Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara retorna atividades dia 05 com 1ª sessão do ano

Câmara retorna atividades dia 05 com 1ª sessão do ano

por dircom — publicado 28/01/2019 13h21, última modificação 28/01/2019 13h21
Vacância de Cleitinho Azevedo abre espaço para suplência de Matheus Costa
Câmara retorna atividades dia 05 com 1ª sessão do ano

Sessões podem ser acompanhadas do Plenário, pela TV Câmara, APP iCâm@radiv, site e redes sociais.

O recesso parlamentar que teve início no dia 13 de dezembro do ano passado, será finalizado na próxima terça-feira, dia 05 de Fevereiro de 2019 às 14horas, com a realização da 1º Reunião Ordinária no plenário Zózimo Ramos Couto.

A Câmara Municipal já se prepara para a volta dos trabalhos Legislativos, considerando o grande volume de documentos e ofícios recebidos ao longo do recesso. Conforme informações da Secretaria Legislativa, a primeira Reunião Ordinária contará com a leitura de 20 ofícios, 88 indicações, 18 requerimentos, 04 Moções Congratulatórias e 06 Moções de Pesar.

De acordo com o Secretário Legislativo, todo início de ano o setor envia os livros com os projetos de Lei aprovados no ano anterior para o setor do arquivo da Câmara, porém há sempre um grande volume de documentos recebidos durante o recesso que precisam ser lidos em plenário. “O acúmulo se dá, devido ao recesso, pois mesmo não havendo reuniões a Câmara funciona normalmente, e a grande maioria dos documentos oficiais tem que ser lido em plenário”, frisou o Secretário Legislativo Vander Lúcio Penha.

SUPLÊNCIA

Já no primeiro momento da Reunião Ordinária será anunciada a renuncia Cleitinho Azevedo (PPS), à sua cadeira Legislativa, após ser eleito deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na oportunidade o suplente Matheus Costa (PPS), é quem ocupará a vaga na Câmara Municipal de Divinópolis.

Conforme previsto regimentalmente, o Vereador Cleitinho Azevedo apresenta sua renuncia, e a Câmara Municipal expede uma Portaria declarando a vacância. Momento então que o suplente é convocado a tomar posse. “Durante a primeira sessão legislativa o Presidente Rodrigo Kaboja, chamará o suplente Matheus Costa para fazer o juramento, e em seguida o Presidente o declara empossado, permitindo que a partir desta primeira reunião Matheus Costa participe dos trabalhos legislativos já na condição de Vereador”, explicou Vander Lúcio.

Texto: Liziane Ricardo                                                                                 Foto: Diretoria de Comunicação