Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Eleitos os cargos da CPI da Permuta Estética

Eleitos os cargos da CPI da Permuta Estética

por Marcela Knupp - Coordenadora de Comunicação CMD — publicado 24/05/2023 17h50, última modificação 24/05/2023 17h49
Edsom Souza é eleito presidente e Ademir Silva eleito relator. Diego Espino pede saída da CPI.

Foi realizada nesta tarde de quarta-feira (24 de maio de 2023) a primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquerito, denominada a CPI da Permuta Estética. O encontro aconteceu no Plenarinho da Câmara Municipal de Divinópolis e contou com a participação de todos os membros indicados pelo Presidente da Câmara, Eduardo Print Júnior, sendo: Flávio Marra, Diego Espino, Edsom Souza, Roger Viegas e Ademir Silva.

Na oportunidade, a CPI foi acompanhada pelo Procurador da Câmara, Bruno Cunha, Secretário Geral da Câmara, Flávio Ramos, assessores e TV Câmara. Na abertura dos trabalhos, o vereador mais velho, Edsom Souza, iniciou a reunião, abrindo para as votações.

O primeiro cargo eleito foi o de relator, que, por unanimidade, todos escolheram Ademir Silva. Em seguida, foi aberta a votação para eleger o Presidente da CPI, onde quatro votaram para que Edsom Souza fosse eleito e o mesmo se absteve do voto. Portanto, o vereador Edsom assumiu o cargo de Presidente e Ademir Silva de relator.

Após a eleição, foram deliberadas as próximas ações da CPI, bem com a forma em que serão conduzidas as oitivas, local, dia e horário. Ficou definido que os parlamentares farão os encontros às segundas e quartas-feiras. As oitivas serão realizadas no Plenário e transmitidas ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal de Divinópolis.

A CPI tem o prazo regimental de 120 dias corridos, podendo ser prorrogada po mais 60 dias, a pedido via requerimento da Comissão.

SUBSTITUIÇÃO

Após todas as atividades definidas, o Procurador da Câmara apresentou o primeiro requerimento a ser dicutido entre os membros, protocolado pelo vereador Flávio Marra, pedindo a substituição do edil Diego Espino, da CPI.

Após longa discussão, o Presidente da CPI, Edsom Souza, indagou o requerente se havia a possibilidade do mesmo retirar o pedido, para que os trabalhos fluissem da melhor forma. No entanto, Marra negou a possibilidade, tendo em vista que ele fará um requerimento pedindo para que Espino seja ouvido pela CPI.

Prezando pela sensatez na condução das atividades, Edsom dirigiu a pergunta ao vereador Diego Espino, se havia expectativa de sua saída, sem que houvesse a necessidade de votação entre os pares.

Espino usou a palava e decidiu por bem pedir a retirada do seu nome como membro da CPI da Permuta Estética, estimando a lisura, harmonia e transparência durante os trabalhos da CPI.

Sendo assim, o Presidente da Câmara deverá indicar outro membro para compor a cadeira, sendo que o mesmo obedeça a proporcionalidade dos partidos, ou seja, seja do partido PCS – Ana Paula do Quintino ou Anderson da Academia.

PRÓXIMA REUNIÃO

A próxima reunião já está agendada e acontecerá na próxima segunda-feira (29 de maio de 2023), às 14h, no Plenarinho da Câmara.