Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Atividades da Câmara Jovem são retomadas nesta segunda-feira

Atividades da Câmara Jovem são retomadas nesta segunda-feira

por Ana Paula Oliveira - Jornalista — publicado 16/08/2021 17h24, última modificação 16/08/2021 17h24
Após serem suspensas em março deste ano, as atividades da Câmara Jovem foram retomadas nesta segunda-feira na Escola do Legislativo.

Na tarde desta segunda-feira (16/08/2021), foram retomas as atividades da Câmara Jovem de Divinópolis, na Escola do Legislativo Dr. Deusdedith Afonso Carrilho, da Câmara Municipal de Divinópolis.

Na ocasião, estivem presentes os vereadores jovens, Júlio César dos Santos (Presidente), Ana Clara Andrade (Secretária), Jeferson Silva de Oliveira (Secretário) e o Coordenador de Pedagógico, Samuel Marques.

Na oportunidade, foi realizada a 4° Reunião Ordinária, da 1° Legislatura da Câmara Jovem de Divinópolis, onde foram aprovados dois Projetos de Lei, os dois de autoria da Vereadora Ana Clara Andrade.

Devido a situação das ondas pandêmica, roxa e vermelha, que o município se encontrava, as atividades da Câmara Jovem foram paralisadas desde o dia 03 de março deste ano, sendo retomadas nesta segunda -feira dia, 16 de agosto.

"Tentamos retomar em março, mas infelizmente ainda não era o momento e logo precisamos interromper as atividades novamente por causa da situação sanitária referente à Covid. Então, é uma alegria muito grande fazer essa retomada, agora com a vacinação da população já bem adiantada e, por isso, com expectativa de que conseguiremos caminhar até o fim dessa Legislatura. Aliás, essa retomada foi marcada pela votação e aprovação de dois projetos muito importantes. Então, a expectativa agora é a melhor", explanou Samuel.

Na abertura dos trabalhos, o primeiro Projeto de Lei votado foi o Projeto n° CJ 01/2020, que cria o Programa Uniforme Escolar Solidário nas escolas da rede públicas municipal de ensino do Município de Divinópolis. O projeto é de autoria da vereadora Jovem Ana Clara Andrade e foi aprovado por 2 votos favoráveis.

De acordo com a vereadora jovem Ana Clara,o projeto tem a finalidade de ajudar as pessoas carentes e sem condições de adquirir uniformes escolares.

“Muita vezes os alunos não tem uniformes para irem à escola por falta de recursos financeiros. No entanto, com aprovação deste projeto, a doação de uniformes será de muita ajuda para as pessoas quem mais necessitam”, destacou Ana Clara.

O segundo projeto em pauta votado pelos jovens vereadores, foi o PL CJ 02/2020, que altera a lei n°7.354/2011, que torna obrigatória a afixação de placas em estabelecimentos, que alertem para o fato de que a violência doméstica é crime. O projeto é de autoria da vereadora Jovem Ana Clara Andrade e foi aprovado por dois votos favoráveis.

Os projetos aprovados na Reunião Ordinária da Câmara Jovem serão encaminhados para Câmara dos Vereadores de Divinópolis, e destinados às Comissões responsáveis para uma possível apresentação aos parlamentares, no intuito de se transformarem em leis municipais.

A 5° Reunião Ordinária da Câmara Jovem está marcada para ser realizada dia 30 de Agosto, às 14 horas, na Escola do Legislativo Dr. Deusdedith Afonso Carrilho, da Câmara Municipal de Divinópolis.

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS DA REUNIÃO.