Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Aprovado o Plano Municipal de Turismo

Aprovado o Plano Municipal de Turismo

por Diretoria de Comunicação — publicado 21/08/2017 14h30, última modificação 04/12/2017 17h07
Aprovado o Plano Municipal de Turismo

Relógio do Sol

A Câmara de Divinópolis aprovou o Projeto de Lei 99/2017, de autoria da Vereadora Janete (PSD) que cria a Política e o Plano Municipal de Turismo, além de instituir os eventos e pontos turísticos oficias no Município de Divinópolis. O objetivo, além de fomentar o turismo em suas diversas vertentes no município de Divinópolis, é permitir que a cidade possa receber incentivos através de programas dos Governos Estadual e Federal.

Em seu texto o projeto estabelece ações e estratégias para o turismo comercial, de lazer, religioso, esportivo e outros e define ainda quais os eventos, espaços e atrativos de Divinópolis que devem ser valorizados e considerados oficialmente como pontos turísticos. Trata ainda das ferramentas necessárias para divulgação, manutenção e valorização destes pontos para que eles possam atingir a finalidade de atrair turistas para a cidade o que fomenta a economia, gerando emprego, renda e arrecadação.

No projeto são apresentados como pontos turísticos religiosos, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida e a Cruz de Todos que pretendem construir na cidade. Os pontos os turísticos históricos ficaram sendo o Relógio do Sol da Praça Candidés e a Usina do Gafanhoto. Já como pontos turísticos culturais foram definidos o Teatro Usina do Gravatá e o Museu Municipal. Para o turismo esportivo foram definidos a Pista de Cooper; Ciclovia; Estádio Waldemar Teixeira de Faria, Praça Dom Cristiano e Praça Governador Benedito Valadares.

A matéria trata também do turismo de negócios e eventos sendo áreas que fomentam a economia nesta modalidade a região dos shoppings, os comércios da Cidade, Centro Industrial, feiras Culturais e a Feira da Agricultura Familiar. Os eventos contemplados são Exposição Agropecuária (Divinaexpo), Prato Rural e Prato da Casa. Os eventos e pontos turísticos existentes na cidade que não foram mencionados e quiserem fazer parte desta Lei, deverão procurar o Conselho Municipal de Turismo para cadastro, avaliação e possíveis emendas complementares.

2017 - Janete Aparecida Lei que proíbe comércio de réplicas de armasNa justificativa, a Vereadora autora afirma que “o turismo é uma das atividades econômicas que mais cresce no mundo e, a partir disto, a cidade de Divinópolis tem o interesse em fomentar esta atividade. Além disso, o turismo proporciona o acesso ao universo real ou imaginário do divertimento, recompõe o equilíbrio emocional, estimula o consumo de bens e serviços, dinamizando todos os setores significativos da economia e gera emprego”.

Além da Política e do Plano de Turismo, vereadores também aprovaram, na mesma reunião o Projeto de Lei 98/2017, de autoria do Vereador Sargento Elton (PEN) que institui a Semana Municipal do Turismo que deverá ser realizada anualmente entre 23 e 27 de setembro e deverá contar com ações planejadas pela Prefeitura para incentivar a prática no município.

registrado em: ,