Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Duas denominações de rua estão em pauta hoje

Duas denominações de rua estão em pauta hoje

por Ana Paula Oliveira - Jornalista — publicado 03/11/2022 13h10, última modificação 03/11/2022 13h10
Na ordem do dia, dois projetos estão em pauta e entrarão em discussão entre os parlamentares. Um de autoria do vereador Edsom Sousa e outro do vereador Rodrigo Kaboja.

Acontecerá nesta quinta-feira (03/11/2022), no Plenário Dr. Zózimo Ramos Couto, às 14h, a 67ª Reunião Ordinária, da 96ª Sessão Legislativa da 25ª Legislatura, da Câmara Municipal de Divinópolis. Na ordem do dia, dois projetos estão em pauta e entrarão em discussão entre os parlamentares.  Um de autoria do vereador Edsom Sousa e outro do vereador Rodrigo Kaboja.

O primeiro projeto a ser analisado pelos vereadores é o PLCM-144/2022, que denomina ”Maria Rodrigues de Carvalho”, a Rua “Dezesseis”, situada no Bairro Residencial Boa Vista, neste Município. A matéria é de autoria do vereador Edsom Sousa, com quorum para votação maioria simples.

Segundo o autor, Maria Rodrigues de Carvalho Fonseca é natural da cidade de Pitangui, casada com João Pena da Fonseca, vindo morar em Divinópolis no ano de 1946 no Bairro Porto Velho, sendo uma das pioneiras. Grande mulher guerreira, sábia, caridosa, amiga e trabalhadora. Teve 6 filhos, do qual perdeu dois, sendo um especial: Amilcar, o Cacá Doceiro, conhecido em toda a cidade, por vender pé de moleque. Maria era cristã, conhecia a palavra de Deus e era usada para evangelizar as pessoas que queria conhecer Jesus. A matéria está apta para única discussão e votação.

Já o segundo projeto em pauta é o PLCM-145/2022, que denomina “Janete Terezinha Lopes Pereira” a Rua “Um”, no Bairro Erminópolis. O projeto é de autoria do vereador Rodrigo Kaboja com quorum para votação maioria simples.

Na justificativa, Janete Terezinha Lopes Pereira nasceu em Santo Antônio dos Campos em 23 de março de 1966. Filha do Senhor Pedro Joaquim Lopes e da Senhora Terezinha Maria da Silva, não conheceu a sua mãe que veio a óbito logo após o seu nascimento. Vivendo desde a infância até adolescência na comunidade rural de Olaria. Neste período conviveu e foi educada pela avó paterna, a senhora Maria Francisca de Jesus e pelos tios: Geraldo Joaquim Lopes, Maria Aparecida e Lourdes Lopes. Iniciou sua educação escolar na comunidade de Olaria. Anos mais tarde, tendo sua família adquirindo um terreno em Santo Antônio dos Campos, mudou-se com suas tias e lá continuou os estudos até concluir o ensino médio. Foi catequista na Paróquia de Santo Antônio no período do Pároco Padre Moacir Chagas Tavares. Também trabalhou como doméstica na cidade de Divinópolis. A matéria está apta para única discussão e votação.