Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

por Samira Cunha - Dircom — publicado 24/04/2023 16h35, última modificação 24/04/2023 16h50
Câmara Municipal de Divinópolis comemora o dia da linguagem de sinais.

Nesta segunda-feira, dia 24 de abril de 2023, comemora-se 21 anos que a Lei que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão dos surdos foi criada e aprovada. A Lei nº 10.436/2002 reconheceu a Libras como meio legal de comunicação e expressão dos surdos. Essa tornou-se oficialmente a língua da comunidade das pessoas Surdas no Brasil, mas não substituindo a Língua Portuguesa.

A Câmara Municipal de Divinópolis, pensando em inclusão e tecnologia, retomou a tradução simultânea de libras nas reuniões da Casa do Legislativo.

A implantação de uma tradutora, Renata Castro, foi retomada na Reunião Ordinária do dia 04 de abril de 2023 e tem surtido efeitos positivos.

De acordo com Renata, é muito significativo pra comunidade surda ter sua língua reconhecida.

Espero que com o passar do tempo a Libras ganhe ainda mais espaços. Eu comecei a interpretar na Câmara dos vereadores e esse trabalho é essencial para que o surdo tenho conhecimento do que está acontecendo na cidade dele. Quais projetos estão sendo votados, quais cobranças os vereadores têm feito. Eu tenho muito orgulho de representare poder levar mais informação com meu trabalho”, disse Renata.

Legislatura incentiva capacitação de libras.

No ano de 2021, de autoria da Vereadora Ana Paula do Quintino, foi aprovado o Projeto de Lei nº 196/2021, que dispõe sobre a implantação de cursos de capacitação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) no município de Divinópolis. O objetivo do projeto em questão é de capacitar os funcionários públicos, desenvolvendo habilidades de compreensão, expressão e comunicação, através de Libras, visando à acessibilidade e inclusão do deficiente auditivo dentro das repartições públicas, através de um atendimento diferenciado.

Os "Cursos de Capacitação em Libras" para os servidores públicos, no caso dos deficientes. O projeto foi aprovado e agora é a Lei de nº 8.963/2021 de 27/12/2021.

De acordo com o Presidente da Câmara, o Vereador Eduardo Print Júnior, a gestão da mesa diretora tinha como objetivo deste o início a retomada da interprete de libras, garantindo a inclusão e o acesso da casa do Legislativo à comunidade surda de toda cidade.