Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Academia Divinopolitana de Letras empossa nova Diretoria

Academia Divinopolitana de Letras empossa nova Diretoria

por Diretoria de Comunicação CMD — publicado 14/06/2023 13h30, última modificação 14/06/2023 14h06
Posse da nova Diretoria da Academia Divinopolitana de Letras acontece na Câmara Municipal de Divinópolis.

A Academia Divinopolitana de Letras completou no dia 08 de junho sessenta e dois anos de fundação e realiza dia 14 de junho, às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Divinópolis, a Sessão de Posse da nova diretoria. O acadêmico Joaquim Medeiros de Oliveira substituirá a acadêmica Maria Imaculada Batista na presidência da instituição de letras e culturas de Divinópolis.

A solenidade de posse é um evento aberto a participação popular e contará com a presença de autoridades como a do Presidente em substituição da Câmara Municipal de Divinópolis, Israel Mendonça e do secretário municipal de Cultura, Diniz. A presidente que deixa o cargo, acadêmica Maria Imaculada foi a primeira mulher eleita a presidir a entidade literária e manifestou a sua satisfação em passar o bastão após ter cumprido seu mandato destacando a realização de eventos que aproximaram a Academia de Letras das escolas públicas levando professores e alunos a conhecerem a sede própria da ADL localizada no bairro Esplanada.

O Presidente que será empossa Joaquim Medeiros de Oliveira foi admitido na Academia de Leras no dia 29 de novembro de 2008 ocupando a Cadeira N 18 que tem como Patrono o escritor José Lins do Rego. A fundadora da Cadeira foi a escritora divinopolitana Zilah Caldas Machado. Esta Cadeira já foi ocupada anteriormente pelos escritores Felix Fernandes Filho e Wellington Messias de Oliveira.

O acadêmico e atual Presidente da Associação das Academias de Letras de Minas Gerais, Flávio Ramos, destacou que “há uma grande confiança que a nova diretoria tendo a frente o novo Presidente Joaquim Medeiros realizará uma gestão dinâmica e profícua em eventos, além de tornar realidade o projeto Divinos Livros que será realizado no segundo semestre de 2023 através de recursos captados através das emendas impositivas dos vereadores de Divinópolis.”

A nova Diretoria tem a seguinte composição: Presidente - Joaquim Medeiros de Oliveira; Vice-Presidente - Maria Imaculada Batista Silva; Secretário Geral - Flávio Ramos; 1º Secretário - Fernando de Oliveira Teixeira; 2º Secretário – Augusto Fidelis; 1º Tesoureiro - Humberto Lara; 2º Tesoureiro - Elizabeth Fernandes Quadro. Conselho Fiscal: 1 - Elizeu Ferreira; 2 - Waldemar Rosa Ferreira; 3 - Ernane Reis Gonçalves – Suplentes: 1 -Welber Tonhá e Silva; 2 - Paulo Wangner de Miranda; 3 - Elmo Fernandes

O presidente da ADL – Gestão 2023/2025

Joaquim Medeiros de Oliveira nasceu em Igaratinga (MG) em 23 de junho de 1950.

Filho de José Medeiros e Marieta Medeiros, veio para Divinópolis com a família quando completava cinco anos.

Aqui estudou, trabalhou e se casou em 1971, tendo hoje três filhos e três netinhos.

Fez seus primeiros estudos no então “Grupo Escolar Joaquim Nabuco”, posteriormente o fundamental e médio no saudoso “Colégio São Tarcísio”, tendo no ano seguinte sido aprovado e ingressado na Fadom. No ano de 1988 ingressou também no INESP, onde fez por dois anos o curso de Letras.

O hábito da leitura adquiriu ainda bem jovem, e ainda no colégio, escreveu um poema que foi laureado com o 1º lugar no concurso literário daquele ano (1974).

Seu primeiro livro, “Sal no fogo”, só foi lançado em 2003, quando tinha então 53 anos de idade. O sucesso dessa publicação lhe rendeu o convite para a Academia Divinopolitana de Letras (ADL), onde ingressou em novembro de 2008, tendo exercido vários cargos da diretoria.

E, este ano, foi eleito presidente desta gloriosa entidade – reconhecimento maior para um escritor dedicado a contar história e a luta do bravo povo de sua cidade natal e de Divinópolis, que o acolheu e à sua família, de braços e corações abertos.

Livros do autor:

Sal no fogo (2003)

30 anos Neguinho” (2016)

Shirlock Dog – o cachorro detetive (2020)