Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Conheça a história dos homenageados com o Destaque Cultural 2018

Conheça a história dos homenageados com o Destaque Cultural 2018

por dircom — publicado 12/11/2018 15h55, última modificação 12/11/2018 15h55

 

A Câmara de Divinópolis realizou na noite da quinta (08) a Solenidade para entrega do Título Destaque Cultural 2018 às pessoas e entidades que se destacaram pela sua contribuição para o desenvolvimento deste setor. Cada Vereador é autor de uma indicação. Confira um pouco da história dos agraciados:

 


Vereador Zé Luiz da Farmácia

Agraciada: Ana Laura Rodrigues de Souza

Cantora, compositora e instrumentista, Ana Laura de 19 anos, nasceu em Divinópolis. Filha de Elizabete Rodrigues de Souza e Weverthon Alves de Souza possui 2 irmãos: Thiago e Stenio. Começou a aos oito anos e, aos 10, já se apresentava em festas, rodeios e casas de espetáculos de Divinópolis e região. Participou de programas de televisão e rádios para divulgar o seu trabalho. Uma das suas primeiras apresentações em um palco foi na Divinaexpo. Nessa mesma época se apresentava também em festa solidárias como: Barriquinhas das Igrejas São José, La paz, entre outras e também participou de eventos corporativos. Aos 13 anos, Ana Laura na ‘’Festa do Peão de Barretos ‘’ onde interpretou a canção ‘’Ave Maria’’ na arena principal e se apresentou em outros palcos do evento e desde então participa da festa todos os anos. Hoje, se apresenta em várias cidades do país Com 14 anos gravou um EP com 3 faixas autorais : ‘’Eu Só Sei Ter Você’’ , ‘’Amor em Segredo’’, e ‘’Tudo Acabou’’ . 

 

Vereador Raimundo Nonato

Agraciado: Gê Lara - Uirapuru Canto Livre

Gê Lara é cantor e compositor, nascido em Divinópolis-MG. Teve suas primeiras experiências musicais participando do Coral “Pequenos Cantores da Cruz de São Damião” e “Pequenos Rouxinóis de Divinópolis”, quando também ensaiou os primeiros acordes no violão, como autodidata, aos sete anos de idade. Vencedor de diversos Festivais da Música Brasileira, participou de shows e gravações ao lado de: Pena Branca e Xavantinho, Osvaldo Montenegro, Cláudio Nucci, Tavinho Moura, Vander Lee, Milton Nascimento, entre outros. Em 2001 criou o grupo vocal Uirapuru Canto Livre. Inicialmente formado somente por crianças de seis a doze anos, o grupo incluiu agora em sua missão, desenvolver a musicalização à partir de quatro anos até a idade adulta. Na sua trajetória o grupo já participou de vários projetos importantes destacando a Caravana Cultural Coca-Cola (ao lado do Saulo Laranjeira), Concertos de Natal, Divinópolis Faz ARTE, Festival de Corais de BH, Cantos e Contos, Encontro na Praça, Festival Internacional de Corais, Festival Canta Del Rei, Festival do Teatro Alterosa (com Telo Borges), e a abertura do show de Milton Nascimento realizado no Inverno Cultural da UFSJ. Gê Lara tem 12 cds gravados e escreveu 2 livros

  

