Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Comissão de Justiça cobra prestação de serviço da Cemig

Comissão de Justiça cobra prestação de serviço da Cemig

por Dircom-CMD — publicado 13/12/2023 16h38, última modificação 13/12/2023 16h38
Deficiência das empreiteiras tem sido as maiores reclamações da população

A Comissão de Justiça, Legislação e Redação por intermédio do vereador Josafá Anderson (CDN) convocou uma reunião na manha de hoje (13), na sede da Câmara Municipal, para debater a a deficiência na prestação de serviços prestados pela Cemig e demais empreiteiras que realizam a instalação de postes de energia elétrica no município de Divinópolis.

A reunião foi provocada pelo membro da Comissão de Justiça devido as constantes reclamações da população em seu gabinete: “as valas abertas para instalação de postes que são feitas de forma irregular, ferindo a acessibilidade local; poda e supressão de árvores; cabeamento irregular de internet, telefonia e tecnologia que permanecem emaranhados por toda a cidade”, apresentou Josafá.

Estiveram presentes o Procurador Municipal, Leandro Mendes, o Diretor da Semsur, Rodrigo Assis, representando o Meio Ambiente, Nilton Gontijo e Thiago Martins pela a Secretaria Municipal de Políticas e Mobilidade Urbana. Já os representantes da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) não compareceram na reunião.

Contrapondo as reclamações listadas pelo vereador, o Procurador do Município pontuou que o projeto vem da empresa contratada ou da própria Cemig e o papel do município é de emitir a autorização. “É importante detectarmos quem está efetivando as instalações destes postes pontuados pelo vereador para que seja de fato fiscalizado”, reforçou Leandro Mendes.

Quanto aos cabeamentos irregulares das empresas de internet, telefonia e tecnologia, o Procurador assim como o Diretor da Semsur, entenderam que o primeiro passo é efetuar a aplicação de multas como forma de penalizar essas empresas. Ainda segundo Leandro, “com a tecnologia que temos hoje, já deveria ser cobrado que os novos projetos de loteamentos sejam elaborados com cabeamento subterrâneo para que não haja mais esse tipo de desgaste”.

Na oportunidade, os representantes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), fizeram uma apresentação detalhando como eles atuam mediante a manutenção das instalações elétricas, em relação à distância de segurança, projetos, podas, supressões e demais solicitações que chegam diariamente na pasta.

WhatsApp Image 2023-12-13 at 13.58.19.jpeg

Já nos encaminhamentos finais, vereador Josafá , definiu que a Comissão de Justiça irá documentar todas as deficiências apontadas no encontro e deverá convocar para Fevereiro uma nova reunião exigindo a presença de um representante da Cemig para um ajuste de conduta e até mesmo uma notificação da companhia.