.

Demografia

Segundo o censo realizado no ano de 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Divinópolis ocupa a 12ª posição do total de 853 cidades, no ranking das maiores cidades do estado de Minas Gerais, com população total de 213.076 habitantes. Hoje, segundo estimativa do IBGE (2017), o município está com cerca de 235 mil habitantes

A taxa de crescimento populacional de Divinópolis é da ordem de 4,2% ao ano. Aproximadamente 7.300 pessoas (em média dos últimos 10 anos). A taxa de escolarização (de 6 a 14 anos de idade) chega a 98.6 %.

Para as eleições nacionais de 2018, o colégio eleitoral do município tem 163.331 pessoas (TRE-MG, jun/2018).

Nota-se, nos últimos anos, o crescimento da frota de veículos automotores, cujos números chegaram a 139.514, no mes de junho de 2018, conforme dados do Denatran, o que significa que 67,2% dos habitantes possuem algum tipo de veículo.

 

Texto de Flávio Flora | Revisão em 20/07/2018.