Vereador Roger Viegas

Agraciado: Banda Dias de Truta

A banda Dias de Truta surgiu em 2007. Karacol, Dudu, Cabeludo, Chapéu e Tumate já se conheciam de outras bandas, mas se reencontraram na música, graças ao Rock N'Roll. A banda Dias de Truta tem mais de 100 canções próprias gravadas e distribuidas em 6 albuns, e já estão na estrada há mais de 10 anos. O vocalista e compositor Renan Leal Ribeiro, 31 anos, conhecido por Karacol, é nascido em Formiga MG e criado em Divinópolis. Músico e publicitário, já promoveu diversos eventos e festivais de incentivo à música. Na banda Dias de Truta, atua a mais de 10 anos levando o nome de Divinópolis pra todo Brasil e do mundo. Se apresentou, logo no início, no Festa Nacional da Cerveja (Fenacer) em Divinópolis, Minas Gerais e no Festival Nacional de Música do Descobrimento, em Porto Seguro, na Bahia.  Foi semifinalista do concurso Triângulo Music e finalista do Minas Music, ambos em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Também foi a "banda da semana" no TV Garagem, do site do programa "Domingão do Faustão", da TV Globo. Em 2012, venceu o concurso de bandas "João Rock" . DDT participou ainda do reality show "Breakout Brasil" da Sony Spin. A banda ficou entre as cinco vencedoras, competindo com duas mil bandas. Em 2015, Dias de Truta chegou a final do concurso de bandas do Rock In Rio. . Houve também a participação no projeto "New Act", uma coletânea que reúne músicas de várias bandas. "Na Porta De Um Bar" foi gravada em São Paulo, no Midas Estúdio, dos produtores Giu Daga e Rick Bonadio.

 

Vereador Adair Otaviano

Agraciado Bruna Cláudia de Araújo

Natural de Divinópolis, a homenageada é filha de Célio Grassi Araújo e Isaura Alves Araújo. Concluiu o ensino médio em 2013. Em 2014 participou de projetos e na organização da ONG Lixo e Cidadania, com o intuito de oferecer cursos de informatização tencológica, costura, artesanatos e musical para a população de uma forma sustentável, reaprovietando retalhos e materiais descartáveis. Desde pequena demonstrou fascinação por instrumentos musicais e no ano de 2009 ganhou seu primeiro violão através de uma cartinha enviada para o Papai Noel dos Correios. Em 2010 iniciou aulas de violão com Sr Lázaro, por dedicão de sua vó que fazia questão que aprendesse o instrumento, apesar das dificuldades financeiras. O amor pela música foi crescendo e em 2016 foi convidada pelo Márcio da Tv Candidés para se apresentar no seu programa Circuito Sertanejo e nos festivais no Feirão do Parque de Exposições. Também fez várias apresentações pelos vários bares da cidade onde sempre conta com uma grande plateia e amigos que a seguem. Em 2017 começou também a compor e em 2018 gravou músicas autorais com participação de Flávio Lacerda. Sua música de trabalho é “Saudade Derramando”.


Vereador Marcos Vinícius

Agraciado: Deixa Queimar Movement

Criado em 21 de novembro de 2017, o Deixa Queimar Movement é um projeto voltado aos jovens e adolescentes da cidade e está sob a coordenação de Jovens da Igreja do Evangelho Quadrangular na pessoa de Lucas Gouvea e de sua esposa Cristina Beatriz. O projeto tem por objetivo trabalhar a vida social e estimular relacionamentos sadios de maneira a alcançar a vida espiritual de cada indivíduo. O Projeto consiste de um encontro promovido todas as terças feiras à noite, na Praça do Santuário, onde reúnem-se em média 300 pessoas. Também é feito um trabalho social através de refeições a moradores de rua e dependentes químicos, distribuição de agasalhos a instituições de cuidados a crianças e entrega de alimentos a clínicas de acolhimento a dependentes químicos. Também realizam trabalhos individuais de aconselhamento psicológico e espiritual, ajudando a lidar com conflitos e traumas decorrentes de relacionamentos familiares e sociais problemáticos, tendo tido êxito com várias pessoas e famílias que tiveram suas vidas reestruturadas. Participam do projeto músicos, preletores, pastores, evangelistas, profissionais de mídias social e muitos outros. O projeto também se estende ao ambient escolar, reunindo alunos para palestrras e momentos de aconselhamento.

