Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / 1º Simpósio das Lideranças Comunitárias de Divinópolis

1º Simpósio das Lideranças Comunitárias de Divinópolis

por Ana Paula Oliveira - Jornalista CMDV — publicado 09/11/2022 18h10, última modificação 09/11/2022 18h09
Colaboradores: José Vander Viegas - Diretor de Comunicação CMD
Evento da Câmara teve objetivo de capacitar os comunitários

A Câmara Municipal de Divinópolis realizou nessa quarta-feira dia (09/11), no plenário durante todo dia, o Simpósio das Lideranças Comunitárias do Município. Essa ação foi organizada pela Escola do Legislativo a pedido da vereadora Ana Paula do Quintino.

O evento teve como objetivo fortalecer as lideranças e esclarecer as principais dúvidas que líderes Comunitários tem em suas ações administrativas e de prestação de contas e contou com os seguintes palestrantes: Miriam Ferreira Soares (Liderança Comunitária do bairro Jardinópolis; Willian Antônio de Castro (Contador, consultor e professor); Ellen Ariadne de Lima (Presidente da OAB Divinópolis); Paulo Batista Fagundes (Analista Tributário da Receita Federal do Brasil) e Vander Lúcio Gomes Penha (Secretário Legislativo da Câmara Municipal).

Segundo o Diretor da Escola do Legislativo Roberto Franklin, ‘’houve uma participação expressiva e foram debatidos os seguintes temas: Contabilidade Aplicadas às Associações; Liderança Comunitária em Compromisso com a Legalidade; Liderança com Responsabilidade; Questões Tributárias e Declarações; Prestação de Contas ao Legislativo e Implicações de sua Realização”,

Nosso objetivo foi levar conhecimento e treiná los, para que possam exercer um bom mandato . Pontuou Roberto.

A Vereadora do Quintino destacou a importância do simpósio por ela solicitado. “Eu, que antes de ser Vereadora, como sempre digo, vim do movimento comunitário e sempre serei uma Líder Comunitária aqui na Câmara para defender os moradores dos bairros, principalmente os mais carentes”.

Sei o quanto os Presidentes de bairro trabalham, muitas vezes, gastando dinheiro de seus próprios bolsos e carentes de informação, para cuidar da parte burocrática das associações. Por isso, solicitei da Escola do Legislativo para dar esse suporte, e, em nome do Diretor Roberto Flanklin, agradeço a todos que participaram e todos os palestrantes. O evento foi muito instrutivo e proveitoso. Só tenho a agradecer e cumprimentar pelo ótimo trabalho realizado.

Por fim, também agradeço a todas Lideranças Comunitárias que se fizeram presentes, demonstrando o quanto elas se interessam pelas comunidades as quais representam”. Finalizou a Vereadora Ana Paula.

Ellen Lima - Presidente da OAB, uma das palestrantes que discorreu sobre tema “As lideranças Comunitárias” defendeu que o der Comunitário tem uma importante Missão em ser o porta-voz da região onde mora.

‘’É sempre importante lembrar que se o Líder exercer o mandato fazendo uma má gestão ele pode se responsabilizar, tanto na área Cívil, como na área Administrativa e na área Criminal. É importante frisar que ele deve seguir as Legislações da entidade, da qual ele faz parte, evitando assim que sua gestão e ele, sejam penalizados dentro do seu mandato ou mesmo depois que termine sua gestão”. Enfatizou a Presidente da OAB – Divinópolis.

O evento foi aberto ao público e transmitido ao vivo pela TV Câmara, através das plataformas digitais do Poder Legislativo - Facebook e YouTube, onde está disponível para visualização