Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara debate "Política Municipal para a População em Situação de Rua"

Câmara debate "Política Municipal para a População em Situação de Rua"

por Elias Costa - Coordenador de Comunicação — publicado 25/04/2019 11h05, última modificação 25/04/2019 13h42
Comissão de Assistência Social da Câmara conheceu detalhes do anteprojeto de lei que institui em Divinópolis uma "Política Municipal para a População em Situação de Rua"
Câmara debate "Política Municipal para a População em Situação de Rua"

Comissão de Direitos Humanos e Defesa Social debate situação de moradores de rua

A Comissão de Assistência Social da Câmara Municipal de Divinópolis (CMD) debateu na tarde de ontem (24.abril.2018) as políticas públicas de acolhimento e suporte aos moradores em situação de rua de Divinópolis. O encontro foi realizado no Plenário Dr. Zózimo Ramos Couto e apresentou detalhes do anteprojeto de lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, que institui uma "Política Municipal para a População em Situação de Rua". Em breve, o texto será apresentado para apreciação dos vereadores.

De acordo com a vereadora Janete Aparecida (PSD), a iniciativa conta com o apoio do Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e dos Catadores de Materiais Recicláveis (CNDDH), com sede em Belo Horizonte, e vendo sendo debatida em vários encontros e debates nos últimos meses.

" É uma pauta muito importante e o poder legislativo tem acompanhado de perto as iniciativas em parceria com a Defensoria Pública, o Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias em Situação de Rua, oferecido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Divinópolis, lideranças e moradores. Essa matéria tem todo nosso suporte e apoio e esperamos em breve aprecia-la aqui na casa", afirmou.

O colegiado também tomou conhecimento sobre dificuldades no atendimento e maus tratos a essas pessoas. Em entrevista, o vereador Ademir Silva, pontuou que o atendimento em Divinópolis precisa ser mais rápido e humanizado.

" Esse encontro hoje foi importante para nivelarmos informações e também para ajudarmos com a força da lei, numa política mais humanizada e presente na vida dos moradores de rua. Fico feliz, pois a rede integrada que foi criada e esta prevista no anteprojeto, prevê a divulgação de serviços e programas de forma a assegurar o amplo acesso aos que mais precisam", ponderou.

O vereador Matheus Costa (PPS), que conduziu a reunião na Câmara, ponderou que é muito nobre o objetivo de resgatar a cidadania e a dignidade dessas pessoas em situação de vulnerabilidade.

"É um debate muito importante e eu fiquei bastante satisfeito com a participação de todos aqui no Plenário. O nosso objetivo, enquanto colegiado, é ajudar no trabalho de integração social e procurar entender os  motivos pelos quais as pessoas passaram a viver e morar na rua. Queremos auxiliar e combater problemas como desemprego, drogas, e, realmente, ajudar”, frisou.

Além dos vereadores Matheus Costa (PPS), Ademir Silva (PSD) e Janete Aparecida (PSD), também participaram da reunião, o secretário Municipal de Saúde de Divinópolis, Amarildo Sousa, representantes da Defensoria Pública, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Secretaria Municipal de Educação, entidades civis, assistentes sociais, moradores de rua e representantes de bairros.

Diretoria de Comunicação (Dircom)