Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara reduz custo de 25% com aluguel de impressoras

Câmara reduz custo de 25% com aluguel de impressoras

por Marcela Knupp - Coordenadora de Comunicação CMD — publicado 03/05/2022 17h55, última modificação 03/05/2022 17h55
Após processo licitatório, foram adquiridas 28 impressoras, mediante locação, gerando economia de aproximadamente 25% do valor atual pago.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Divinópolis colocou em prática mais uma medida de economia aos cofres públicos municipais. Após processo licitatório foram adquiridas 28 impressoras, mediante locação, gerando economia de aproximadamente 25% do valor atual pago.

As 28 impressoras HP Laser Jet Pro MFP chegaram nessa semana na Câmara Municipal e já estão sendo instaladas em todos os gabinetes e setores da Casa Legislativa. Nessa locação, estão inclusos todo trabalho de manutenção e recarga de toner e depreciação dos aparelhos. As novas maquinas possibilitam impressão, digitalização e cópias de documentos até mesmo por wi-fi. Diferente das impressoras existentes. Anteriormente eram usadas dois tipos de impressoras por gabinete e setores: Uma Deskjet de cartucho e uma impressora a laser abastecida por toner.

De acordo com Márcio Vilas Boas, Diretor de Informática, o aluguel das impressoras gerará melhor custo benefício à Câmara, além de evitar que a instituição tenha que administrar o sucateamento das máquinas, o que ocorre com muita rapidez, face às rápidas mudanças tecnológicas.

“O custo por cópia ficará bem mais barato, visto que cartuchos, toner e manutenção são por conta da empresa contratada. A partir de agora, todos os setores serão melhores abastecidos com as novas máquinas, atendendo a preço justo a prestação de serviço à população”, garantiu o Diretor de Informática.

Na licitação, consta que as impressoras atualmente utilizadas na Câmara, possuem mais de 4 anos de uso e 08 anos de aquisição, tendo as mesmas apresentado recorrentes problemas e, até mesmo, que várias já foram encaminhadas para o setor de patrimônio, pela falta de peças, ficando obsoletas e inoperantes.

Ainda foi destacado que o custo total estimado, envolvido na locação dos equipamentos, é bem menor que o valor total para a aquisição das mesmas. Essa ação reduz também o impacto ambiental, a diminuição da quantidade de equipamentos, redução do estoque de consumíveis, atualização tecnológica sem investimento inicial e a possibilidade de substituição de processos físicos por digitais e automatizados.

De acordo com Marco Antônio Pinto Silva, Pregoeiro da Câmara, o valor adquirido no processo licitatório foi abaixo do mercado.

“Conseguimos o valor de R$3.920 ao mês, pelo aluguel das 28 impressoras, enquanto o valor de mercado sairia a R$3.973. Comprovadamente, foi um ganho para Câmara”, ressaltou o pregoeiro.

O Presidente da Câmara, Eduardo Print Júnior, destacou que essa é mais uma grande conquista de economia aos cofres públicos.

“Estimamos economizar cerca de 25% com o aluguel das impressoras. Sem desperdícios, com material novo, equipamentos atualizados e manutenção mais barata. Sem dúvida, este foi um dos grandes ganhos, comprovando esse marco de economia que propusemos implantar em nossa administração, frente à Câmara Municipal”, finalizou.