 

Vereador Sargento Elton

Agraciada: Folia de Reis do Bom Pastor

Folia de reis ou folia dos santos Reis como é conhecido culturalmente no Brasil, tem o intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos quando foram visitar o menino Jesus. Em 1959 um morador do bairro Afonso Pena conhecido na época como Lázaro Jesus da folia criou a Folia de Reis do Jesus do Afonso Pena, que como de tradição passa de um membro para outro que faz parte da folia. Desde menino e participante ativo Valdemar Severino Miranda, após a morte do senhor Lázaro Jesus assumiu a direção da folia de reis no ano de 2009 trazendo sua sede para o bairro Bom Pastor, onde reside e desde então passou a ser chamada Folia do Bom Pastor. Hoje conta com aproximadamente com 20 membros entre homens, mulheres e crianças sendo composto por reis magos, palhaços (bastiões); coro; mestre ou embaixador; bandeireiro ou alferes da bandeira e festeiros. Além de fazer as apresentações em Divinópolis, quando convidada ela vai a outras cidades e distritos para pagamentos de promessas feitas por pessoas que creem na crença dos Santos Reis, e no dia 25 de dezembro dia marco para a folia em casas com presépios chegam a cantar os 25 versos em homenagem ao menino Jesus.

  

Vereador César Tarzan

Agraciada: Gabriela Azarias Pio

Gabriela Azarias Pio é natural de Divinópolis. Filha de João Libério Maia e Jussara Colén Deterling Maia. Bacharel em direito pela FACED. Trabalhou como estagiária na 1ª vara de família e sucessões e no TRT3 . Bailarina profissional e coreógrafa, há 15 anos é capacitada na área de dança, pela mestra Jordana Deterling Busse, educadora física e mestra em dança. Professora de ballet clássico, jazz, dança contemporânea e dança do ventre, concluiu vários cursos com profissionais renomados (nacional e internacional). Trabalhou em várias escolas infantis de Divinópolis, e coreografou vários trabalhos em escolas municipais e estaduais. Trabalha à 10 anos no Istituto Nossa Senhora do Sagrado Coração, como professora de dança da educação infantil e do fundamental. Ministrou workshop de dança contemporânea e alongamento e flexibilidade nas escolas West Side e Dance Studio Alphaville, em São Paulo. Bailarina convidada para abertura do concurso internacional de dança Divino Passo. Foi professora voluntária de dança do CRAS, de Divinópolis. Foi vice diretora da academia Passo e Dança de Divinópolis e de São Gonçalo do Pará, e vice diretora da Academia Gymnasium Sport and Dance. Foi auxiliar em cursos de modern jazz e jazz musical, do renomado caio nunes (coreógrafo da rede globo) é Vice presidente do Concurso Internacional de Dança Divino passo, de São Paulo

 

Vereador Josafá Anderson

Agraciado: Gilton Figueiredo de Almeida

Natural de Divinópolis, o homenageado é filho de Djair Figueiredo de Almeida e Teresa Lázara de Almeida. Casado com Alice Barbosa, é pai de Tainá e Thales. Aos nove anos, começou com a trabalhar com o artista plástico Welfare Pierini, ajudando a fazer molduras e montagem dos quadros o que o incentivou e começou a desenhar nos cadernos até aprender. Aos dez anos fez seu primeiro quadro com tinta e nunca mais parou de pintar. Foi se aperfeiçoando e aprendeu técnicas de pintura sobre veludo e paisagismo sobre veludo, iniciando a pintura de imagens sacras. Seu trabalho foi reconhecido e foi convidado a fazer exposições em várias cidades brasileiras, oportunidade em que divulgou seu trabalho em todo o país. Atualmente possui um ateliê no bairro Icaraí e vive exclusivamente de sua arte.

 

