Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Acessibilidade é pauta da Comissão de Assistência Social

Acessibilidade é pauta da Comissão de Assistência Social

por Ana Paula Oliveira - Jornalista — publicado 14/07/2021 11h20, última modificação 14/07/2021 12h24
Reunião foi realizada na Praça do Santuário e Comissão ouviu as reivindicações do grupo sobre acessibilidade.

A Comissão de Assistência Social da Câmara Municipal de Divinópolis, composta pela vereadora Ana Paula do Quintino (Presidente), vereador Ademir Silva (Secretário) e vereadora Lohanna França (Membro), se reuniram com um grupo de pessoas portadoras de deficiências, na Praça do Santuário, para tratarem de assuntos relacionados a acessibilidade em Divinópolis.

Na oportunidade, estiveram presentes, a vereadora Ana Paula do Quintino, os assessores da vereadora Lohanna França, Ítalo Soares e Júlia Sátiro, na presença de vinte pessoas portadoras de deficiência física.
De acordo com a vereadora Lohanna , essa foi uma das reuniões periódicas que são realizadas, por meio da Comissão. Além das reclamações do transporte público da cidade, foram abordados vários assuntos relacionados a acessibilidade.

“A grande queixa das pessoas (cadeirantes), que foram até ao meu gabinete, foram para reclamar sobre transporte público, devido ao não funcionamento dos elevadores”, expressou Lohanna

Na ocasião, foi dado um parecer aos interessados sobre a resposta do ministério público para que os próprios cadeirantes armazenassem provas, como fotos e vídeos, para que fosse aberto um inquérito, contra a Trancid, comprovando o desleixo, relacionado aos portadores de necessidades.

“Os cadeirantes que precisam do transporte coletivo, muita das vezes não conseguem chegar aos seus compromissos, devido à falta de sensibilidades da empresa, por não disponibilizarem ônibus com o seu funcionamento, em prefeitas condições”, relatou Lohanna.

Além do transporte público, foram abordados vários assuntos relacionados a acessibilidade em vários pontos da cidade, como passeios não adaptados a falta de rampas pelas ruas da cidade.

De acordo vereadora Ana Paula, é importante ouvir as pessoas que têm alguma limitação, pois as mesmas têm uma visão mais ampla, sobre a vivência da falta de acessibilidade.

“É de grande importância ouvir essas pessoas portadoras de deficiência pois elas que sofrem no dia a dia com a falta de acessibilidade. São eles que sabem o que precisa mudar e ser adaptado”, destacou Ana.

No início do ano as vereadoras Ana Paula e Lohanna fiscalizaram algumas linhas de ônibus pela madrugada na cidade, onde testaram os elevadores de quatro coletivos. O resultado foi de apenas dois com o funcionamento adequado a transportarem cadeirantes.

“Presenciarmos o cenário de descaso com as pessoas portadoras de necessidades”, expressou Lohanna
Ao final da reunião, a Comissão pontuou mudanças necessárias em pontos centrais da cidade, como as Ruas Primeiro de Junho e Goiás, com falta de sinalização.