Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Cronograma de obras na Magalhães Pinto é apresentado em audiência

Cronograma de obras na Magalhães Pinto é apresentado em audiência

por Dircom-CMD — publicado 27/09/2023 21h40, última modificação 28/09/2023 08h59
Cronograma de obras na Magalhães Pinto é apresentado em audiência

Douglas Fernandes

A Câmara Municipal de Divinópolis foi palco de audiência pública na noite desta quarta (27/9), por meio de solicitação da Comissão de Administração Pública Infraestrutura, Serviços Urbanos e Desenvolvimento Econômico. O objetivo foi debater, junto ao poder público, demandas, cronograma de obras e sugestões dos comerciantes no que diz respeito as obras realizadas na Avenida Magalhães Pinto, no bairro Niterói.

O presidente da Comissão, Vereador Roger Viegas (Republicanos), iniciou a audiência pública dando a palavra aos colegas de parlamento e em seguida direcionou a população a fazer sua inscrição para o uso da fala. Estiveram presentes os Vereadores Eduardo Print Jr (PSDB), Ney Burguer (PSB), Piriquito Beleza (CDN), Josafá Anderson (CDN) e Flávio Marra (Patriota).

Na oportunidade, o Vereador Eduardo Print Jr se manifestou como comerciante local, pontuando algumas das situações que estão prejudicando os estabelecimentos na região. “A população anseia por respostas como o coronograma de obras, previsão de término, período chuvoso, desvios e sinalizações, além de um retorno da prefeitura de como poderá colaborar para que os comerciantes não fechem de vez as portas de seus estabelecimentos”, disse.

Patrícia Abadia pontuou que é comerciante na região há 29 anos e nunca passou por um período tão difícil como o atual. “Eu dependo do fluxo dos demais bairros e com a interdição da via, acabei sendo muito afetada. Estamos entrando no final do ano, quando as vendas começam a alavancar e estamos com medo de fechar as portas. Percebemos que as máquinas tem ficado paralisadas quando estão com defeito e isso acaba prejudicando ainda mais o período de execução da obra”, contou.

O responsável pela Secretaria Municipal, Fiscalização de Obras Públicas e Planejamento (SEMFOP), o secretário Paulo José da Silva, afirmou que a obra se inicia no perímetro da rodovia MG 050 seguindo até a região do bairro. “Nos trechos 6 e 7 foi preciso fechar as vias por questões de segurança, pois estavam sendo executados os serviços de drenagem com máquina pesadas em curso. Considerando as questões técnicas e de durabilidade, alguns trechos serão abertos apenas valas para adequação do serviço. Já uma segunda equipe faria o trabalho compreendido no projeto entre as rua Ouro Fino até a ponte do rio Itapecerica”.

Outros bairros também estão sendo afetados, a exemplo do Danilo Passos, como foi afirmado pelo cidadão Kildare que relatou prejuízos com postes quebrados, cabos de internet arrebentados, vias deterioradas, comerciantes perdendo vendas por falta de local pra estacionar, além do bairro não ter estrutura física para a passagens de veículos tão pesados como as carretas que estão circulando na localidade. “Vejo que a prefeitura não exigiu uma contrapartida da empresa responsável pela obra para sanar os demais problemas ocasionados em ambas regiões”, frisou.

O Vereador Flávia Marra fez coro com a população e cobrou mais mão de obra por parte da empresa para que não haja mais morosidade no decorrer da obra, dobrando o número de maquinários e funcionários destinados a obra da Magalhães Pinto.

Adimilson Vieira, representante da Moura Campos Empreendimentos, empresa responsável pela obra, disse que o cronograma depende mais de maquinário do que de muitas pessoas empenhadas na mão de obra. “Quero reforçar que estamos dentro do cronograma, porém pretendemos atender as solicitações e aumentar sim o número de máquinas ao longo da obra, seja fim de semana ou durante a semana, nosso intuito é entregar a obra em dia”.

O representante da Copasa, Madson Brandão, afirmou que no caso de falta de água em alguns pontos do bairro, podem ser suscetíveis por causa do rompimento de canos interligados aos trabalhos realizados na obra. “Acredito que com a conclusão das obras de rede, esses índices podem ser minimizados”, pontuou.

Representando a Secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans), Mateus Tavares, que também se disse morador do bairro Niterói, respondeu as questões relacionadas a carga e descarga nos pontos de comércio, que estão permitidas pela secretaria. “Os agentes de trânsito tem acompanhados os trechos de 7h da manhã até as 19 horas, dando um apoio ao trânsito na região. Já em relação as multas registradas na Settrans, foram de motociclistas transitando em cima das calçadas que colocam em risco a vida dos pedestres. Outro ponto colocado, foi o início da obras, porém o projeto da obra está sendo executado desde o ano passado. E o trecho de maior fluxo do comércio tem previsão de que as duas faixas sejam entregues até meados de novembro. Os oito meses compreendem toda a extensão da MG 050 até a ponte do bairro Niterói”, afirmou o representante da Settrans.

Por fim, o Presidente da Comissão Vereador Roger Viegas, salientou da importância do debate para que os comerciantes não fiquem mais prejudicados no que diz respeito a execução e cronograma das obras realizadas no bairro Niterói.