Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Amilton Beirigo é homenageado pela Câmara

Amilton Beirigo é homenageado pela Câmara

por José Vander Viegas - Diretor de Comunicação CMD — publicado 17/11/2022 18h10, última modificação 17/11/2022 18h10
Projeto é de autoria dos Vereadores Edsom Sousa e Print Júnior

Inicialmente, foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes o Projeto de Lei EM-058/2022, que ratifica a terceira alteração do protocolo de intenções consubstanciado em contrato de consórcio público do consórcio intermunicipal de saúde da região ampliada oeste do estado de Minas Gerais, para gerenciamento dos serviços de urgência e emergência - CIS -URG OESTE; de autoria do poder Executivo Municipal.

De acordo com o Executivo, “a implementação das alterações promovidas possibilitará ao Consórcio adotar regras de funcionamento para melhor desenvolver suas atividades, com maior efetividade, o que contribuirá, cada vez mais, para o aprimoramento das ações municipais relacionadas à saúde pública, em especial aos Serviços de Urgência e Emergência, e para a otimização dos recursos financeiros”.

Posteriormente foi aprovado pelos vereadores o PLCM-199/2021, que institui a Semana Municipal do Hip Hop, a ser realizada anualmente no mês de novembro, passando a integrar o calendário oficial de eventos do município de Divinópolis/MG e dá outras providências; de autoria da vereadora Lohanna França, acompanhado da Emenda CM-023/2022, de autoria da mesma.

Segundo a vereadora “o projeto tem a finalidade de estimular a atividade cultural e promover a integração social. Busca-se proporcionar aos artistas locais que se identificam com o gênero a oportunidade de divulgação de seus trabalhos artísticos e musicais”.

Na sequência, os vereadores aprovaram o PLCM-113/2022, que institui a política de transparência dos imóveis de propriedade do Município de Divinópolis e dá outras providências; de autoria do vereador Roger Viegas.

De acordo com o vereador Roger “a proposição justifica-se como medida que visará a divulgação, na página de internet da Prefeitura Municipal de Divinópolis, de informações sobre os imóveis de propriedade do Poder público local”.

Prosseguindo os vereadores aprovaram o PLCM-141/2022, que dispõe sobre a criação do “Programa Odonto Móvel” no Município de Divinópolis e dá outras providências; de autoria do vereador Zé Braz.

Justificando o Vereador Zé Braz destacou que “o projeto visa criar no âmbito do Município de Divinópolis, o Programa Odonto Móvel, objetivando a prevenção de doenças relacionadas à saúde bucal, em razão da mobilidade do programa, e os serviços que se propõe a oferecer, terão um alto alcance social, levando seus benefícios a toda população carente”.

Na sequência, os vereadores aprovaram por unanimidade o PLCM-143/2022, que denomina “Amilton Antônio Beirigo”, a Praça “Um”, situada no Bairro Residencial Boa Vista, neste Município, de autoria dos Vereadores Edson Sousa e também assinado pelo Presidente Eduardo Print Júnior.

Segundo a justificativa da proposição de lei, “Amilton Antônio Beirigo nasceu em 26 de junho de 1969. Filho de Antônio Beirigo da Cruz Neto e Maria Perpétua Beirigo. Amilton se casou com Rosana Pereira Beirigo, cuja união gerou duas filhas, Thayná Pereira Beirigo e Thamyres Pereira Beirigo. Ainda na infância, Amilton acompanhava seu pai na venda de produtos rurais. O sorriso e o entusiasmo eram sua marca registrada e contagiava aqueles que passavam por ele”.

Amilton também comandou a Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, dedicando-se à proposição e execução de políticas públicas voltadas à prática de atividades físicas, esportivas e de lazer, com ênfase no preceito da inclusão social, atendendo centenas de crianças e adolescentes da cidade.

Além disso, lutava por uma cidade inclusiva, capaz de garantir a igualdade de direitos e a equiparação de oportunidades, integrando a equipe responsável pela promoção da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência e o movimento “Eu Empurro Essa Causa”, através do qual promoveu manifestações, passeatas e eventos nas praças públicas e universidades da cidade.

Ademais, na Sociedade São Vicente de Paulo, Amilton foi confrade por mais de dez anos e presidente do Conselho Particular São João Batista, prestando trabalhos caritativos destinados a atender social e economicamente os mais desfavorecidos, com aconselhamento, entrega de cestas básicas e de roupas, mutirões para melhorias de casas e com o fortalecimento espiritual através de orações.

Amilton ainda realizava regularmente bazares beneficentes, cuja renda era revertida em obras assistenciais para população vulnerável da cidade.

Se formou em Publicidade e Propaganda pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Como publicitário trabalhou em empresas na cidade e fotografava eventos da cidade pela HB Produções”.

Inclusão na Pauta

Encerrando as votações, com aprovação do Plenário, o Presidente Eduardo Print Júnior incluiu na Pauta o PROJETO DE LEI EM Nº 078/2022; que autoriza o Poder Executivo a abrir na Secretaria Municipal de Educação, na Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos, na Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança Pública e Mobilidade Urbana, o Crédito Adicional Suplementar no montante de R$ 12.422.731,47 (doze milhões quatrocentos e vinte e dois mil setecentos e trinta e um reais e quarenta e sete centavos), de autoria do Executivo Municipal, o qual foi aprovado por unanimidade dos presentes.