Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara Jovem abre inscrições para formar novas turmas em 2022

Câmara Jovem abre inscrições para formar novas turmas em 2022

por Marcela Knupp - Coordenadora de Comunicação CMD — publicado 27/07/2021 13h55, última modificação 27/07/2021 14h20
As inscrições serão feitas de 01/09 a 30/09/2021, de forma online.

Serão abertas as inscrições para mais uma etapa do projeto Câmara Jovem de Divinópolis. Essa é uma proposta da  Escola do Legislativo Dr. Deusdedith Afonso Carrilho, da Câmara Municipal de Divinópolis, envolvendo os jovens na política municipal.

A Câmara Jovem de Divinópolis tem como objetivo proporcionar a circulação de informações nas escolas sobre projetos, leis, e atividades gerais da Câmara Municipal de Divinópolis, assim como possibilitar aos alunos o acesso aos vereadores e às propostas apresentadas no Legislativo em prol da comunidade, favorecendo atividades de discussão e reflexão sobre os problemas do município de Divinópolis que mais afetam a população. Ainda faz parte das propostas proporcionar situações em que os alunos, representando as figuras dos vereadores, apresentem sugestões para solucionar importantes questões da cidade ou de determinados grupos sociais e sensibilizar professores, funcionários e pais de alunos, para a participação dos estudantes no programa Câmara Jovem e apresentarem sugestões para seu aperfeiçoamento.

De acordo com o Coordenador Pedagógico, Samuel Marques, a etapa de formação da Câmara Jovem ocorrerá no mês de novembro de 2021 e contará com os seguintes módulos:

I – Apresentação do programa Câmara Jovem de Divinópolis;
    II – Política e cidadania;
    III – Constituições Federal e Estadual;
    IV – Lei Orgânica Municipal;
    V – Regimento Interno da Câmara;
    VI – Comissões Temáticas da Câmara;
    VII – Orientação para pesquisa;
    VIII – Redação oficial e proposições;
    IX – Ética e decoro parlamentares;
    X – Apresentação de relatórios de pesquisa.

Em virtude da pandemia de Covid-19, dependendo da situação sanitária do município, os estudantes inscritos serão divididos em duas turmas: A e B, que terão formações separadas, conforme cronograma. Caso a situação sanitária permita a formação conjunta de todos os estudantes inscritos, será seguido o cronograma da Turma B.

As inscrições serão feitas de 01/09 a 30/09/2021, de forma online, no site  www.divinopolis.mg.leg.br/escola. Outras informações podem ser obtidas no telefone (37) 3214-4658.

CONFIRA O REGULAMENTO NA ÍNTEGRA:

Regulamento Câmara Jovem 2022