Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / CPI DA EDUCAÇÃO: Secretário de Administração e Procurador são ouvidos

CPI DA EDUCAÇÃO: Secretário de Administração e Procurador são ouvidos

por Marcela Knupp - Coordenadora de Comunicação CMD — publicado 27/05/2022 16h20, última modificação 30/05/2022 14h20
Diante das falas desencontradas e acusações a CPI propôs uma 'acareação' com a finalidade de apuração a verdade dos fatos. Confira a matéria na íntegra.

Seguindo o cronograma estabelecido pela CPI da Educação, foram ouvidos na tarde desta sexta-feira (27 de maio de 2022), mais dois convocados para as oitivas, sendo o procurador do município Sérgio Mourão, às 13h, e o Secretário de Administração, Thiago Nunes, às 14h.

O primeiro ouvido pela CPI, Dr. Sérgio, se resguardou de grandes discursos e se limitou a responder que ‘sim ou que não’ as perguntas dos vereadores em relação aos pareceres que a procuradoria teria emitido para as compras da Secretaria de Educação. O procurador disse ter recebido uma solicitação de prioridade pela Secretaria de Educação para que o parecer fosse emitido de forma mais rápida.

Já o Secretário de Administração foi ouvido por cerca de uma hora e meia e respondeu uma série de perguntas dos vereadores a frente da CPI, Ademir Silva, Ana Paula Quintio, Rodrigo Kaboja, Josafá Anderson e Lohanna França.

O Secretário respondeu os procedimentos necessários para adesão de ata e citou a portaria 196, de 13 de agosto de 2021, que permite tal adesão. Thiago disse que cada Secretaria tem seu setor de compras e não compete à ele intervir e que o mesmo cuida apenas do orçamento municipal.

Em certos momentos, Thiago disse que a Secretária de Educação, Andreia Dimas, pode ter se equivocado quando a mesma o ‘acusa’ de ter sido o responsável pela adesão à ata. Ele disse ser responsável pelos contratos, telefonia, internet, contratação de pessoal e diversos assuntos da administração.

Thiago disse que a própria Secretaria que necessitar realizar qualquer compra que deve realizar a conferencia de preço, orçamentos, cotação e analisar a vantajosidade daquela aquisição. Indagado sobre qual papel da Semad e os procedimentos a serem feitos pela pasta, ele citou que a equipe realiza a: juntada de documentos, indicação para procuradoria e posteriormente controladoria. Mas que nessa adesão de ata, ele não atuou em nenhum momento.

ACAREAÇÃO

Diante das falas desencontradas e acusações de ambos os Secretários, quando Andreia acusa Thiago e o mesmo nega, dizendo que ela se equivocou em seu discurso, a CPI propôs uma acareação com a finalidade de apuração a verdade dos fatos.

Sendo assim, os dois serão convocados e, por meio do confronto entre partes, tendo em vista que eles prestaram informações divergentes à CPI, novamente serão feitas as perguntas por parte da Comissão, até que se chegue às alegações e afirmações verdadeiras.

A acareação será marcada e convocada formalmente pela Procuradoria que acompanha o caso e posteriormente divulgadas.

PRÓXIMAS OITIVAS

A próxima oitiva está marcada para acontecer na próxima segunda-feira (31/05/2022), às 9h, com o controlador do município Diogo Andrade Vieira, e 10h30 com o Leandro Reis de Melo, funcionário da Semed.