Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Educação financeira nas escolas é tema de um dos projetos aprovados

Educação financeira nas escolas é tema de um dos projetos aprovados

por Dircom-CMD — publicado 14/03/2024 17h55, última modificação 14/03/2024 18h01
Projeto de zoneamento do Minha Casa Minha Vida é aprovado

A 12ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Divinópolis, contou com a apreciação de três matérias na Ordem do Dia. Entre os projetos debatidos pelos parlamentares a implantação do programa de Educação Financeira nas escolas foi um dos temas importantes abordados durante a sessão.

De acordo com o vereador autor da matéria, Vereador Roger Viegas, “vivemos em um mundo globalizado e digital, no qual as habilidades financeiras se tornaram essenciais para a vida cotidiana. E essa é uma temática que ainda não está presente de maneira efetiva na grade curricular das escolas. Por isso, achamos importante criar esse Programa de Educação Financeira no município”.

Também como destaque, foi aprovado o projeto de autoria do Vereador Zé Bráz que institui no âmbito do Município de Divinópolis, a “Semana de Prevenção e Combate à Depressão Pós- Parto” e estabelece as diretrizes para conscientização quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento da depressão pós-parto no sistema de saúde do Município.

Vereador Zé Bráz que é funcionário municipal concursado na área de Saúde do Município de Divinópolis, disse que é testemunha do grande número de mulheres que sofrem do problema da depressão pós-parto, sendo que muitas não têm condições de arcar com o tratamento, por isto, ele criou esta  semana para se debater e conscientizar a população com seminários, workshops, palestras, distribuição de material educativo, além de outras atividades que irão ajudar as mães que precisarem.

Outra pauta importante que também foi discutida em plenário foi o zoneamento do conjunto residencial onde serão instaladas as 462 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida. Programa de habitação do Governo Federal, direcionado para o cadastro de famílias com renda de até dois salários mínimos. Aportado na Casa, o projeto de Lei EM nº011/2024 atribuí zoneamento de uso e ocupação do solo para a implantação do conjunto habitacional no município.

ORDEM DO DIA

PROJETO DE LEI CM Nº 147/2022, institui no âmbito do Município de Divinópolis, a “Semana de Prevenção e Combate à Depressão Pós- Parto”, estabelece as diretrizes para conscientização quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento da depressão pós-parto no sistema de saúde do Município de Divinópolis. Autor: Zé Braz. Com as emendas modificativas N° CM-102/2022 e N° CM – 03/2023, ambas do mesmo autor da proposição. APROVADO POR 13 VOTOS FAVORÁVEIS.

PROJETO DE LEI Nº CM 083/2023
, que dispõe sobre a criação e implantação do Programa de Educação Financeira. Autor: Roger Viegas. APROVADO POR 13 VOTOS FAVORÁVEIS.

PROJETO DE LEI EM Nº 011/2024
, que atribui zoneamento de uso e ocupação do solo à gleba n° 700, na zona cadastral n° 35, localizada no lugar denominado Pasto do Pari, neste município, para a implantação de empreendimento “Conjunto Residencial Vertical de Interesse Social”. Autoria do Poder Executivo. APROVADO POR 13 VOTOS FAVORÁVEIS.