Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / "Aprova Digital" é mais uma conquista do Fórum de Desburocratização

"Aprova Digital" é mais uma conquista do Fórum de Desburocratização

por Elias Costa - Coordenador de Comunicação — publicado 10/03/2020 13h35, última modificação 10/03/2020 14h02
Em parceria com Prefeitura, órgãos reguladores e entidades de classe, Câmara de Vereadores tem tido importante participação na elaboração de propostas para o desenvolvimento de Divinópolis
"Aprova Digital" é mais uma conquista do Fórum de Desburocratização

Com a finalidade de debater e apontar soluções para os problemas burocráticos que atrasam o desenvolvimento de Divinópolis, o Fórum de Desburocratização tem obtido importantes conquistas desde 2017, ano em que foi criado. A última delas, lançada no inicio deste mês de março, foi o Aprova Digital, serviço de emissão on-line de Certidão de Vistoria Fiscal de Lotes.

A ferramenta permite a engenheiros e arquitetos obter, na primeira etapa, certidões de lotes vagos e edificados pela internet, de maneira simples e menos burocrática. É possível fazer o cadastro, gestão e todas as etapas do processo na nuvem, pelo profissional ou analista. O que diminuirá o tempo em eventuais filas e deslocamentos, além de economia nas impressões de arquivos e menor número de correções. Atualmente o processo é presencial e leva em média de 15 a 20 dias para a emissão da certidão. Com o Aprovação Digital, a Certidão de Vistoria fiscal de lotes, será feita em dois dias úteis, após pagamento da taxa.

Em entrevista, o vereador Josafa Anderson (CDN), que ao lado dos vereadores Eduardo Print JR (SD) e Renato Ferreira (PSDB), e do diretor da Escola do Legislativo "Deusdedith Carrilho", Roberto Franklin, representam o Poder Legislativo no Fórum, comemorou a medida. "É mais uma conquista do Fórum de Desburocratização e todos os seus entes participantes. Fico satisfeito de ver que essa ideia, lançada no ano de 2017, tem obtido, ano após ano várias conquistas. Foi assim com o "Alvará On-line" em 2018, o "Alvará Sanitário On-line" e o Decreto 13.874/2019 (Atividades de Baixo Risco) em 2019 e agora o "Aprova Digital"", detalhou.

Josafa, que é presidente da Comissão Provisória de Desburocratização na Câmara Municipal, também informou os novos projetos que o Fórum tem estudado. "Temos como objetivos também a integração da Settrans (Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública) com a análise de Polo Gerador de Trânsito On-line e o GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) entre as Secretarias da Prefeitura e a Câmara Municipal. Mas, desde já, quero aqui reconhecer o trabalho de todos que tem feito muito pelo desenvolvimento da nossa cidade, como o presidente do Sindicato dos Contabilistas, Sérgio Bebiano, o promotor de Justiça Ubiratan Domingues, meus colegas vereadores Renato Ferreira, Eduardo Print Jr, os secretários e diretores da Prefeitura Municipal e representantes de entidades como o CREA, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Sebrae, Clube de Engenharia dentre outros. Junto, vamos avançar ainda mais", finalizou.

Com informações da Prefeitura Municipal de Divinópolis

Diretoria de Comunicação (Dircom)

Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Divinópolis