Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Construtora Serra Dourada é convocada para oitiva na Câmara

Construtora Serra Dourada é convocada para oitiva na Câmara

por Ana Paula Oliveira - Jornalista — publicado 01/09/2021 17h35, última modificação 01/09/2021 17h36
Construtora foi convocada a dar esclarecimentos à Comissão Especial sobre situação do desabamento do Cemitério da Paz.

Foi realizada nesta quarta-feira (01 de Setembro de 2021), no auditório da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Divinópolis, a segunda oitiva da Comissão Especial nº 11/2021, para os esclarecimentos da Construtora Serra Dourada, sobre a situação do desabamento do Cemitério da Paz.

Na ocasião, estiveram presentes os membros da Comissão Especial, o Vice-presidente da Câmara Municipal, o vereador Roger Viegas, o vereador Hilton de Aguair, Roberto Franklin (Diretor da Escola do legislativo da Câmara), que se reuniram com os representantes da Construtora, Leonardo Naves (Advogado), Carlos Leal (Perito Forense), Leonardo Antunes (Engenheiro Civil) e Jeronimo Neto (Advogado).

Durante a oitiva, o representantes da construtora relataram  todo  processo  que está sendo feito até o momento na retirada dos ossos.

Segundo Leonardo Naves, o trabalho  tem sido intenso por um time de especialistas, de engenheiros e peritos criminais. Leonardo citou que no inicio do processo, foram tomados todos os  cuidados  em relação a situação, em que a construtora apresentaria o melhor projeto, feitos vários serviços de sondagem geológica, com inúmeros especialistas e empresas com referências no Mercado Nacional, para resolver o caso.

“Fizemos a contratação de perito criminal, tendo em vista que, após muitos estudos, vimos que um arqueólogo não seria necessário para essa identificação, e sim um perito. Por meio de contratações das melhores empresas, já tivemos um grande avanço neste encerramento dos trabalhos de identificação dos corpos, e agora seguimos na reconstrução do cemitério”, declarou.

Na oportunidade, o Perito Forense fez uma apresentação do processo que esta sendo feito por meio de etapas.  

“ Inicialmente foram feitos registros de todas as exumações da áreas, para que pudesse ser feita uma obra de contenção na retirada dos jazigos. Sendo assim, foram registrados e armazenados os restos mortais em urnas, após o processo de buscas. Em seguida, foi traçada uma nova metodologia  em dividir a área que foi atingida pelo o desmoronamento, por setores, de acordo com cada ponto de jazigo. Fizemos buscas em 31 setores para que fosse realizada a catalogação de vários restos cadavéricos, fragmentos ósseos, entre outros. Ao final, vamos produzir um documento sobre todo o trabalho a ser realizado”, destacou Leal.

De acordo com o vereador Roger Viegas, todos os envolvidos foram ouvidos para que pudéssemos apurar  melhor os fatos sobre a CPI, e chegar a um relatório final da Comissão.

“Hoje tivemos fatos esclarecedores de como esta sendo feito o trabalho no local, desde a exumação até a catalogação. Foram apresentadas vários materiais durante a oitiva que foram muito importante para nossa investigação. Ouvimos atentamente o perito, que mostrou o passo a passo do trabalho da construtora. No entanto, vamos dar andamento as atividades da Comissão para que as famílias possam ter o sepultamento que tanto almejam”, declarou Viegas.

Roger destacou que o serviço da Câmara Municipal de Divinópolis deve ser sempre de  representatividade à população. “Essa comissão foi instaurada justamente após sermos procurados pelos familiares, que se sentiram lesados pelo desabamento do Cemitério da Paz”.

Após as duas oitivas realizadas, a Comissão fará o relatório final a ser entregue e apresentada nos próximos dias.