Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Comissão de Saúde da Câmara se preocupa com falta de remédio na “Farmacinha”

Comissão de Saúde da Câmara se preocupa com falta de remédio na “Farmacinha”

por Ana Paula Oliveira - Jornalista — publicado 01/09/2022 18h10, última modificação 01/09/2022 18h18
Colaboradores: José Vander Viegas - Diretor de Comunicação CMD
Reunião com representantes da Saúde buscou causa e solução para o problema

Foi realizada na última terça-feira (30/08), no Plenarinho, uma reunião da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência da Câmara Municipal de Divinópolis, para discutir a falta de medicamentos na Farmácia Municipal.

Na oportunidade, estiveram presentes os Vereadores, Zé Brás (presidente); Israel da Farmácia (secretário) a vereadora Lohanna França (membro) e o presidente da Casa Legislativa, Vereador Eduardo Print Júnior.

Convidados pela Comissão, compareceram os representantes da Prefeitura - Alan Rodrigo, Secretário Municipal de Saúde e Thays Santos, Gerente de Assistência Farmacêutica.

Segundo o Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Vereador Zé Brás, a falta de medicamentos na Farmácia Municipal é uma realidade e está causando grandes transtornos para a população, especialmente, os mais carentes. Por isto, ele convidou os presentantes do Executivo para esclarecer os motivos das faltas e discutir ideias para solucionar o problema.

Na oportunidade, o Secretário de Saúde de Divinópolis disse que a falta dos medicamentos é devido à ausência de fornecedores, contudo, processos administrativos estão sendo abertos para amenizar o problema.

Até mesmo a forma direta, dispensando a licitação, o Executivo tentou, mas não obteve êxito. A dificuldade na aquisição de medicamentos não é apenas em relação ao município, mas sim a nível mundial, já que a china, uma das principais fornecedoras, encontra-se com dificuldades na exportação”. Justificou o Secretário Alan.

Segundo o Vereador Zé Brás, ficou decidido durante a reunião que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará semanalmente à população, uma lista de medicamentos em falta no município, para que todos estejam cientes da atual situação de fornecimento.