Câmara expõe obras de Petrônio Bax
Quadros do pintor Petrônio Bax podem ser vistos na exposição “Bax, Cor e Vida” que é realizado pela Academia Divinopolitana de Letras em comemoração aos 60 anos de sua fundação. Petrônio Bax, que nasceu em Carmópolis de Minas passou sua infância e início da fase adulta em Divinópolis, dedicou-se à pintura, desenho, gravura e escultura. Também foi membro da Academia Divinopolitana de Letras tendo publicado cinco livros com poesias e desenhos de sua autoria sendo hoje reconhecido como um dos maiores pintores de Minas Gerais.
Mesmo tendo se instalado em Belo Horizonte onde estudou pintura com Guignard e escultura com Franz Weissmann, no Instituto de Belas Artes da Escola Guignard. De Guignar, conserva fortes influências picturais e poéticas, sobretudo os cenários de Minas Gerais.
Os motivos e ambientes marinhos e as cenas bíblicas e religiosas são constantes em sua obra. Nas palavras de Monsenhor Almir, "Petrônio Bax tem o dom de captar no seu mágico pincel, de preferência a luz, com que sonda as águas e os mares, donde faz aparecer as criaturas que se comunicam com o mundo espiritual, saídas das nuvens e dos céus empíreos." Assim como em suas obras, o artista traz na assinatura a forma do peixe. Símbolo da "boa nova", o peixe revela, no grego ichtys (peixe), um anagrama para Cristo:
I - Jesus;
CH - Christo;
TH - Theou - de Deus;
Y - ios - Filho;
S - soutér – Salvador.
A exposição tem como curadora a filha de Petrônio, Simone Bax, que trouxe, de Belo Horizonte, os quadros, livros, e banners tendo montado uma exposição que, certamente, encantará os divinopolitanos.
O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Eduardo Print Jr., destacou a importância de retomada de uso do Espaço de Cultura GTO do Poder Legislativo localizado no hall de acesso ao Plenário Vereador Dr. Zózimo Ramos Couto. “Estamos retomando o uso do Espaço GTO em grande estilo com uma das mais belas exposições que já foram montadas na Câmara Municipal de Divinópolis. Apreciar as pinturas vibrantes e coloridas de Bax nestes tempos sombrios e que estamos, nós brasileiros, enfrentando tantos desafios, é um acalento em nossa alma”, disse o Presidente Print Jr.
O Presidente da Academia Divinopolitana de Letras que também é o Secretário Geral da Câmara, Flávio Ramos, disse que “esta foi uma grande forma de comemorar os 60 anos da Academia de Letras realizando esta exposição e aproveitando para mostrar a versatilidade de um dos mais importantes acadêmicos que já ocupou uma cadeira na ADL que foi Petrônio Bax compartilhando estas maravilhas da arte mineira com os divinopolitanos que têm livre acesso ao Espaço GTO da Câmara para ver de perto estas obras.”
A Câmara Municipal de Divinópolis ainda disponibilizou a obra “Tiradentes”, um quadro de grande dimensão, que foi doado por Petrônio Bax ao Legislativo Municipal quando foi lhe concedido o título de Cidadão Honorário de Divinópolis. O quadro que tem a imagem de Tiradentes ao centro no meio de um triângulo vermelho que faz referência à bandeira do estado de Minas e ladeado por imagens da cena mineira também foi incluído na exposição que ficará disponível para visitação até o dia 19 de novembro.
A filha de Petrônio Bax, Simone de Carvalho Bax, expressou alegria em expor as obras de seu pai.
“Fico imensamente lisonjeada por essa triplamente homenagem feita pela Academia Divinopolitana de Letras, já que esta é a terceira vez em que a ADL homenageia meu pai. A exposição é compostas pelas artes da poesia,telas e ilustrações dos cinco livros escritos pelo papai; Tenho certeza de que, onde quer que ele esteja, ele está muito feliz”, destacou Simone.
Diretoria de Comunicação (Dircom)
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Divinópolis.