Câmara conclui mais uma edição do Curso Inclusão Digital 50+
A Câmara Municipal de Divinópolis, por meio da Escola do Legislativo, promoveu entre os dias 21 e 25 de julho a terceira edição do Curso Inclusão Digital 50+. A iniciativa tem como objetivo promover mais autonomia, segurança digital e participação cidadã entre pessoas com mais de 50 anos, auxiliando esse público a utilizar o ambiente digital com mais facilidade e confiança.
Durante os cinco dias de capacitação, os participantes puderam aprender a utilizar, de forma prática , ferramentas como whatsApp, instagram, e-mail, internet banking, compras online, entre outros aplicativos úteis para o dia a dia. Diante da grande procura, estão previstas mais duas edições do curso ainda em 2025, nos meses de setembro e dezembro.
Marcelina Liberato, palestrante do curso e integrante da equipe da Escola do Legislativo, destacou a importância do treinamento ao proporcionar mais autonomia aos participantes no uso de tecnologias no dia a dia. “A iniciativa da Câmara, quando pensamos nesse projeto, era justamente dar mais liberdade para que o idoso não fique dependendo do apoio de outras pessoas para solucionar questões relacionadas ao cotidiano no ambiente digital”, afirmou Marcelina.
A secretária da Escola do Legislativo, Patrícia Loureiro, destacou a grande adesão ao projeto e reforçou o compromisso da Câmara ao buscar orientar os idosos, sobretudo para evitar os golpes digitais, que são comuns a esse público. “Estamos na terceira edição do curso e a demanda está cada vez maior, as inscrições se encerram rapidamente. O foco principal da iniciativa é instruir os idosos para que não caiam em golpes digitais. Essa é a função da Escola do Legislativo levar conhecimento e auxiliar a população ”, comentou.
Beatriz Oliveira, aluna da turma, elogiou o curso e sugeriu que mais oportunidades como essa sejam oferecidas à população. “Estou adorando o curso, quero parabenizar os vereadores por essa iniciativa porque nós, idosos, estamos um pouco marginalizados, porque a tecnologia avança muito rápido e não temos condições de acompanhar. Quero também parabenizar a Marcelina, que é muito competente, aprendi bastante hoje. Espero que continuem oferecendo essa oportunidade, porque tem muita gente, que não sabe nem o básico e nós precisamos pelo menos engatinhar para acompanhar os jovens de hoje”, comentou.
A participante Vani de Freitas destacou que o curso foi essencial para conquistar mais independência no uso das tecnologias. “Foi ótimo o treinamento porque nós proporciona mais independência. Nessa fase agora, dos 50 anos, somos mais lentos, mais devagar para aprender e as pessoas hoje não tem tanto tempo, é tudo na correria e elas acham mais fácil fazer do que nos ensinar. Aqui aprendi bastante coisa, que não sabia”, disse.
O presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, vereador Israel da Farmácia, destacou a importância de iniciativas de apoio e aproximação do Legislativo a comunidade. “O Curso Inclusão Digital 50+ é um exemplo de como podemos transformar vidas com iniciativas simples, mas de grande impacto. A tecnologia precisa ser acessível a todos e seguiremos colaborando para que mais idosos tenham oportunidade de participar dos treinamentos da Escola do Legislativo da Câmara”, afirmou o presidente.