Câmara cede plenário para realização de Projeto de Extensão do CEFET-MG
O plenário da Câmara Municipal de Divinópolis, foi palco na tarde desta sexta-feira (25) da apresentação do Projeto de Extensão MOCSD idealizado pela unidade Divinópolis do CEFET-MG. A edição 2025 do projeto de extensão foi realizada entre os dias 25 e 26 de julho, é um Modelo de Comitês Simulados (MOCSD) uma iniciativa organizada pelo Grêmio Estudantil do CEFET-MG que tem por objetivo promover a participação ativa dos estudantes em debates sobre temas relevantes das Ciências Humanas.
A proposta visa desenvolver competências como oratória, negociação, pensamento crítico e trabalho em equipe por meio de simulações acadêmicas inspiradas em comitês da ONU – Organização das Nações Unidas. Durante as apresentações feitas no plenário da Câmara de Divinópolis, foram montadas mesas de debates do Comitê AGNU – Assembleia Geral das Nações Unidas.
A Professora e Coordenadora do Projeto MOCSD – Alba Duraes, explicou que esse é um momento de retomada das discussões da Mini ONU. “Os projetos de extensão do CEFET tem a premissa de trazer o diálogo interno dos alunos da instituição para com as comunidades, visando essa troca de experiências para aprimorar a educação. Acreditamos que os trabalhos realizados em sala de aula, ao ser apresentados em outros ambientes como é o caso desse projeto aqui na Câmara é um oportunidade dos alunos aprenderem na prática tudo aquilo que é ensinado em campo”, disse Alba.
O debate é feito pelos delegados do Comitê que representaram diversos países sobre uma temática específica, dentro de uma simulação muito próxima ao que acontece na ONU. O corpo docente da instituição, acredita que quanto mais oportunidade os alunos tiverem de vivenciar os projetos, mais os alunos saíram fortes e potentes par a viver em sociedade.
Aluna da unidade do CEFET em Divinópolis, Larissa Costa coordenou o evento realizado na Câmara de Divinópolis e contou como foi planejar o debate para os mais de 100 alunos participantes da plenária. “Esse foi um trabalho muito complexo, pois já no início do ano começamos a mobilizar os alunos a participar de forma voluntária. Além disso buscamos integrantes para mediar os debates formando a Mesa Diretora e por último nomeamos os delegados que conduzem os debates. Porém, esse é um trabalho que vale muito a pena, e tenho certeza que todos colhemos bons frutos”, avaliou a coordenadora.
Representando o Grêmio Estudantil, o aluno José Santos, afirmou que o apoiar o projeto MOCDS 2025 foi um iniciativa muito positiva que deu suporte para os alunos realizarem o evento de forma técnica e também com materiais necessários para a elaboração das apresentações.

Já a Representante dos Delegados que conduziram o debate, Lívia Costa, relatou que cada delegado representou uma Nação diferente e entre os temas debatidos, um deles foi: “A pertinência do Veto” dentro do Conselho de Segurança da ONU e cada um dos alunos que representam as Nações defenderam seus interesses no debate. Esse é um momento muito interessante para os alunos saíram um pouco do contexto das aulas e discutir assuntos de nível nacional e mundial”, frisou Lívia.
Devido as apresentações serem abertas ao público, pais de alunos também puderam acompanhar de perto a realização do Projeto de Extensão, como foi o caso da mãe de uma aluna do CEFET, Mary Oliveira que acompanhou os debates na tarde desta sexta-feira na Câmara. “Fiz questão de vir acompanhar, pois entendo que esse tipo de projeto é extremamente importante para a formação acadêmica e pessoal dos estudantes. A família poder estar junto e apoiar eles nesta jornada faz com que eles tenha ainda mais impulso a frente do proposito do projeto que é formar cidadãos conscientes”, finalizou.
A Câmara Municipal de Divinópolis cumpre mais uma vez o seu papel de representante do povo, abrindo espaço para instituições debaterem assuntos relevantes para a sociedade civil. O plenário Zózimo Ramos, é disponibilizado para diversos eventos, reuniões, debates solicitados por entidades sem fins lucrativos, órgãos públicos ou entidades públicas, conforme previsto na Portaria 112/2025.