Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Corregedoria proíbe Vereador de fala em reuniões por 6 meses

Corregedoria proíbe Vereador de fala em reuniões por 6 meses

por José Vander Viegas Diretor de Comunicação - CMD — publicado 18/07/2023 16h22, última modificação 18/07/2023 16h22
Decisão não impede o Vereador Diego Espino de se pronunciar durante a votação dos projetos e decisão ainda cabe recurso.

Na manhã terça-feira (18/07), a Corregedoria de Ética da Câmara Municipal de Divinópolis, formada pelos Vereadores Ademir Silva, Corregedor Geral; Flávio Marra, Corregedor Relator e Vereadora Ana Paula do Quintino, Corregedora membro apresentou o relatório disciplinar, com base em representação apresentada pelo Vereador Print Júnior em desfavor do Vereador Diego Espino.

Com voto favorável do relator Vereador Flávio Marra e do Corregedor Geral, Ademir Silva, foi aplicada ao vereador Diego Espino como penalidade, a “suspensão da prerrogativa regimental de usar a palavra durante a primeira parte das reuniões ordinárias, extraordinárias e especiais pelo prazo de 6 meses.”

A Vereadora Ana Paula propôs a redução do prazo da penalidade para 120 dias, mas foi voto vencido.

A penalidade imposta ao Vereador Diego Espino impede o mesmo de se pronunciar apenas no início da reunião. Contudo, durante as discussão dos projetos em votação, o Vereador Diego Espino poderá se pronunciar normalmente sobre as preposições que estiverem sendo votadas.

O Vereador Diego Espino poderá recorrer da penalidade lhe imposta pela Corregedoria de Ética através da Comissão de Justiça da Câmara. Entretanto, a penalidade prevalece até que seu recurso seja julgado favorável.

A reunião da Corregedoria de Ética foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, através mídias oficiais da Câmara Municipal de Divinópolis, Facebook e YouTube, onde podem ser acessadas.