Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara realiza exposição em alusão aos 109 anos de Divinópolis

Câmara realiza exposição em alusão aos 109 anos de Divinópolis

por Ana Paula Oliveira - Jornalista — publicado 26/05/2021 15h35, última modificação 26/05/2021 17h27
A exposição está disposta no Espaço Cultural GTO, em frente ao Plenário da Câmara Municipal de Divinópolis.

Na tarde da última terça-feira (25), a Câmara Municipal de Divinópolis, em parceria com a Secretária de Cultura e Esportes de Divinópolis, elaboraram uma exposição de quadros em comemoração ao aniversário da cidade.

Divinópolis comemora 109 anos no próximo dia 01 junho, e desde 1912 acontece o Tradicional Desfile Cívico de Aniversário da cidade. No entanto, como estamos vivendo em um momento de pandemia, em que estão suspensos todos os eventos e festas na cidade, devido a situação que Divinópolis se encontra, há dois anos o desfile não realizado, entre outros eventos na cidade, que marcam a data.

De acordo com o Presidente da Câmara, vereador Eduardo Print Júnior, destacou que a data não poderia deixar de ser destacada, e, por isso, decidiu realizar essa exposição.

“Uma data tão importante como essa não poderia passar em branco. Sendo assim, essa exposição é uma forma de contar um pouco da história e das raízes do município. A  Casa Legislativa é um dos quadros expostos na exposição e mostra exatamente onde tudo começou’’, expressou o presidente.

Os quadros em exposição fazem referências aos pontos turísticos do município, como: a ponte do bairro Esplanada, a Ferrovia, a Casa do Legislativo, as ruas do centro da cidade, como Rua São Paulo, Rua Goiás no Porto Velho e a Catedral do Divino Espírito Santo. Também compõe a exposição o símbolo do Divino Espírito Santo, que é representa a cidade do Divino (Divinópolis).

Um dos quadros em destaque manifesta a antiga estação ferroviária, que foi construída em 1916 e é um espaço tombado como patrimônio histórico de Divinópolis. É um dos monumentos mais antigos da cidade, e em 2021 completa 106 anos. A estação teve uma influência muito grande na época, pois não tinham muitas estradas e tudo que era destinado a outros estados passava pelo local.

A exposição ficará aberta a população do dia 25/05 ao 07/06, nos horários de funcionamento da Câmara Municipal de Divinópolis, de 8h às 18h.