Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara lança ‘e-Democracia’ para participação popular

Câmara lança ‘e-Democracia’ para participação popular

por Marcela Knupp - Coordenadora de Comunicação CMD — publicado 07/10/2021 16h40, última modificação 08/10/2021 14h00
Plataforma digital e-Democracia possibilitará participação popular em reuniões e audiências públicas de forma online.

A Câmara Municipal de Divinópolis lançou nesta semana mais um canal de aproximação do cidadão com os trabalhos legislativos. A plataforma digital e-Democracia!

O e-Democracia é uma plataforma inovadora de transparência e participação popular. Criado pela Câmara dos Deputados, possui mecanismos com diferentes processos participativos, tanto online como offline. Nesse primeiro momento, a Câmara vai utilizar o módulo “Audiências Interativas”.

De acordo com o Diretor de Informática da Câmara Municipal de Divinópolis, Márcio Vilas Boas, o módulo Audiências Interativas é uma ferramenta que transmite ao vivo as audiências, reuniões ou eventos, e permite a quem assiste online fazer perguntas aos participantes, além de interagir em uma página com bate-papo.

Ainda segundo Márcio Vilas Boas, essa implementação foi possível por meio de uma parceria com a Câmara dos Deputados, Senado Federal e Interlegis, e será implantada de forma gratuita.

“O e-Democracia foi desenvolvido com software livre, é gratuito, totalmente aberto e foi implantado e configurado por essa Diretoria, utilizando ferramentas próprias. A Câmara não terá nenhuma despesa ao utilizá-lo. Essa ferramenta possibilitará melhor participação da população, de forma online”, destacou Márcio.

A partir de agora, o cidadão poderá enviar perguntas para as audiências públicas, prestação de contas e qualquer evento que for transmitido pela plataforma, e até mesmo votar nas perguntas que já foram feitas.

Para acompanhar as reuniões, basta acessar o site oficial e-democracia.divinopolis.mg.leg.br.

Para participar enviando perguntas é necessário fazer o login no site e acompanhar a transmissão ao vivo. As perguntas mais votadas, relacionadas ao tema em discussão, têm mais chances de serem respondidas.

Caso o cidadão não tenha cadastro, basta criar um, clicando no botão entrar/cadastrar, no canto direito da parte superior da página. Caso não consiga acompanhar a audiência, não se preocupe! A gravação e as respostas ficarão disponíveis no portal e-Democracia.

Bem-vindo ao e-Democracia da Câmara Municipal de Divinópolis.

Para o presidente da Câmara, vereador Eduardo Print Júnior (PSDB), todas as formas de interação com a população são válidas, principalmente ferramentas online e gratuitas.

“Buscamos uma gestão mais interativa e com redução de custos. Com isso, teremos maior participação popular e aprimoraremos nossa comunicação com os cidadãos. Muitos não conseguem estar presentes aqui na Câmara, mas podem participar de forma online da mesma forma que se estivessem aqui”, declarou Print.

A primeira Audiência Interativa será realizada na próxima quarta-feira (13/10/2021), às 14h,  durante sobre a discussão da LOA 2022 e PPA 2022-2025 com a população.

Você já pode enviar sua pergunta e conhecer mais sobre o assunto. Acesse: e-democracia.divinopolis.mg.leg.br

Fotos do lançamento da plataforma.