Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Curso sobre nova lei de licitação tem grande procura

Curso sobre nova lei de licitação tem grande procura

por Jose Vander Viegas - Diretor de Comunicação CMD. — publicado 21/08/2023 12h30, última modificação 21/08/2023 16h02
Câmara de Divinópolis está sediando Oficina Piloto do Interlegis

A Câmara Municipal de Divinópolis, através do Interlegis, está realizando, no plenário, um curso prático sobre Nova Lei de Licitações e Contratos no âmbito do poder legislativo. O curso que é de graça, contou com 170 inscritos.

O curso que se iniciou na manhã desta segunda-feira (21/08), terá três dias de duração, sendo ministrado de maneira prática, sanando dúvidas dos participantes, que estão se manifestando verbalmente ou através do grupo de WhatsApp dos integrantes, o que está permitindo uma interatividade contínua.

Participaram da abertura o Presidente em exercício da Câmara, Israel da Farmácia; o Secretário-Geral Flávio Ramos e o Diretor da Escola do Legislativo de Divinópolis, Roberto Franklin.

O curso está sendo ministrado pelos servidores Mateus Matoso e Juliana de Cássia, integrantes da Diretoria Executiva de Contratações do Senado Federal que trabalham diretamente na área e está abordando, entre outros assuntos, a transição da Lei 8666 para a Nova Lei de Licitações e Contratos.

O Presidente em exercício Israel da Farmácia, que participou da abertura, ressaltou importância de cursos de aprimoramentos como o que está sendo ministrado. “Com esta iniciativa, onde temos participantes não só de Câmaras, mas também do Executivo e de profissionais liberais como advogados e contadores, estamos permitindo que todos se capacitem para garantir a melhor forma de gerir os gastos públicos. Um processo licitatório perfeito, gera economia e eficiência para os cofres públicos e uma administração transparente”, defendeu o Presidente Israel.

O Interlegis é um programa do Estado Brasileiro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e administrado pelo Senado Federal do Brasil. Tem por missão integrar e modernizar o Poder Legislativo Brasileiro, nos níveis Municipal, Estadual e Federal.’

A Nova Lei de Licitações e Contratos, Lei nº 14.133/2021, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, está em vigor desde 1º de abril de 2021, data de sua publicação e já deve ser utilizada pelas administrações.”

A MP alterou a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos Lei nº 14.133/2021, que unifica toda a legislação sobre compras públicas e seria obrigatória a partir de abril de 2023. Com a prorrogação da validade das leis anteriores, órgãos e entidades da administração pública federal, estadual ou municipal podem publicar editais nos formatos antigos de contratação até o dia 29 de dezembro de 2023.” Fonte: Agência Senado

Quem se interessar pode acompanhar as instruções pela internet em tempo real. O curso está sendo transmitido ao vivo pela TV Câmara, através das mídias sociais da Câmara Municipal de Divinópolis, Facebook e canal da Câmara no YouTube, onde será também arquivado.