Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Depoimento do prefeito Galileu Machado (MDB) encerra oitivas da CPI do IPTU

Depoimento do prefeito Galileu Machado (MDB) encerra oitivas da CPI do IPTU

por Elias Costa - Coordenador de Comunicação — publicado 16/10/2019 15h45, última modificação 16/10/2019 16h32
Prefeito de Divinópolis foi ouvido na manhã de hoje (16.outubro.2019) na Prefeitura Municipal; Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) inicia agora trâmites para relatório final
Depoimento do prefeito Galileu Machado (MDB) encerra oitivas da CPI do IPTU

CPI do IPTU realizou oitiva na manhã de hoje (16.outubro.2019) com o prefeito Galileu Machado (MDB)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possíveis irregularidades no cadastro e cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em Divinópolis, ouviu na manhã de hoje (16.outubro.2109), o prefeito Galileu Machado (MDB), encerrando a fase de oitivas.

Durante o encontro, que durou cerca de 2 horas e foi realizado na Prefeitura Municipal, Galileu respondeu aos questionamentos dos vereadores Renato Ferreira (Presidente), César Tarzan (Relator), Marcos Vinícius (Membro) e Edson Sousa (Membro). Em especial, o chefe do Executivo foi questionado sobre o o Projeto de Lei Ordinária do Executivo Municipal nº 81 de 2018, que aprova a Planta Genérica de Valores do município de Divinópolis para fins de lançamento do IPTU, a partir do exercício de 2019. Os parlamentares também questionaram quais serão os critérios e formatos para a definição dos valores do metro quadrado dos terrenos em novos loteamentos que vierem a ser realizados na cidade.

Em seu depoimento, Galileu Machado (MDB) ressaltou que nunca foi procurado ou pressionado, por proprietários de terrenos em Divinópolis, para não realizar a revisão da Planta Genérica de Valores. Ele também declarou que se hoje Divinópolis não possui aglomerações urbanas e favelas, foi porque em suas outras gestões como chefe do executivo, e do ex-prefeito Fábio Notini, principalmente, foram aprovados loteamentos permitindo que as pessoas mais carentes do município pudessem realizar o sonho do imóvel próprio.

Trâmites Finais

O depoimento do prefeito Galileu Machado (MDB), encerrou a fase das oitivas da CPI do IPTU. Ao todo, foram ouvidas 27 pessoas ao longo dos últimos meses. Em entrevista, o presidente da Comissão Processante, vereador Renato Ferreira (PSDB), pontuou os próximos passos do colegiado. " Existe um prazo regimental para que o relator, vereador César Tarzan (PP), que acompanhou todas as oitivas e encontros, apresente o seu relatório. Após fecharmos essa etapa, com a discussão e votação interna por parte do colegiado, esse relatório final será analisado e votado pelos vereadores em Plenário ", informou o presidente, detalhando que todos os processos devem ser encerrados até o final do mês.

Diretoria de Comunicação (Dircom)

Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Divinópolis

registrado em: , , ,