Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Comissão de Saúde da Câmara convoca reunião com Conselho de Saúde

Comissão de Saúde da Câmara convoca reunião com Conselho de Saúde

por Dircom-CMD — publicado 17/11/2023 16h35, última modificação 17/11/2023 16h45

O Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Divinópolis Zé Braz (PV), junto dos membros Rodyson do Zé Milton (PV) e Ney Burguer (PSB) convocaram os membros do Conselho Municipal de Saúde para uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (17/11) no plenarinho da Casa Legislativa.

O objetivo da reunião foi de compreender e aprofundar as demandas da população por meio do Conselho Municipal de Saúde, além de discutir os atos legais e trâmites da Secretaria Municipal de Saúde. Tendo em vista ainda os esclarecimentos a respeito do descredenciamento de 186 vagas para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e o anuncio da perda de mais de R$ 8 milhões em verba para a saúde que estariam atribuídas ao serviço e as novas vagas.

Segundo o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Guilherme Lacerda Teixeira, “viemos trazer hoje todas as explicações para os vereadores visando as complicações futuras que estão por vir em consequência desse descredenciamento da cidade. Além da questão das prestações de contas recusadas e da reprovação do Ministério da Saúde referente ao tramite feito de forma errônea pela gestão municipal”.

De acordo com Irislaine Duarte integrante do Conselho Municipal de Saúde, a atual administração não está cumprindo as regas e metodologias necessárias para amparar a saúde de Divinópolis. E aproveitou para pontuar que o descredenciamento não é culpa do Conselho.

O Vereador Rodyson ressaltou para os membros do Conselhos sobre a importância de seguir leis, agir com legalidade e moralidade na gestão pública. E o Presidente da Comissão Zé Braz cobrou a falta de medicamentos, enfatizando a necessidade de planejamento para evitar que essa situação seja recorrente.

Para os encaminhamentos finais da reunião, os membros do Conselho de Saúde ficaram de enviar os documentos e relatórios sobre os trabalhos e atribuições do controle social ao Presidente da Comissão.