Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Comissão de saúde realiza reunião para apurar denúncias sobre a UPA

Comissão de saúde realiza reunião para apurar denúncias sobre a UPA

por Dircom-CMD — publicado 24/04/2024 17h18, última modificação 24/04/2024 17h18
Representantes do IBRAPP, Semusa, Diretoria de Regulação e Conselho Municipal de Saúde discutiram sobre os atendimentos na saúde em Divinópolis

O presidente da Comissão de Saúde, Vereador Zé Braz (PL), realizou na tarde desta quarta (24), uma reunião com os representantes do IBRAPP, Secretaria de Municipal de Saúde (Semusa), Diretoria de Regulação e Conselho Municipal de Saúde  para discutir sobre os atendimentos na saúde em Divinópolis. A convocação se deu a partir de uma denúncia feita por um cidadão com relação a uma paciente que deu entrada na UPA – Padre Roberto, vinda da cidade de Perdigão.

“O questionamento foi que essa paciente passou pela fixação de uma fratura realizada em Pará de Minas e o questionamento do cidadão foi porque a paciente saiu de uma instituição hospitalar e voltado para UPA. Na verdade o que ocorreu foi que a paciente sofreu um acidente em Pará de Minas, fez a fixação provisória lá e voltou para o município dela de origem que é Perdigão Sendo assim, como Divinópolis é referência como porta de entrada para Perdigão, ela foi encaminhada à Divinópolis para fazer o tratamento cirúrgico ortopédico definitivo que era necessário. Esse foi o tramite real e normalizado com relação a essa paciente” explicou Cristiane Silva – Diretora de Regulação.

Já com relação aos últimos atendimentos que ganharam uma grande proporção na mídia local, Cristiane informou ao que se refere à questões de atendimento e  condutas médicas, a Comissão ética da Upa já abriu uma sindicância para apurar caso a caso, bem como a Semusa também já nomeou uma comissão em paralelo para investigação e apuração dos casos.

Como mediador da reunião, o Presidente da Comissão de Saúde, Zé Braz,  pontuou sobre a necessidade dessa convocação ter a presença de todos os representantes envolvidos: Semusa, IBRAPP, Regulação da UPA e também do Conselho Municipal com o intuito de apurar as diversas denuncias referente aos atendimentos. “Estamos averiguando todas as denúncias com muito cuidado e seriedade. A Comissão de saúde tem trabalhado sério para acompanhar de perto cada caso. Não estamos nos furtando de fiscalizar com seriedade cada caso da UPA em Divinópolis, e além de tudo, também estamos buscando soluções para que os erros não voltem a acontecer”, disse o Zé Braz.

A Diretora Técnica do IBRAPP – Instituto Brasileiro de Políticas Públicas, Ludmilla Pizzigatti informou aos vereadores durante a reunião que o instituto já abriu a sindicância para apurar junto ao conselho regional de medicina, sobre os diagnósticos e atendimentos que ganharam uma grande comoção social no município. “Nós já estamos avaliando os prontuários dos pacientes envolvidos nas denuncias, será montada uma comissão isenta, da qual irá avaliar a conduta dos profissionais, e avaliar também se houve mesmo algum erro médico em cada um desses casos” confirmou a representante do IBRAPP.

Uma das sugestões feitas pelos vereadores ao longo do debate sobre saúde pública, foi a necessidade de se criar um comitê de crise para buscar soluções e minimizar a quantidade de reclamações no que diz respeito aos atendimentos na cidade.

Estiveram presentes também os Vereadores: Israel da Farmácia (Progressistas), Rodyson do Zé Milton (PV), Hilton de Aguiar (AGIR), Ney Burguer (Novo), Lauro Capitão América (PDT), Flávio Marra (PRD).