Vereador Rodrigo Kaboja

Agraciado: Leandro Fernandes Silva

Nasceu em 22 de outubro de 1998, em Divinópolis, reside em Santo Antônio dos Campos/Ermida. Filho de Valéria Cristina Silva Fernandes e Gilberto Fernandes de Oliveira. Cresceu em uma família de músicos. Desde criança demonstrou sua paixão pelos instrumentos musicais, aos 7 anos iniciou as aulas de violão na Escola CCM (Centro de Cultura Musical), depois cursou aulas de Viola com o Professor Rodrigo Lemos, participou do Grupo Viola Gerais. Em 2017 ingressou no curso de Música erudita na Escola de Música Maestro Ivan Silva, preenchendo uma única vaga. Na Sanfona é autodidata, ele aprendeu a tocar o instrumento ao ver o Avô e o Pai tocando. A sanfona é sua maior paixão. Atualmente é estudante do 2º período do Curso de História da UEMG e dedica-se ao Coral Arautos do Senhor na Igreja Matriz de Santo Antônio dos Campos, além de fazer parte da equipe de liturgia. Leandro é conhecido carinhosamente pela comunidade pela sua voz forte e inconfundível. Leandro é uma pessoa íntegra, que tem muita admiração e respeito pelas pessoas mais experientes, adora ouvir as histórias das pessoas idosas. Ele busca seus ideais guiado pelos valores morais sempre valorizando a cultura e as suas raízes.

 

Vereador Ademir Silva

Agraciado: Maria Simone Araújo Xavier

Natural de Divinópolis, a homenageada é filha de Procópio João de Araújo e Margarida Teixeira de Araújo. Casada com Reginaldo Sebastião Xavier, homem de bom caráter e coração nobre, atribui a ele a razão de ser a pessoa mais feliz do mundo. Estudou na Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira e Escola Estadual Manoel Corrêa Filho. É autora dos livros Espelho da Alma, lançado em 2008 e Construindo Corações, lançado em 2009. Hoje trabalha na divulgação do seu terceiro trabalho, “Flores se Abrindo”, que assim como todas as suas obras, fala de sentimentos sublimes como as virtudes amor, esperança e fé na vida. Se considera inspirada e fortalecida na arte de vencer obstáculos, reconstruir um novo caminho, quando a vida parece sem destino, sem sentido, como um barco à deriva.

  

Vereadora Janete Aparecida

Ag.Rita de Cássia de F.Fernandes Rodrigues

Filha do radialista Antônio de Pádua Fernandes e da dona de casa, católica, hoje Ministra da Sagrada Eucaristia Dona Laurita de Freitas Fernandes. Formada em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências econômicas de Divinópolis (FACED), exerceu a profissão até 2005. Casada com Ricardo Rodrigues Resende e mãe de dois filhos, Henrique e Luíza. Na adolescência fez aulas de violão e a música era sempre presente, na escola, festas de família, encontros de jovens na igreja. Mas foi a partir de 2004 que essa arte incorporou realmente sua rotina e de toda a família. A partir de um convite de uma amiga (Maria José, esposa do Nelson, então coordenador da Comunidade Nossa Senhora da Conceição), Rita passou a tocar na missa nesta Capelinha. Desde então os convites não param de surgir. Hoje com seu ministério de música, Rita serve em média 3 missas por semana, e ainda tem outros compromissos, como adorações, coroações, Terços, e casamentos, nos quais conta com uma parceria muito especial, seu irmão, maestro e produtor musical, Gladinho (Gladistone de Freitas Fernandes). Destes compromissos, hoje merece destaque o Terço da Crianças, toda primeira Terça-Feira as 19:30 no Santuário Diocesano de São Frei Galvão, onde aproximadamente 30 crianças se reúnem para louvar Nossa Senhora, pedir e agradecer inúmeras graças à Nossa Mãezinha do Céu.

 

Vereador Dr. Delano

Agraciado: Romero Franklin de Sousa

Natural de Divinópolis, Romero Franklins de Sousa, é filho de Mauri Antônio Franklin e Maria Natalina Franklin. Formado em técnico em aministração pelo promove, trabalha como produtor artístico há 33 anos. Começou produzindo pequenos shows e eventos na região da Savassinha, época que ainda permanece na memória e no imaginário de muitos. Ao lado de Sávio Fernatti, montou a nova geração da banda Lex Luthor por onde permaneceu por dez anos. Passou também pelo Calistones, RG7, Trio Parada Dura e outros. Pela Promotion trabalhou com Jean e Geovani e Roupa Nova por quatro anos. Também trabalhou com o empresário João Welington e atualmente produz Adair Cardoso. É também respopnsável pela produção do CD e DVD de Alessandro Callegari e em 2004 foi eleito o melhor produtor do interior de Minas pela Audiominas.

