Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Copasa apresenta projeto de ampliação do sistema de água

Copasa apresenta projeto de ampliação do sistema de água

por Dircom-CMD — publicado 30/04/2024 18h17, última modificação 30/04/2024 18h17
Ampliação pretende solucionar problemas de abastecimento na região Sudeste

Reunião realizada na tarde desta terça (30), no plenário da Câmara de Divinópolis, contou com a presença dos técnicos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa para explicar aos parlamentares sobre a obra. A ampliação faz parte de um trabalho iniciado no mês de março de 2023, logo após um problema apresentado no abastecimento de água da região Sudeste de Divinópolis.

A partir deste problema foram criadas ações a longo, médio e curto prazo. Foram implantados trechos de adutoras que já reforçaram o abastecimento daquela região. Agora a longo prazo, serão realizadas uma série de obras que irão contemplar outras adutoras em outros trechos, visando ampliar a longo prazo o aumento da produção da ETA Pará”, explicou Magno Santos, gerente da Unidade de Serviços de Expansão Centro (Usec).

A apresentação da extensão da obra foi feita pela Gerente de Projetos da Copasa, Ana Karla da Silveira, que demonstrou como é a abrangência dos dois sistemas de abastecimentos realizados na cidade atualmente, sendo eles o Sistema Itapecerica e o Sistema Pará. “O sistema do Rio Pará quando o projeto foi iniciado, possuía uma capacidade de 130 litros por segundo e com as obras de melhorias e adequações a proposta é ampliar para 300 litros por segundo. Sendo ainda um projeto que contemplará adutoras, sub adutoras que aumentarão o abastecimento de água na região sudeste”, disse Ana Karla.

A obra será dividida em duas etapas, sendo a primeira que já foi licitação e está em fase de contratação com ordem de serviço prevista para o dia 14 de maio. Já na segunda etapa, iremos abranger a ampliação da Estação de Tratamento de Água – ETA Pará com a construção de um novo reservatório, além de adutoras de ligações.

Ao final da apresentação do projeto de ampliação das obras no sistema de água, o Presidente Israel da Farmácia (Progressistas), abriu para os vereadores fazerem seus questionamentos e tirarem suas dúvidas sobre o projeto apresentado pela equipe da Copasa.

Estiverem presentes na reunião os vereadores, Flávio Marra (PRD), Rodyson do Zé Milton (PV), Breno Júnior (Novo), Edsom Sousa (PSD), César Tarzan (Republicanos), Wesley Jarbas Republicanos), Piriquito Beleza (Republicanos), Ademir Silva (PSDB), Ney Burguer (Novo) , Lauro Capitão América (PDT) e Anderson da Academia (Republicanos).

A assinatura da ordem de serviço deverá ser feita no dia 14 de maio, e a previsão é que a obra seja iniciada pelo reservatório do bairro Interlagos, seguindo sentido ao reservatório do bairro Maria Peçanha. E todas as interdições das ruas serão consolidadas junto da Semsur e da Settrans.

A reunião na íntegra está disponibilizada no canal da Câmara de Divinópolis no Youtube .