Câmara e Prefeitura realizam treinamento sobre compras públicas e licitações
“Como trabalhar com o Governo: Compras Públicas e Licitações”, esse foi o tema do workshop realizado, ontem (26), na sede da Câmara Municipal de Divinópolis. O objetivo do evento foi capacitar Microempreendedores Individuais (Meis) e empresas de outros portes para participarem dos processos licitatórios da Prefeitura e Câmara Municipal de Divinópolis, estimulando o desenvolvimento econômico local. A “Semana do MEI” é uma iniciativa nacional do Sebrae e em Divinópolis está sendo desenvolvida pela “Sala Mineira do Empreendedor” da Prefeitura de Divinópolis, com apoio de diversos parceiros, entre eles a Câmara Municipal.
O presidente da Câmara, vereador Israel da Farmácia, destacou a importância de abrir essa oportunidade aos empreendedores locais e a satisfação da abertura da “Semana do MEI” ser na sede do Poder Legislativo. “Eu sempre falo, que devemos valorizar mais as nossas pequenas empresas, o nosso comércio local. Quando incentivamos nossos empreendedores, fomentamos a economia, geramos renda e criamos empregos para a nossa cidade. Estou muito feliz da “Semana do MEI” ser aberta hoje na Câmara Municipal, só tenho a agradecer à Prefeitura por esse espaço, essa parceria”, destacou.
O Secretário Municipal de Planejamento, Gestão, Ciência e Tecnologia , Thiago Nunes, foi um dos palestrantes do evento e destacou que somente nesse ano o município já movimentou R$62 milhões em compras, sendo a venda para o poder público uma grande oportunidade de crescimento para as empresas. “Hoje, levamos para os nossos empresários as potencialidades, que se tem de aumentar a sua prospecção de negócio, vendendo para órgão público. Essa é uma fatia muito grande, somente em Divinópolis no ano de 2025 já movimentamos mais de R$62 milhões em compras. E hoje tivemos um desafio aqui: mostrar o tanto, que é simples vender para o órgão público”, explicou.
O secretário destacou ainda que os empreendedores podem aumentar o seu faturamento, ofertando seus produtos e serviços não somente para a Prefeitura de Divinópolis e Câmara de Divinópolis, mas para qualquer órgão público do Brasil.
Leonardo Gontijo, sócio-proprietário da Dividata Processamento de Dados, foi também palestrante do workshop e ressaltou o impacto, que as licitações trouxeram para o crescimento da sua empresa, que foi fundada em Divinópolis na década de 80. “Até os anos 2000, o faturamento da nossa empresa era 90% do setor privado e 10% do setor público. Hoje, 90% do nosso faturamento vem do setor público, dos contratos com o Governo e apenas 10% com o setor privado. Foi de extrema importância ter esse acesso ao mundo das licitações, das compras públicas. Convido os empresários da cidade para participarem dos processos de contratação local, a se interessarem pelas compras públicas, a prestigiarem o nosso município, a Prefeitura, a Câmara, com a participação nestes certames, que são públicos e simples de participar”, pontuou.
Participantes
O empresário, César Souza, da área de eletroeletrônicos e serviços educacionais, destacou a relevância do tema. “Vender para os órgãos públicos é algo relevante para o crescimento de todo ecossistema regional da nossa cidade. E é importante também para a gente nos conectar um pouco mais com as Prefeituras, com o Estado e Governo Federal, seja com serviços ou produtos”, disse.
Gabriel dos Santos Teodoro, empresário na área de comunicação visual destacou que hoje a área de licitações está em evidencia, sendo importante a capacitação dos empreendedores. “É sempre muito importante para a gente participar porque licitação hoje está em evidência. Hoje, vender para o setor público é garantia de recebimento, então é sempre bom trazer esse conhecimento, essas explicações, principalmente, para o empreendedor, que às vezes está tão distante dessa realidade”, comentou.
Treinamento
O treinamento, que foi transmitido ao vivo, está disponível no canal da Câmara Municipal, no Youtube. Clique e confira: https://www.youtube.com/watch?v=BSHPVzIahu8