  

Vereador Eduardo Print Júnior

Agraciado: Tony Deça

Tudo começou no ano de 1986 e acreditem Tony Deça tinha apenas 2 anos e 7 meses. Seu pai fez a primeira gravação. E Tony mal sabia falar, quem diria cantar. Os anos passaram r  ele cresceu com o incentivo para fazer aquilo que amava...cantar. Conheceu “a noite”, os bailes e aos aos 14 anos, precisamente em 05 de junho de 1998, fez a sua primeira apresentação com a BANDA NOVA IMAGEM. Foram 2 anos de muito aprendizado e trabalho. Sempre com o apoio dos seus pais. Em 2000, surgiu a dupla TONY E ALEXANDRE, que existe até hoje. Gravaram 2 cds e tiveram o prazer de gravar ao lado do Trio Parada Dura em 2005. Tony Deça esteve nessa parceria por 7 anos. No fim de 2007, conheceu o artista Adair Cardoso. Foi produtor dos seus shows durante 5 anos, percorrendo 17 estados e várias cidades do pais.Em 2012, fundou com companheiros de música a banda US BRUTO. Por 2 anos suas ideias e anseios os levaram para a mesma direção e seguiram fazendo apresentações por toda região. Mas a vida novamente o guiou para um caminho diferente, independente. No dia 01 de agosto 2014 nasce o artista TONY DEÇA. Já são 4 anos de carreira SOLO, levando alegria e emoção para muita gente.

 

Vereador Renato Ferreira

Agraciado: Vanir Marciano Pinto

Natural de Divinópolis, é formado em Ciências Sociais pela UEMG e Curso de Enfermagem pelo Hospital São João de Deus. Hoje é aposentado e participa ativamente do Conselho dos Moradores dos bairos São José, Catalão e Bela Vista, bem como da Catequese de Crisma, Animação Catequética, Grupos de Reflexão, Pastoral da Juventude e por alguns anos foi Vicentino. Produtor e diretor de teatro, com mais de 15 peças apresentadas no Gravatá, Caepla Santa Cruz, Universidade de formiga, Colégio São José e São Geraldo, atuando também em algumas peças. Promoveu vŕias apresentações no bairro, incentivando o desenvolvimento cultural e crítico, com o apoio dos moradores, principalmenter da juventude. Produziu e dirigiu várias encenações Bíblicas, Sociais e Políticas em movimentos de igreja, escolas e grupos sociais. Junto com uma equipe fundou o Grupo Teatral “Os Desgregados”, “Art in Cena”, “Cara a Cara” e “Demens Theatrun”., Atua ainda como coordenador voluntário em oficinas de teatro no bairro São José e faz animação em eventos catequéticos e sociais.

 

Vereador Nêgo do Buriti

Agraciado: Vicente Donizete Rodrigues

Natural de Divinópolis, o homenageado é filho de Maria Belarmina de Jesus e Geraldo Cristino Rodrigues; viúvo de Maria do Carmo Alexandre Rodrigues é pai da Lívia Alexandre Rodrigues. Sempre foi um admirador das tradicionais festas de reinados e folia de reis, uma herança familiar antiga. Em 2001 despertou o interesse em participar através do incentivo de algumas pessoas e também pela sua fé em Nossa Senhora do Rosário. Há 17 anos é dançador da Guarda de Congado de Nossa Senhora do Rosário da Comunidade de Buritis, uma cultura que sente imensa alegria e prazer em participar.Em 2004 foi eleito como presidente da Festa de Reinado na comunidade de Buritis e devido ao seu empenho continua na presidência. A tradicional festa de Santa Cruz acontece todos os anos no mês de Maio, com presença de várias congadas a celebração da Santa Missa é realizada no Cruzeiro da comunidade.Vicente participa também todos os anos como embaixador nas folias de reis, que levam a fé e a tradição em várias comunidades da região.