Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Comissão encaminha recomendações ao Consórcio TransOeste

Comissão encaminha recomendações ao Consórcio TransOeste

por Liziane Ricardo - Assistente de Jornalismo — publicado 27/06/2019 14h24, última modificação 27/06/2019 14h24
Empresas deverão repassar treinamentos aos motoristas

A Comissão de Administração e Infraestrutura da Câmara, atendendo a uma solicitação da Vereadora Janete Aparecida que é Presidente da Comissão de Assistência Social e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou na tarde da segunda-feira, 24 de Junho de 2019, uma reunião para tratar do atendimento do transporte coletivo no município.

A princípio o Vereador Eduardo Print Jr, Presidente da Comissão de Administração, declarou que inúmeras denuncias são pontuadas pelos usuários do Consórcio TransOeste que presta serviço em Divinópolis, e as mesma foram lidas pela Vereadora Janete conforme ata, dentre as reclamações estão: a inoperância de elevadores, roletas com problemas, horários das linhas alterados, falta de cobradores, atendimentos dos motoristas aos portadores de deficiência, além da falta de cobrador em diversos itinerários.

Sobretudo, para os denunciantes presentes na reunião da Comissão, um dos pontos principais que deve ser resolvido é a questão dos motoristas que não descem do ônibus para prestar ajuda nos elevadores durante a subida ou descida do deficiente do veículo. “É muito complicado subirmos sozinhos no elevador, além de ser perigoso. Outra situação que acontece muito é do motorista não parar no ponto quando um cadeirante dá o sinal, eles apenas passam direto. Hoje nós estamos cadeirantes, mas um dia já estivemos em condições normais, e qualquer pessoa pode estar sujeita a precisar de auxílio para subir no ônibus”, disse Isabel Cristina Soares.

Para os Vereadores, as situações pontuadas pelos denunciantes são questões que podem ser resolvidas dentro das próprias empresas de transporte coletivo, com aplicação de treinamentos para melhorar o atendimento para com os usuários.

De acordo com o Gerente de Transportes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans), Lucas Gustavo afirmou que os operadores são orientados a descer do veículo para atender os deficientes. “Já foi solicitado também a instalação de de bancos duplos nos 145 veículos da frota no prazo de 180 dias. Conforme as normas legais, o primeiro procedimento da Secretaria é de notificar o Consórcio ou a empresa, dando o prazo para adequações, caso não se cumpra as recomendações, a empresa é enquadrada com o auto de infração”, explicou o Gerente de Transportes.

Representando a Exdil, uma das empresas que prestam serviço para o Consórcio TransOeste, Júnior Gontijo pontuou que conforme vão chegando as reclamações, a empresa tende a minimizar os problemas gradativamente. “Todos os nossos funcionários são orientados a limpar o veículo, e a descer para ajudar os cadeirantes nas rampas. Caso, isso não esteja sendo feito, iremos rever novamente as orientações. Quanto as reclamações das condições dos veículos, a empresa cumpre anualmente a exigência de que seja renovada 10% da frota, como temos 22 carros circulando, são adquiridos anualmente 02 novos veículos a cada ano”, disse Júnior Gontijo. O representante da Exdil destacou ainda que o o agravante nas condições do ônibus são os próprios itinerários, considerando que se o veículo passa por uma linha sem nenhum tipo de pavimentação, as condições de limpeza e manutenção não duram o mesmo período de uma linha que passa ruas pavimentadas, por isso a dificuldade na manutenção destes carros.

Por fim, foram deliberadas algumas recomendações ao Consórcio TransOeste para que as empresas prestadoras de serviço, tenham maior atenção na manutenção dos veículos, repassem os treinamentos de atendimento aos funcionários para lidar com os cadeirantes e portadores de deficiência, além do compromisso de que sejam realizadas campanhas educativas contra a depredação dos transportes coletivos.