Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara recebe Expedição Rio Pará 2023: Esse Rio é Meu

Câmara recebe Expedição Rio Pará 2023: Esse Rio é Meu

por Flávio Ramos - Secretário Gerald CMD — publicado 11/05/2023 13h55, última modificação 11/05/2023 15h50
A comitiva do CBH do Rio Pará promove a primeira expedição, da nascente à foz, nas águas deste importante afluente do rio São Francisco, na sede da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Divinópolis recebe dia 12 de maio, sexta-feira, a comitiva do CBH do Rio Pará que promove a primeira expedição, da nascente à foz, nas águas deste importante afluente do rio São Francisco. A iniciativa percorrerá os municípios e principais pontos da bacia hidrográfica a fim de conhecer a realidade atual do território e mobilizar a sociedade para a revitalização do rio.

Em cada um dos pontos visitados haverá apresentações artístico-culturais, solenidades, rodas de conversa, compromissos com o poder público e muito mais. Estão previstas também plantio de mudas, monitoramento e análise da qualidade da água, visitas técnicas guiadas, passeios de barco (como à foz do Rio Pará, no encontro com o Velho Chico), visita e roda de conversa com o povo Kaxixó e muito mais!

Em Divinópolis, a recepção à Expedição ‘Esse Rio é Meu’ – que estará em seu quinto dia. Às 8h30, a equipe do Comitê promoverá uma análise da qualidade da água do rio Itapecerica, afluente do Rio Pará, na Praça Candidés. Já às 14h, será promovido o evento ‘Esse Rio é Meu: Encontro interinstitucional pelas águas de Divinópolis e Bacia do Rio Pará, com participações e apresentações do CBH do Rio Pará, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Divinópolis e de Comissões ligadas à Câmara Municipal de Vereadores no Plenário da Câmara Municipal de Divinópolis.

O presidente do CBH do Rio Pará, José Hermano Franco, ressaltou o valor da ação: “O objetivo é mobilizar, gerar pertencimento, reforçar a noção de que ‘esse rio é meu’. É muito importante essa construção. Essa primeira expedição pretende atrair a atenção dos habitantes da bacia para a necessidade de termos um rio mais saudável”.

O Presidente da Câmara de Divinópolis, Vereador Eduardo Print Jr., considerou primordial que a sociedade volte a se mobilizar para defender a qualidade da água. “Divinópolis tem o privilégio de ser abastecida por dois rios mas, lamentavelmente, apesar das diversas promessas, até hoje não entrou em funcionamento as Estações de Tratamento de Esgoto prometidas pela Copasa. Este evento será importante para que possamos, mais uma vez, levantar esta bandeira da defesa do rio Itapecerica e do rio Pará”.