Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Acervo da Câmara Municipal conta com arquivos da década de 40

Acervo da Câmara Municipal conta com arquivos da década de 40

por Coordenação de Comunicação — publicado 03/02/2021 15h50, última modificação 03/02/2021 15h50
Sequenciado em ordem cronológica, arquivo conta com Projetos de Leis e documentos históricos abertos a consulta popular.

A Câmara Municipal de Divinópolis possui uma rica história em arquivos, que se encontra diretamente ligada ao desenvolvimento do município. Desde a sua primeira formação, na década de 1910, a Casa do Legislativo é tida como uma referência bibliográfica da região. Grande parte desta história pode ser contada por meio de documentos que fazem parte de seu acervo, datados de décadas passadas.

O acervo oficial da Câmara conta com arquivos antigos e históricos para o crescimento de Divinópolis. Projetos de Leis importantes estão separados por datas, guardando parte da trajetória de 108 anos da cidade.

Ana Bárbara Valentim, responsável pelo Apoio Administrativo do Legislativo, conta que ter em registro documentado a história da Câmara atende a um direito básico do cidadão.

"Todo divinopolitano pode saber um pouco mais da história da sua cidade e nós, que cuidamos do acervo, entendemos este dever que temos de oferecer o maior suporte possível. Isso atrai cada vez mais pessoas a pesquisarem mais sobre Divinópolis e seu desenvolvimento", explica.

DÉCADA DE 40

O primeiro arquivo documentado que o está nos autos do acervo é do ano de 1946.

"Conseguimos separar tudo em ordem cronológica. Isso facilita, por exemplo, o acesso dos próprios vereadores que queiram pesquisar sobre um projeto de lei ou uma votação que aconteceu em anos ou décadas passadas", destaca Ana Bárbara.

Presidente da Câmara, o vereador Eduardo Print Júnior (PSDB) ressalta que o acervo é um registro histórico de todo o passado da cidade.

"Já tive a oportunidade de levar vereadores de outras cidades para que visitassem o nosso arquivo, e todos se espantaram com a estrutura e organização. São documentos que não podemos perder, pois significam um legado, uma marca dentro da cidade", finaliza.

*Foto meramente ilustrativa

Diretoria de Comunicação

Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Divinópolis.